Caim, de José Saramago: um rei provisório de uma bíblia carnavalesca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Navegações (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/30802 |
Resumo: | Existe, nos romances de José Saramago, o elemento central da contínua indagação. Na obra Caim, por exemplo, o autor usa o personagem bíblico do título como fonte de desestabilização para o Deus do Antigo Testamento. A partir de um jogo de duplos, o discurso sagrado é constantemente ressignificado por um enfrentamento racional. E a história bíblica, como uma estrutura simbólica e mitológica, vai sendo problematizada, inserindo-se uma voz opositiva e altamente irônica. Dessa forma, o narrador e seu porta-voz (caim) subvertem o lugar de deus, tornando o romance um espaço carnavalizado em que uma nova leitura da Bíblia se constrói. *** Cain, by Jose Saramago: a temporary king of a carnivalesque Bible ***There is, in Jose Saramago’s novels, the main element of the incessant inquiry. In Cain, for example, the author uses the biblical character as a source of unsettling to the Old Testament’s God. From a game of doubles, the sacred speech is constantly reconstructed by a rational confrontation. And the biblical stories as a symbolic and mythological structure is problematized, by inserting in it an opposed and highly ironic voice. Thus, the narrator and his spokesman (cain) subvert god’s place, making the novel a carnivalized space in which a new reading of the Bible is built.Keywords: Jose Saramago; carnivalization; Cain; double. |
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