Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36548 |
Resumo: | The present work consists of pointing out ways that contribute to teacher education and the exercise of pedagogical practices that collaborate with the teaching / learning of students with intellectual disabilities in the regular school of common education, guiding respect for differences and the right of access and Permanence in school, with quality education as recommended by the laws that guide Brazilian education; Presents a synthesis of the socio-historical process of inclusive education; Highlights the main types of intellectual disability, cause, and diagnosis, guiding, how should the teacher act in the classroom in dealing with students with intellectual disabilities; Shows the importance of empathy in the teacher / student relationship; Presents suggestions of possible practices to be used in the classroom, seen as: fundamental key to the understanding of the human associative life, that is, of the community experiences that are established in this locus |
id |
PUC_SP-1_391294652666893af156745e5461ab30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/36548 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Raiça, DarcySantana, Ana Lucia Albuquerque2023-07-28T20:47:42Z2023-07-28T20:47:42Z2016-11-29Santana, Ana Lucia Albuquerque. Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36548The present work consists of pointing out ways that contribute to teacher education and the exercise of pedagogical practices that collaborate with the teaching / learning of students with intellectual disabilities in the regular school of common education, guiding respect for differences and the right of access and Permanence in school, with quality education as recommended by the laws that guide Brazilian education; Presents a synthesis of the socio-historical process of inclusive education; Highlights the main types of intellectual disability, cause, and diagnosis, guiding, how should the teacher act in the classroom in dealing with students with intellectual disabilities; Shows the importance of empathy in the teacher / student relationship; Presents suggestions of possible practices to be used in the classroom, seen as: fundamental key to the understanding of the human associative life, that is, of the community experiences that are established in this locusO presente trabalho consiste em apontar caminhos que contribuam para a formação docente e o exercício de práticas pedagógicas que colaborem com o ensino/aprendizagem de alunos com deficiência intelectual na escola comum de ensino regular, orientando para o respeito às diferenças e o direito de acesso e permanência na escola, com educação de qualidade conforme preconizam as legislações que norteiam a educação Brasileira; apresenta uma síntese do processo sócio histórico da educação inclusiva; destaca os principais tipos de deficiência intelectual, causa, e diagnóstico, orientando, de que forma deverá agir o professor em sala de aula no trato com alunos com deficiência intelectual; mostra a importância da empatia na relação professor/aluno; apresenta sugestões de práticas possíveis de ser utilizadas em sala de aula, vistas como: chave fundamental para a compreensão da vida associativa humana, ou seja, das vivências comunitárias que se estabelecem nesse lócusporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOFormação docentePráticas pedagógicasEducação inclusivaDeficiência intelectualTeacher trainingPedagogical practicesInclusive educationIntellectual disabilityFormação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANA LUCIA ALBUQUERQUE SANTANA.pdfapplication/pdf295594https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36548/1/ANA%20LUCIA%20ALBUQUERQUE%20SANTANA.pdff8f92c75a25cc2c817f933884530ee02MD51TEXTANA LUCIA ALBUQUERQUE SANTANA.pdf.txtANA LUCIA ALBUQUERQUE SANTANA.pdf.txtExtracted texttext/plain100282https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36548/2/ANA%20LUCIA%20ALBUQUERQUE%20SANTANA.pdf.txtc245eaff05f225ecac063571e671aa62MD52THUMBNAILANA LUCIA ALBUQUERQUE SANTANA.pdf.jpgANA LUCIA ALBUQUERQUE SANTANA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1321https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36548/3/ANA%20LUCIA%20ALBUQUERQUE%20SANTANA.pdf.jpg408ceee9efc49637977696df7b896bd1MD53handle/365482023-07-29 01:06:30.648oai:repositorio.pucsp.br:handle/36548Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-29T04:06:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual |
title |
Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual |
spellingShingle |
Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual Santana, Ana Lucia Albuquerque CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Formação docente Práticas pedagógicas Educação inclusiva Deficiência intelectual Teacher training Pedagogical practices Inclusive education Intellectual disability |
title_short |
Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual |
title_full |
Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual |
title_fullStr |
Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual |
title_sort |
Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual |
author |
Santana, Ana Lucia Albuquerque |
author_facet |
Santana, Ana Lucia Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Ana Lucia Albuquerque |
contributor_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Formação docente Práticas pedagógicas Educação inclusiva Deficiência intelectual Teacher training Pedagogical practices Inclusive education Intellectual disability |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Práticas pedagógicas Educação inclusiva Deficiência intelectual |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training Pedagogical practices Inclusive education Intellectual disability |
description |
The present work consists of pointing out ways that contribute to teacher education and the exercise of pedagogical practices that collaborate with the teaching / learning of students with intellectual disabilities in the regular school of common education, guiding respect for differences and the right of access and Permanence in school, with quality education as recommended by the laws that guide Brazilian education; Presents a synthesis of the socio-historical process of inclusive education; Highlights the main types of intellectual disability, cause, and diagnosis, guiding, how should the teacher act in the classroom in dealing with students with intellectual disabilities; Shows the importance of empathy in the teacher / student relationship; Presents suggestions of possible practices to be used in the classroom, seen as: fundamental key to the understanding of the human associative life, that is, of the community experiences that are established in this locus |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T20:47:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-28T20:47:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santana, Ana Lucia Albuquerque. Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36548 |
identifier_str_mv |
Santana, Ana Lucia Albuquerque. Formação docente e práticas pedagógicas com foco em educação inclusiva e deficiência intelectual. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36548/1/ANA%20LUCIA%20ALBUQUERQUE%20SANTANA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36548/2/ANA%20LUCIA%20ALBUQUERQUE%20SANTANA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36548/3/ANA%20LUCIA%20ALBUQUERQUE%20SANTANA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f8f92c75a25cc2c817f933884530ee02 c245eaff05f225ecac063571e671aa62 408ceee9efc49637977696df7b896bd1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277999391965184 |