Política Pública e Subjetividade: a assistência estudantil na universidade / Public Policy and Subjectivity: a university student assistance
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Textos & contextos (Porto Alegre) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/15929 |
Resumo: | Analisaram-se os possíveis efeitos de sentido produzidos por uma política de assistência estudantil, voltada à manutenção de estudantes de baixa renda na universidade, para os processos de subjetivação dos estudantes beneficiados. Realizou-se um estudo documental de textos internacionais e nacionais que implementam a política analisada com base na filosofia bakhtiniana da linguagem. Discute-se a ligação da política com organismos internacionais de fomento e como a construção da política e as estratégias que a põem em prática (re)produzem e centralizam sentidos nas relações de poder compondo um conjunto de regras de caráter preventivo e prescritivo ao desempenho e conduta do estudante. Conclui-se sobre como os documentos polarizam sentidos que impactam sobre a produção de subjetividade em uma sociedade. |
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Política Pública e Subjetividade: a assistência estudantil na universidade / Public Policy and Subjectivity: a university student assistancePolítica Pública. Assistência Estudantil. Produção da Subjetividade. Ensino Superior. Discurso.Analisaram-se os possíveis efeitos de sentido produzidos por uma política de assistência estudantil, voltada à manutenção de estudantes de baixa renda na universidade, para os processos de subjetivação dos estudantes beneficiados. Realizou-se um estudo documental de textos internacionais e nacionais que implementam a política analisada com base na filosofia bakhtiniana da linguagem. Discute-se a ligação da política com organismos internacionais de fomento e como a construção da política e as estratégias que a põem em prática (re)produzem e centralizam sentidos nas relações de poder compondo um conjunto de regras de caráter preventivo e prescritivo ao desempenho e conduta do estudante. Conclui-se sobre como os documentos polarizam sentidos que impactam sobre a produção de subjetividade em uma sociedade.Editora da PUCRS - ediPUCRS2014-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo documental - perspectiva discursiva da linguagemapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/1592910.15448/1677-9509.2014.1.15929Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 13 No. 1 (2014); 184 - 198Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 13 n. 1 (2014); 184 - 1981677-950910.15448/1677-9509.2014.1reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/15929/11763Machado, Jardel PelissariPan, Miriam Aparecida Graciano de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-09T14:02:13Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/15929Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fassPUBhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/oaitextos@pucrs.br1677-95091677-9509opendoar:2015-04-09T14:02:13Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)false |
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