Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Ana Lucia Albuquerque
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36548
Resumo: The present work consists of pointing out ways that contribute to teacher education and the exercise of pedagogical practices that collaborate with the teaching / learning of students with intellectual disabilities in the regular school of common education, guiding respect for differences and the right of access and Permanence in school, with quality education as recommended by the laws that guide Brazilian education; Presents a synthesis of the socio-historical process of inclusive education; Highlights the main types of intellectual disability, cause, and diagnosis, guiding, how should the teacher act in the classroom in dealing with students with intellectual disabilities; Shows the importance of empathy in the teacher / student relationship; Presents suggestions of possible practices to be used in the classroom, seen as: fundamental key to the understanding of the human associative life, that is, of the community experiences that are established in this locus
id PUC_SP-1_391294652666893af156745e5461ab30
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36548
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Raiça, DarcySantana, Ana Lucia Albuquerque2023-07-28T20:47:42Z2023-07-28T20:47:42Z2016-11-29Santana, Ana Lucia Albuquerque. Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36548The present work consists of pointing out ways that contribute to teacher education and the exercise of pedagogical practices that collaborate with the teaching / learning of students with intellectual disabilities in the regular school of common education, guiding respect for differences and the right of access and Permanence in school, with quality education as recommended by the laws that guide Brazilian education; Presents a synthesis of the socio-historical process of inclusive education; Highlights the main types of intellectual disability, cause, and diagnosis, guiding, how should the teacher act in the classroom in dealing with students with intellectual disabilities; Shows the importance of empathy in the teacher / student relationship; Presents suggestions of possible practices to be used in the classroom, seen as: fundamental key to the understanding of the human associative life, that is, of the community experiences that are established in this locusO presente trabalho consiste em apontar caminhos que contribuam para a formação docente e o exercício de práticas pedagógicas que colaborem com o ensino/aprendizagem de alunos com deficiência intelectual na escola comum de ensino regular, orientando para o respeito às diferenças e o direito de acesso e permanência na escola, com educação de qualidade conforme preconizam as legislações que norteiam a educação Brasileira; apresenta uma síntese do processo sócio histórico da educação inclusiva; destaca os principais tipos de deficiência intelectual, causa, e diagnóstico, orientando, de que forma deverá agir o professor em sala de aula no trato com alunos com deficiência intelectual; mostra a importância da empatia na relação professor/aluno; apresenta sugestões de práticas possíveis de ser utilizadas em sala de aula, vistas como: chave fundamental para a compreensão da vida associativa humana, ou seja, das vivências comunitárias que se estabelecem nesse lócusporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOFormação docentePráticas pedagógicasEducação inclusivaDeficiência intelectualTeacher trainingPedagogical practicesInclusive educationIntellectual disabilityFormação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANA LUCIA ALBUQUERQUE SANTANA.pdfapplication/pdf295594https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36548/1/ANA%20LUCIA%20ALBUQUERQUE%20SANTANA.pdff8f92c75a25cc2c817f933884530ee02MD51TEXTANA LUCIA ALBUQUERQUE SANTANA.pdf.txtANA LUCIA ALBUQUERQUE SANTANA.pdf.txtExtracted texttext/plain100282https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36548/2/ANA%20LUCIA%20ALBUQUERQUE%20SANTANA.pdf.txtc245eaff05f225ecac063571e671aa62MD52THUMBNAILANA LUCIA ALBUQUERQUE SANTANA.pdf.jpgANA LUCIA ALBUQUERQUE SANTANA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1321https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36548/3/ANA%20LUCIA%20ALBUQUERQUE%20SANTANA.pdf.jpg408ceee9efc49637977696df7b896bd1MD53handle/365482023-07-29 01:06:30.648oai:repositorio.pucsp.br:handle/36548Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-29T04:06:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual
title Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual
spellingShingle Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual
Santana, Ana Lucia Albuquerque
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Formação docente
Práticas pedagógicas
Educação inclusiva
Deficiência intelectual
Teacher training
Pedagogical practices
Inclusive education
Intellectual disability
title_short Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual
title_full Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual
title_fullStr Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual
title_full_unstemmed Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual
title_sort Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual
author Santana, Ana Lucia Albuquerque
author_facet Santana, Ana Lucia Albuquerque
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raiça, Darcy
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Ana Lucia Albuquerque
contributor_str_mv Raiça, Darcy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Formação docente
Práticas pedagógicas
Educação inclusiva
Deficiência intelectual
Teacher training
Pedagogical practices
Inclusive education
Intellectual disability
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Práticas pedagógicas
Educação inclusiva
Deficiência intelectual
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Pedagogical practices
Inclusive education
Intellectual disability
description The present work consists of pointing out ways that contribute to teacher education and the exercise of pedagogical practices that collaborate with the teaching / learning of students with intellectual disabilities in the regular school of common education, guiding respect for differences and the right of access and Permanence in school, with quality education as recommended by the laws that guide Brazilian education; Presents a synthesis of the socio-historical process of inclusive education; Highlights the main types of intellectual disability, cause, and diagnosis, guiding, how should the teacher act in the classroom in dealing with students with intellectual disabilities; Shows the importance of empathy in the teacher / student relationship; Presents suggestions of possible practices to be used in the classroom, seen as: fundamental key to the understanding of the human associative life, that is, of the community experiences that are established in this locus
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T20:47:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-28T20:47:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santana, Ana Lucia Albuquerque. Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36548
identifier_str_mv Santana, Ana Lucia Albuquerque. Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36548/1/ANA%20LUCIA%20ALBUQUERQUE%20SANTANA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36548/2/ANA%20LUCIA%20ALBUQUERQUE%20SANTANA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36548/3/ANA%20LUCIA%20ALBUQUERQUE%20SANTANA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f8f92c75a25cc2c817f933884530ee02
c245eaff05f225ecac063571e671aa62
408ceee9efc49637977696df7b896bd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277999391965184