Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Eliana Márcia dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14140
Resumo: This dissertation aims at investigating how two groups of teachers and future teachers of English evaluate their undergraduate courses: - Letters Portuguese and English, in 1997 and Letters - English in 2007, in a public university in the state of Bahia. It also tries to understand the reasons that contribute to these teachers rejection to work as teachers, specially, as English teachers. In order to support this investigation, I used as theoretical references: Celani (1996, 2000, 2004), Moita Lopes (1996, 2005), Almeida Filho (1993, 1999, 2007), Leffa (1999), Freire (1986, 1996), Prabhu (1990) and Freeman (1989, 2000). Questionnaires, interviews and the curricula of the two courseswere used as research instruments. This research has an ethnographic qualitative interpretative nature (Chizzotti (2006) and can be seen as a case study (Leffa, 2006) in which I want to understand the reasons why those teachers don t want to teach English. The results indicate that the frequent teachers replacement during the course, the students lack of interest in the course, the lack of information about the professional possibilities offered by the course, the low salary and the difficulties in dealing with new technologies, contributed to discouraging Letters students to want to become teachers. This led to changes in their academic education and suggested the need for continued teacher education
id PUC_SP-1_172485587a7b221b8cb77309c6169f85
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14140
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Celani, Maria Antonieta Albahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737079U7Carvalho, Eliana Márcia dos Santos2016-04-28T18:24:15Z2014-10-092010-05-07Carvalho, Eliana Márcia dos Santos. Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14140This dissertation aims at investigating how two groups of teachers and future teachers of English evaluate their undergraduate courses: - Letters Portuguese and English, in 1997 and Letters - English in 2007, in a public university in the state of Bahia. It also tries to understand the reasons that contribute to these teachers rejection to work as teachers, specially, as English teachers. In order to support this investigation, I used as theoretical references: Celani (1996, 2000, 2004), Moita Lopes (1996, 2005), Almeida Filho (1993, 1999, 2007), Leffa (1999), Freire (1986, 1996), Prabhu (1990) and Freeman (1989, 2000). Questionnaires, interviews and the curricula of the two courseswere used as research instruments. This research has an ethnographic qualitative interpretative nature (Chizzotti (2006) and can be seen as a case study (Leffa, 2006) in which I want to understand the reasons why those teachers don t want to teach English. The results indicate that the frequent teachers replacement during the course, the students lack of interest in the course, the lack of information about the professional possibilities offered by the course, the low salary and the difficulties in dealing with new technologies, contributed to discouraging Letters students to want to become teachers. This led to changes in their academic education and suggested the need for continued teacher educationEsta dissertação tem como objetivo investigar as concepções sobre o curso de formação e o campo de atuação de dois grupos: professores que fizeram curso de Graduação em Letras, Habilitação em Português, Inglês e Literaturas em 1997, e professores que fizeram o curso de Letras/Inglês em 2007, em uma universidade do interior da Bahia. Também procura entender as razões que levam os egressos desses cursos a não querer trabalhar como professor (de inglês). Para embasar esta investigação, utilizei como aportes teóricos: Celani (1996, 2000, 2004), Moita Lopes (1996, 2005), Almeida Filho (1993, 1999, 2007), Leffa (1999), Freire (1986 , 1996), Prabhu (1990), Freeman (1989, 2000). É uma pesquisa de natureza etnográfica qualitativa interpretativista (Chizzotti, 2006) e um estudo de caso (Leffa, 2006), em que procuro entender os motivos que levam os professores a não quererem dar aulas (de inglês). Como instrumentos de pesquisa, utilizei questionários, entrevistas e os fluxogramas dos dois cursos. Os dados foram analisados de acordo com a metodologia proposta, a fim de encontrar no todo das respostas obtidas, informações que justificassem a resistência ao ensino. A interpretação feita levou-me a analisar os dados de acordo com as minhas representações, tendo como base a fundamentação teórica. Os resultados indicam que a troca constante de professor durante o curso de formação, o desinteresse de muitos alunos pelo curso, a falta de conhecimento das possibilidades profissionais que o curso oferece, o baixo salário e as dificuldades encontradas para lidar com as novas tecnologias em sala de aula, são aspectos que certamente desestimulam os estudantes do curso de Letras a atuarem como professores. Isso implica mudanças na sua formação acadêmica e indica a necessidade de um programa de formação continuada do professorFundação Fordapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29457/Eliana%20Marcia%20dos%20Santos%20Carvalho.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaEnsino-aprendizagem de língua inglesaTeaching-learning of English languageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAReflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEliana Marcia dos Santos Carvalho.pdf.txtEliana Marcia dos Santos Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain317824https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14140/3/Eliana%20Marcia%20dos%20Santos%20Carvalho.pdf.txt2f4d2c4acaeb354774a671efebba9e2eMD53ORIGINALEliana Marcia dos Santos Carvalho.pdfapplication/pdf1129927https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14140/1/Eliana%20Marcia%20dos%20Santos%20Carvalho.pdf24077e3f3a9df33922dae640e2fae48aMD51THUMBNAILEliana Marcia dos Santos Carvalho.pdf.jpgEliana Marcia dos Santos Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14140/2/Eliana%20Marcia%20dos%20Santos%20Carvalho.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/141402022-04-28 08:57:50.638oai:repositorio.pucsp.br:handle/14140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T11:57:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia
title Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia
spellingShingle Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia
Carvalho, Eliana Márcia dos Santos
Ensino-aprendizagem de língua inglesa
Teaching-learning of English language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia
title_full Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia
title_fullStr Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia
title_full_unstemmed Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia
title_sort Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia
author Carvalho, Eliana Márcia dos Santos
author_facet Carvalho, Eliana Márcia dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737079U7
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Eliana Márcia dos Santos
contributor_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de língua inglesa
topic Ensino-aprendizagem de língua inglesa
Teaching-learning of English language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching-learning of English language
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This dissertation aims at investigating how two groups of teachers and future teachers of English evaluate their undergraduate courses: - Letters Portuguese and English, in 1997 and Letters - English in 2007, in a public university in the state of Bahia. It also tries to understand the reasons that contribute to these teachers rejection to work as teachers, specially, as English teachers. In order to support this investigation, I used as theoretical references: Celani (1996, 2000, 2004), Moita Lopes (1996, 2005), Almeida Filho (1993, 1999, 2007), Leffa (1999), Freire (1986, 1996), Prabhu (1990) and Freeman (1989, 2000). Questionnaires, interviews and the curricula of the two courseswere used as research instruments. This research has an ethnographic qualitative interpretative nature (Chizzotti (2006) and can be seen as a case study (Leffa, 2006) in which I want to understand the reasons why those teachers don t want to teach English. The results indicate that the frequent teachers replacement during the course, the students lack of interest in the course, the lack of information about the professional possibilities offered by the course, the low salary and the difficulties in dealing with new technologies, contributed to discouraging Letters students to want to become teachers. This led to changes in their academic education and suggested the need for continued teacher education
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-07
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:24:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carvalho, Eliana Márcia dos Santos. Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14140
identifier_str_mv Carvalho, Eliana Márcia dos Santos. Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14140/3/Eliana%20Marcia%20dos%20Santos%20Carvalho.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14140/1/Eliana%20Marcia%20dos%20Santos%20Carvalho.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14140/2/Eliana%20Marcia%20dos%20Santos%20Carvalho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f4d2c4acaeb354774a671efebba9e2e
24077e3f3a9df33922dae640e2fae48a
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278030500069376