Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Claudete Rebelo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33716
Resumo: This work aims to identify the needs, expectations and preferences for the learning of English by high school EJA students (Youth and Adults Education) from a public school in the city of São Paulo. The theoretical foundation is based on the Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2002), Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 2002), Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2000), the Federative Republic of Brazil Constitution (1988); and texts by Haddad (2002), Leffa (2007), Paiva (2006), on Adult Education and Hutchinson & Waters (1987) on needs analysis. This research is a case study and results were interpreted qualitatively. (Liberali, 2011). To answer the research question “What are the needs and wishes expressed by EJA students regarding the English language?”, a questionnaire was given to 26 students of the 3rd year of EJA. The findings revealed that students like to study English, enjoy learning through music and believe that the foreign language is important in their lives, especially for work opportunities. However, they also pointed out comprehension difficulties due to poor knowledge in the language and lack of opportunities to use it
id PUC_SP-1_1909770ef019c6e44ac6ab6a6ee03da5
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33716
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Soares, Maria FachinCarlos, Claudete Rebelo2023-07-05T19:22:46Z2023-07-05T19:22:46Z2014-05-12Carlos, Claudete Rebelo. Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33716This work aims to identify the needs, expectations and preferences for the learning of English by high school EJA students (Youth and Adults Education) from a public school in the city of São Paulo. The theoretical foundation is based on the Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2002), Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 2002), Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2000), the Federative Republic of Brazil Constitution (1988); and texts by Haddad (2002), Leffa (2007), Paiva (2006), on Adult Education and Hutchinson & Waters (1987) on needs analysis. This research is a case study and results were interpreted qualitatively. (Liberali, 2011). To answer the research question “What are the needs and wishes expressed by EJA students regarding the English language?”, a questionnaire was given to 26 students of the 3rd year of EJA. The findings revealed that students like to study English, enjoy learning through music and believe that the foreign language is important in their lives, especially for work opportunities. However, they also pointed out comprehension difficulties due to poor knowledge in the language and lack of opportunities to use itEste trabalho objetiva identificar as necessidades, expectativas e preferências de aprendizagem da língua inglesa, na visão de alunos do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola na cidade de São Paulo. Fundamenta-se na Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2002), nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 2002), nas Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2000) e na Constituição da República Federativa do Brasil (1988) e em textos de Haddad (2002), Leffa (2007), Paiva (2006), sobre Educação de Adultos e de Hutchinson & Waters (1987) sobre a análise de necessidades. A pesquisa constituiu-se como um estudo de caso, cujos dados foram interpretados segundo uma abordagem qualitativa (Liberali, 2011). Para responder à pergunta de pesquisa “Quais os desejos e necessidades, manifestados pelos alunos da EJA no que concerne à língua inglesa?”, foram coletados dados por meio de um questionário aplicado a 26 alunos do 3º ano do Ensino Médio da EJA. Os resultados revelaram que os alunos gostam de estudar inglês, ouvir música e crêem que o idioma é importante em suas vidas, principalmente para oportunidades de trabalho. Porém, apontaram dificuldades de compreensão devido ao pouco conhecimento da língua e falta de oportunidade para usá-laporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASDesejosNecessidadesEnsinoAprendizagem de inglêsAlunos da EJADesiresNeedsTeaching and learning of englishEJA studentsAlunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisaminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCLAUDETE REBELO CARLOS.pdfapplication/pdf648724https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33716/1/CLAUDETE%20REBELO%20CARLOS.pdf30fee481beaac793352eae1366113f28MD51TEXTCLAUDETE REBELO CARLOS.pdf.txtCLAUDETE REBELO CARLOS.pdf.txtExtracted texttext/plain64037https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33716/2/CLAUDETE%20REBELO%20CARLOS.pdf.txt6b022b3e879dbd83e2c00f1f84b24b68MD52THUMBNAILCLAUDETE REBELO CARLOS.pdf.jpgCLAUDETE REBELO CARLOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1332https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33716/3/CLAUDETE%20REBELO%20CARLOS.pdf.jpg882ad124df2b46eff4e75d68c4bfc2b7MD53handle/337162023-07-06 01:11:38.039oai:repositorio.pucsp.br:handle/33716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:11:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam
title Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam
spellingShingle Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam
Carlos, Claudete Rebelo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Desejos
Necessidades
Ensino
Aprendizagem de inglês
Alunos da EJA
Desires
Needs
Teaching and learning of english
EJA students
title_short Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam
title_full Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam
title_fullStr Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam
title_full_unstemmed Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam
title_sort Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam
author Carlos, Claudete Rebelo
author_facet Carlos, Claudete Rebelo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Maria Fachin
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Claudete Rebelo
contributor_str_mv Soares, Maria Fachin
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Desejos
Necessidades
Ensino
Aprendizagem de inglês
Alunos da EJA
Desires
Needs
Teaching and learning of english
EJA students
dc.subject.por.fl_str_mv Desejos
Necessidades
Ensino
Aprendizagem de inglês
Alunos da EJA
dc.subject.eng.fl_str_mv Desires
Needs
Teaching and learning of english
EJA students
description This work aims to identify the needs, expectations and preferences for the learning of English by high school EJA students (Youth and Adults Education) from a public school in the city of São Paulo. The theoretical foundation is based on the Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2002), Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 2002), Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (Brasil, 2000), the Federative Republic of Brazil Constitution (1988); and texts by Haddad (2002), Leffa (2007), Paiva (2006), on Adult Education and Hutchinson & Waters (1987) on needs analysis. This research is a case study and results were interpreted qualitatively. (Liberali, 2011). To answer the research question “What are the needs and wishes expressed by EJA students regarding the English language?”, a questionnaire was given to 26 students of the 3rd year of EJA. The findings revealed that students like to study English, enjoy learning through music and believe that the foreign language is important in their lives, especially for work opportunities. However, they also pointed out comprehension difficulties due to poor knowledge in the language and lack of opportunities to use it
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:22:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:22:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carlos, Claudete Rebelo. Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33716
identifier_str_mv Carlos, Claudete Rebelo. Alunos de língua inglesa na EJA: o que querem e do que precisam. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33716/1/CLAUDETE%20REBELO%20CARLOS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33716/2/CLAUDETE%20REBELO%20CARLOS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33716/3/CLAUDETE%20REBELO%20CARLOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 30fee481beaac793352eae1366113f28
6b022b3e879dbd83e2c00f1f84b24b68
882ad124df2b46eff4e75d68c4bfc2b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277900258541568