A graduação e os desafios da formação do educador do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ketzer, Solange Medina
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/3545
Resumo: O artigo propõe uma reflexão sobre a Graduação e os desafios da formação do educador do século XXI. Para desenvolvê-la, contextualiza uma série de questões próprias do cenário contemporâneo, como a presença da informática revolucionando as atividades humanas; a democratização dos espaços sociais; a exigência de novas competências para o mundo do trabalho; a valorização de uma nova postura ética nas relações laborais; a aceitação do erro como elemento sistêmico e a necessidade de saber cultivar relações interpessoais. Tal cenário demanda um novo perfil profissional, com contornos diferentes da formação exigida no passado. Incluem-se, nesta perspectiva, a necessidade de conhecer tecnicamente a área específica de atuação; uma base cultural, científica e humanística ampla; o trabalho em equipe; o enfrentamento em relação aos desafios próprios da infoera, que exige a máxima mutabilidade por conta dos avanços contínuos dos novos saberes e a velocidade como são processados e comunicados pela infovia; o saber lidar com as incertezas, redundando na consciência da educação continuada para reduzir os riscos de desatualização. Comosugestão para enfrentar tamanhos desafios, sugere-se o exercício da imaginação criativa, o que pode ser efetivado na aproximação com a arte, por capacidade inerente e estatutária de ver o mundo por diversos olhares, por diversos matizes e, portanto, favorecendo o movimento da inovação. Descritores – Formação de professores; imaginação criativa; inovação de ensino.
id PUC_RS-18_f1deb730f063d7a46e7c006c61382fba
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/3545
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling A graduação e os desafios da formação do educador do século XXIO artigo propõe uma reflexão sobre a Graduação e os desafios da formação do educador do século XXI. Para desenvolvê-la, contextualiza uma série de questões próprias do cenário contemporâneo, como a presença da informática revolucionando as atividades humanas; a democratização dos espaços sociais; a exigência de novas competências para o mundo do trabalho; a valorização de uma nova postura ética nas relações laborais; a aceitação do erro como elemento sistêmico e a necessidade de saber cultivar relações interpessoais. Tal cenário demanda um novo perfil profissional, com contornos diferentes da formação exigida no passado. Incluem-se, nesta perspectiva, a necessidade de conhecer tecnicamente a área específica de atuação; uma base cultural, científica e humanística ampla; o trabalho em equipe; o enfrentamento em relação aos desafios próprios da infoera, que exige a máxima mutabilidade por conta dos avanços contínuos dos novos saberes e a velocidade como são processados e comunicados pela infovia; o saber lidar com as incertezas, redundando na consciência da educação continuada para reduzir os riscos de desatualização. Comosugestão para enfrentar tamanhos desafios, sugere-se o exercício da imaginação criativa, o que pode ser efetivado na aproximação com a arte, por capacidade inerente e estatutária de ver o mundo por diversos olhares, por diversos matizes e, portanto, favorecendo o movimento da inovação. Descritores – Formação de professores; imaginação criativa; inovação de ensino.Editora da PUCRS - ediPUCRS2007-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/3545Educação; Edição EspecialEducação; Edição EspecialEducação; Edição Especial1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/3545/2764Ketzer, Solange Medinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-05-02T11:54:48Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/3545Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2008-05-02T11:54:48Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A graduação e os desafios da formação do educador do século XXI
title A graduação e os desafios da formação do educador do século XXI
spellingShingle A graduação e os desafios da formação do educador do século XXI
Ketzer, Solange Medina
title_short A graduação e os desafios da formação do educador do século XXI
title_full A graduação e os desafios da formação do educador do século XXI
title_fullStr A graduação e os desafios da formação do educador do século XXI
title_full_unstemmed A graduação e os desafios da formação do educador do século XXI
title_sort A graduação e os desafios da formação do educador do século XXI
author Ketzer, Solange Medina
author_facet Ketzer, Solange Medina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ketzer, Solange Medina
description O artigo propõe uma reflexão sobre a Graduação e os desafios da formação do educador do século XXI. Para desenvolvê-la, contextualiza uma série de questões próprias do cenário contemporâneo, como a presença da informática revolucionando as atividades humanas; a democratização dos espaços sociais; a exigência de novas competências para o mundo do trabalho; a valorização de uma nova postura ética nas relações laborais; a aceitação do erro como elemento sistêmico e a necessidade de saber cultivar relações interpessoais. Tal cenário demanda um novo perfil profissional, com contornos diferentes da formação exigida no passado. Incluem-se, nesta perspectiva, a necessidade de conhecer tecnicamente a área específica de atuação; uma base cultural, científica e humanística ampla; o trabalho em equipe; o enfrentamento em relação aos desafios próprios da infoera, que exige a máxima mutabilidade por conta dos avanços contínuos dos novos saberes e a velocidade como são processados e comunicados pela infovia; o saber lidar com as incertezas, redundando na consciência da educação continuada para reduzir os riscos de desatualização. Comosugestão para enfrentar tamanhos desafios, sugere-se o exercício da imaginação criativa, o que pode ser efetivado na aproximação com a arte, por capacidade inerente e estatutária de ver o mundo por diversos olhares, por diversos matizes e, portanto, favorecendo o movimento da inovação. Descritores – Formação de professores; imaginação criativa; inovação de ensino.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/3545
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/3545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/3545/2764
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Edição Especial
Educação; Edição Especial
Educação; Edição Especial
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128742472187904