Aprender com a experiência: a produção de quais saberes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Guilherme do Val Toledo
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/437
Resumo: O PROJETO FORMAR (-SE), que envolveu alunas de um curso de formação inicial de professores, representou uma oportunidade de interação entre as futuras professoras e crianças interna-das na pediatria de um hospital e que viviam em uma casa abrigo. Encaminhado como pesquisa, o projeto buscou compreender, através da análise dos diários de campo, em que medida essas experiên-cias e ações colaboraram na formação das professoras e que tipo de conhecimento foi construído. A pesquisa reconheceu a produção de saberes caros à humana docência, indispensáveis ao exercício da atividade docente. Descritores – Formação de professores; relação teoria-prática; saberes docentes; professor-pesquisador. ABSTRACT – The PROJETO FORMAR (-SE), which involved students from the Teachers Basic Education Course, was an opportunity for future teachers to interact with hospitalized children who used to live in shelters. Conducted as a research, this project tried to understand, through analysis of field work, how this experience and actions contributed to the teachers’ education and the type of knowledge acquired. The research confirmed the production of knowledge most important to the humanizing teaching, essential for the teaching activity. Key-words – Teachers’ education; theory/practice relationship; teaching knowledge.
id PUC_RS-18_2b52bb10d364e89ef14849c6611b369a
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/437
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Aprender com a experiência: a produção de quais saberes?Formação de professoresrelação teoria-práticasaberes docentesprofessor-pesquisadorO PROJETO FORMAR (-SE), que envolveu alunas de um curso de formação inicial de professores, representou uma oportunidade de interação entre as futuras professoras e crianças interna-das na pediatria de um hospital e que viviam em uma casa abrigo. Encaminhado como pesquisa, o projeto buscou compreender, através da análise dos diários de campo, em que medida essas experiên-cias e ações colaboraram na formação das professoras e que tipo de conhecimento foi construído. A pesquisa reconheceu a produção de saberes caros à humana docência, indispensáveis ao exercício da atividade docente. Descritores – Formação de professores; relação teoria-prática; saberes docentes; professor-pesquisador. ABSTRACT – The PROJETO FORMAR (-SE), which involved students from the Teachers Basic Education Course, was an opportunity for future teachers to interact with hospitalized children who used to live in shelters. Conducted as a research, this project tried to understand, through analysis of field work, how this experience and actions contributed to the teachers’ education and the type of knowledge acquired. The research confirmed the production of knowledge most important to the humanizing teaching, essential for the teaching activity. Key-words – Teachers’ education; theory/practice relationship; teaching knowledge.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/437Educação; Vol. 29 No. 1 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006)Educação; v. 29 n. 1 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/437/333Prado, Guilherme do Val ToledoCunha, Renata Cristina Oliveira Barricheloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:11:22Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/437Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:11:22Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender com a experiência: a produção de quais saberes?
title Aprender com a experiência: a produção de quais saberes?
spellingShingle Aprender com a experiência: a produção de quais saberes?
Prado, Guilherme do Val Toledo
Formação de professores
relação teoria-prática
saberes docentes
professor-pesquisador
title_short Aprender com a experiência: a produção de quais saberes?
title_full Aprender com a experiência: a produção de quais saberes?
title_fullStr Aprender com a experiência: a produção de quais saberes?
title_full_unstemmed Aprender com a experiência: a produção de quais saberes?
title_sort Aprender com a experiência: a produção de quais saberes?
author Prado, Guilherme do Val Toledo
author_facet Prado, Guilherme do Val Toledo
Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
author_role author
author2 Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Guilherme do Val Toledo
Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
relação teoria-prática
saberes docentes
professor-pesquisador
topic Formação de professores
relação teoria-prática
saberes docentes
professor-pesquisador
description O PROJETO FORMAR (-SE), que envolveu alunas de um curso de formação inicial de professores, representou uma oportunidade de interação entre as futuras professoras e crianças interna-das na pediatria de um hospital e que viviam em uma casa abrigo. Encaminhado como pesquisa, o projeto buscou compreender, através da análise dos diários de campo, em que medida essas experiên-cias e ações colaboraram na formação das professoras e que tipo de conhecimento foi construído. A pesquisa reconheceu a produção de saberes caros à humana docência, indispensáveis ao exercício da atividade docente. Descritores – Formação de professores; relação teoria-prática; saberes docentes; professor-pesquisador. ABSTRACT – The PROJETO FORMAR (-SE), which involved students from the Teachers Basic Education Course, was an opportunity for future teachers to interact with hospitalized children who used to live in shelters. Conducted as a research, this project tried to understand, through analysis of field work, how this experience and actions contributed to the teachers’ education and the type of knowledge acquired. The research confirmed the production of knowledge most important to the humanizing teaching, essential for the teaching activity. Key-words – Teachers’ education; theory/practice relationship; teaching knowledge.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/437
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/437/333
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 29 No. 1 (2006)
Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006)
Educação; v. 29 n. 1 (2006)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741800050688