O Encontro da professora do Ensino Básico com Alunos da Educação Especial: uma relação (im)possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Nara Joyce
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/376
Resumo: Os depoimentos de duas professoras do ensino básico que trabalham com alunos com altas habilidades/superdotados são analisados, considerando as cate-gorias enfocadas na investigação de Glat e Müller (1999), que mostram as representa-ções de Educação Especial e do papel da professora que trabalha com alunos portado-res de deficiência. Conclui-se que, muito embora as modalidades de ensino sejam diversas, os sentimentos mobilizados pelos alunos diferentes entre as professoras são muito semelhantes, pois os mesmos se originam na busca de alternativas para com-preender as singularidades. Descritores – Educação especial; formação de professores; altas habilidades/ super-dotação. ABSTRACT – Statements of two female elementary-school teachers who work with those students are examined, considering the categories stated on the Glat and Mül-ler’s investigation (1999), which shows the representations of Special Education and the role of teachers working with disabled students. Conclusions are that, although educational modalities are diverse, the feelings caused by both different students among the teachers are very similar, as they come from the search of alternatives to understand singularities. Descriptors – Special Education; teachers’ training; high abilities/giftedness.
id PUC_RS-18_62da6580f4a2741fade938cc66cd54dd
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/376
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling O Encontro da professora do Ensino Básico com Alunos da Educação Especial: uma relação (im)possível?Educação EspecialOs depoimentos de duas professoras do ensino básico que trabalham com alunos com altas habilidades/superdotados são analisados, considerando as cate-gorias enfocadas na investigação de Glat e Müller (1999), que mostram as representa-ções de Educação Especial e do papel da professora que trabalha com alunos portado-res de deficiência. Conclui-se que, muito embora as modalidades de ensino sejam diversas, os sentimentos mobilizados pelos alunos diferentes entre as professoras são muito semelhantes, pois os mesmos se originam na busca de alternativas para com-preender as singularidades. Descritores – Educação especial; formação de professores; altas habilidades/ super-dotação. ABSTRACT – Statements of two female elementary-school teachers who work with those students are examined, considering the categories stated on the Glat and Mül-ler’s investigation (1999), which shows the representations of Special Education and the role of teachers working with disabled students. Conclusions are that, although educational modalities are diverse, the feelings caused by both different students among the teachers are very similar, as they come from the search of alternatives to understand singularities. Descriptors – Special Education; teachers’ training; high abilities/giftedness.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/376Educação; Vol. 27 No. 1 (2004)Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2004)Educação; v. 27 n. 1 (2004)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/376/273Vieira, Nara Joyceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-30T12:01:39Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/376Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-30T12:01:39Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Encontro da professora do Ensino Básico com Alunos da Educação Especial: uma relação (im)possível?
title O Encontro da professora do Ensino Básico com Alunos da Educação Especial: uma relação (im)possível?
spellingShingle O Encontro da professora do Ensino Básico com Alunos da Educação Especial: uma relação (im)possível?
Vieira, Nara Joyce
Educação Especial
title_short O Encontro da professora do Ensino Básico com Alunos da Educação Especial: uma relação (im)possível?
title_full O Encontro da professora do Ensino Básico com Alunos da Educação Especial: uma relação (im)possível?
title_fullStr O Encontro da professora do Ensino Básico com Alunos da Educação Especial: uma relação (im)possível?
title_full_unstemmed O Encontro da professora do Ensino Básico com Alunos da Educação Especial: uma relação (im)possível?
title_sort O Encontro da professora do Ensino Básico com Alunos da Educação Especial: uma relação (im)possível?
author Vieira, Nara Joyce
author_facet Vieira, Nara Joyce
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Nara Joyce
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
topic Educação Especial
description Os depoimentos de duas professoras do ensino básico que trabalham com alunos com altas habilidades/superdotados são analisados, considerando as cate-gorias enfocadas na investigação de Glat e Müller (1999), que mostram as representa-ções de Educação Especial e do papel da professora que trabalha com alunos portado-res de deficiência. Conclui-se que, muito embora as modalidades de ensino sejam diversas, os sentimentos mobilizados pelos alunos diferentes entre as professoras são muito semelhantes, pois os mesmos se originam na busca de alternativas para com-preender as singularidades. Descritores – Educação especial; formação de professores; altas habilidades/ super-dotação. ABSTRACT – Statements of two female elementary-school teachers who work with those students are examined, considering the categories stated on the Glat and Mül-ler’s investigation (1999), which shows the representations of Special Education and the role of teachers working with disabled students. Conclusions are that, although educational modalities are diverse, the feelings caused by both different students among the teachers are very similar, as they come from the search of alternatives to understand singularities. Descriptors – Special Education; teachers’ training; high abilities/giftedness.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/376
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/376/273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 27 No. 1 (2004)
Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2004)
Educação; v. 27 n. 1 (2004)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741285199872