The clock of the Rosário announces A máquina do mundo: Haroldo de Campos relay Drummond

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toneto, Diana Junkes Martha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/9488
Resumo: Considering fragments of the haroldian poem A Máquina do Mundo Repensada, this paper approximates Drummond and Haroldo de Campos. In this poem, the poetic person’s unquietness conducts him to very peculiar displacements: the one that concerns to the end of millennium, marked by the utopia’s collapse, by the subjectivity fragmentation, by the frontiers’ reconfiguration between people and places. Assuming what the drummondian fatigued eyes have seen, the poet Haroldo de Campos will (re)think his world disharmony.
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spelling The clock of the Rosário announces A máquina do mundo: Haroldo de Campos relay DrummondO relógio do Rosário anuncia A máquina do mundo: Haroldo de Campos relê DrummondA Máquina do Mundo RepensadaHaroldo de CamposCarlos Drummond de AndradeContemporary poetic discourseAuthorshipA Máquina do Mundo RepensadaHaroldo de CamposCarlos Drummond de AndradeDiscurso poético contemporâneoAutoriaConsidering fragments of the haroldian poem A Máquina do Mundo Repensada, this paper approximates Drummond and Haroldo de Campos. In this poem, the poetic person’s unquietness conducts him to very peculiar displacements: the one that concerns to the end of millennium, marked by the utopia’s collapse, by the subjectivity fragmentation, by the frontiers’ reconfiguration between people and places. Assuming what the drummondian fatigued eyes have seen, the poet Haroldo de Campos will (re)think his world disharmony.A partir da leitura de fragmentos do poema haroldiano A Máquina do Mundo Repensada, publicado em 2000, este artigo aproxima Drummond e Haroldo de Campos. Nesse poema, o desassossego do sujeito poético impulsiona-o a deslocamentos de uma perspectiva peculiar: a do final do milênio, marcada pela falência de utopias, pela fragmentação da subjetividade, pela desestruturação de fronteiras entre povos e lugares. Apropriando-se do que viram as retinas fatigadas do itabirano, o poeta de campos e espaços repensará seu desconcerto do mundo.Editora da PUCRS - ediPUCRS2011-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/9488Letras de Hoje; Vol. 46 No. 2 (2011): A Lírica Moderna: do Romantismo à Contemporaneidade; 13-21Letras de Hoje; Vol. 46 Núm. 2 (2011): A Lírica Moderna: do Romantismo à Contemporaneidade; 13-21Letras de Hoje; v. 46 n. 2 (2011): A Lírica Moderna: do Romantismo à Contemporaneidade; 13-211984-77260101-3335reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/9488/6579Toneto, Diana Junkes Marthainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-01T19:10:06Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/9488Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2013-08-01T19:10:06Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
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