Aprender com a experiência: a produção de quais saberes?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/437 |
Resumo: | O PROJETO FORMAR (-SE), que envolveu alunas de um curso de formação inicial de professores, representou uma oportunidade de interação entre as futuras professoras e crianças interna-das na pediatria de um hospital e que viviam em uma casa abrigo. Encaminhado como pesquisa, o projeto buscou compreender, através da análise dos diários de campo, em que medida essas experiên-cias e ações colaboraram na formação das professoras e que tipo de conhecimento foi construído. A pesquisa reconheceu a produção de saberes caros à humana docência, indispensáveis ao exercício da atividade docente. Descritores – Formação de professores; relação teoria-prática; saberes docentes; professor-pesquisador. ABSTRACT – The PROJETO FORMAR (-SE), which involved students from the Teachers Basic Education Course, was an opportunity for future teachers to interact with hospitalized children who used to live in shelters. Conducted as a research, this project tried to understand, through analysis of field work, how this experience and actions contributed to the teachers’ education and the type of knowledge acquired. The research confirmed the production of knowledge most important to the humanizing teaching, essential for the teaching activity. Key-words – Teachers’ education; theory/practice relationship; teaching knowledge. |
id |
PUC_RS-18_2b52bb10d364e89ef14849c6611b369a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/437 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender com a experiência: a produção de quais saberes?Formação de professoresrelação teoria-práticasaberes docentesprofessor-pesquisadorO PROJETO FORMAR (-SE), que envolveu alunas de um curso de formação inicial de professores, representou uma oportunidade de interação entre as futuras professoras e crianças interna-das na pediatria de um hospital e que viviam em uma casa abrigo. Encaminhado como pesquisa, o projeto buscou compreender, através da análise dos diários de campo, em que medida essas experiên-cias e ações colaboraram na formação das professoras e que tipo de conhecimento foi construído. A pesquisa reconheceu a produção de saberes caros à humana docência, indispensáveis ao exercício da atividade docente. Descritores – Formação de professores; relação teoria-prática; saberes docentes; professor-pesquisador. ABSTRACT – The PROJETO FORMAR (-SE), which involved students from the Teachers Basic Education Course, was an opportunity for future teachers to interact with hospitalized children who used to live in shelters. Conducted as a research, this project tried to understand, through analysis of field work, how this experience and actions contributed to the teachers’ education and the type of knowledge acquired. The research confirmed the production of knowledge most important to the humanizing teaching, essential for the teaching activity. Key-words – Teachers’ education; theory/practice relationship; teaching knowledge.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/437Educação; Vol. 29 No. 1 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006)Educação; v. 29 n. 1 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/437/333Prado, Guilherme do Val ToledoCunha, Renata Cristina Oliveira Barricheloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:11:22Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/437Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:11:22Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender com a experiência: a produção de quais saberes? |
title |
Aprender com a experiência: a produção de quais saberes? |
spellingShingle |
Aprender com a experiência: a produção de quais saberes? Prado, Guilherme do Val Toledo Formação de professores relação teoria-prática saberes docentes professor-pesquisador |
title_short |
Aprender com a experiência: a produção de quais saberes? |
title_full |
Aprender com a experiência: a produção de quais saberes? |
title_fullStr |
Aprender com a experiência: a produção de quais saberes? |
title_full_unstemmed |
Aprender com a experiência: a produção de quais saberes? |
title_sort |
Aprender com a experiência: a produção de quais saberes? |
author |
Prado, Guilherme do Val Toledo |
author_facet |
Prado, Guilherme do Val Toledo Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Guilherme do Val Toledo Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores relação teoria-prática saberes docentes professor-pesquisador |
topic |
Formação de professores relação teoria-prática saberes docentes professor-pesquisador |
description |
O PROJETO FORMAR (-SE), que envolveu alunas de um curso de formação inicial de professores, representou uma oportunidade de interação entre as futuras professoras e crianças interna-das na pediatria de um hospital e que viviam em uma casa abrigo. Encaminhado como pesquisa, o projeto buscou compreender, através da análise dos diários de campo, em que medida essas experiên-cias e ações colaboraram na formação das professoras e que tipo de conhecimento foi construído. A pesquisa reconheceu a produção de saberes caros à humana docência, indispensáveis ao exercício da atividade docente. Descritores – Formação de professores; relação teoria-prática; saberes docentes; professor-pesquisador. ABSTRACT – The PROJETO FORMAR (-SE), which involved students from the Teachers Basic Education Course, was an opportunity for future teachers to interact with hospitalized children who used to live in shelters. Conducted as a research, this project tried to understand, through analysis of field work, how this experience and actions contributed to the teachers’ education and the type of knowledge acquired. The research confirmed the production of knowledge most important to the humanizing teaching, essential for the teaching activity. Key-words – Teachers’ education; theory/practice relationship; teaching knowledge. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/437 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/437/333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 29 No. 1 (2006) Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006) Educação; v. 29 n. 1 (2006) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128741800050688 |