As competências e habilidades didáticas para os tutores, em sala de EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mancini, Simaron
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35666
Resumo: Este trabalho de monografia tenciona conhecer as competências e habilidades didáticas para os tutores em sala de aulas de cursos EaD, ministrados no Brasil, inicialmente com uma descrição do histórico desenvolvido desde os primórdios até os dias de hoje, considerando a legislação vigente e suas alterações ao longo dos anos para o ensino superior. Apresentar a regulamentação relacionada ao EaD e o tripé regulador da legislação sobre os cursos de EaD no Brasil. Caracterizar processos de ensino e aprendizagem, no Ensino Superior, que favoreçam a EaD apresentando discussões realizadas sobre a formação e atuação do tutor, a importância da ação tutorial na sala de aula e as competências e habilidades necessárias ao tutor. Ainda discussão do papel da tutoria em ambientes EaD, por conta do surgimento de novas tecnologias, que continuamente provocam mudanças profundas no papel tradicional do professor. E por fim ponderar as competências e habilidades dos tutores em Educação à Distância – EaD que favorecem o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior mediante o que foi apresentado em discussões, por profissionais envolvidos com áreas educacionais relacionadas com o desenvolvimento do ensino de EaD no país
id PUC_SP-1_5407d7412c1bd81fc5e5334a582aae1e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35666
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Hessel, Ana Maria Di GradoMancini, Simaron2023-07-05T19:50:31Z2023-07-05T19:50:31Z2018-09-12Mancini, Simaron. As competências e habilidades didáticas para os tutores, em sala de EAD. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35666Este trabalho de monografia tenciona conhecer as competências e habilidades didáticas para os tutores em sala de aulas de cursos EaD, ministrados no Brasil, inicialmente com uma descrição do histórico desenvolvido desde os primórdios até os dias de hoje, considerando a legislação vigente e suas alterações ao longo dos anos para o ensino superior. Apresentar a regulamentação relacionada ao EaD e o tripé regulador da legislação sobre os cursos de EaD no Brasil. Caracterizar processos de ensino e aprendizagem, no Ensino Superior, que favoreçam a EaD apresentando discussões realizadas sobre a formação e atuação do tutor, a importância da ação tutorial na sala de aula e as competências e habilidades necessárias ao tutor. Ainda discussão do papel da tutoria em ambientes EaD, por conta do surgimento de novas tecnologias, que continuamente provocam mudanças profundas no papel tradicional do professor. E por fim ponderar as competências e habilidades dos tutores em Educação à Distância – EaD que favorecem o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior mediante o que foi apresentado em discussões, por profissionais envolvidos com áreas educacionais relacionadas com o desenvolvimento do ensino de EaD no paísporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Formação Docente: Ensino SuperiorPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEaDEnsinoAprendizagemTutor virtualTecnologiaAs competências e habilidades didáticas para os tutores, em sala de EADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSIMARON MANCINI.pdfapplication/pdf852669https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35666/1/SIMARON%20MANCINI.pdfab1bc17f5750df11299317587156176aMD51TEXTSIMARON MANCINI.pdf.txtSIMARON MANCINI.pdf.txtExtracted texttext/plain70377https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35666/2/SIMARON%20MANCINI.pdf.txt2c710c9971f2448fceb74b6b5323bad4MD52THUMBNAILSIMARON MANCINI.pdf.jpgSIMARON MANCINI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35666/3/SIMARON%20MANCINI.pdf.jpgaecaadc053172165128dd7631eb0dfbaMD53handle/356662023-07-06 01:41:35.195oai:repositorio.pucsp.br:handle/35666Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:41:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As competências e habilidades didáticas para os tutores, em sala de EAD
title As competências e habilidades didáticas para os tutores, em sala de EAD
spellingShingle As competências e habilidades didáticas para os tutores, em sala de EAD
Mancini, Simaron
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
EaD
Ensino
Aprendizagem
Tutor virtual
Tecnologia
title_short As competências e habilidades didáticas para os tutores, em sala de EAD
title_full As competências e habilidades didáticas para os tutores, em sala de EAD
title_fullStr As competências e habilidades didáticas para os tutores, em sala de EAD
title_full_unstemmed As competências e habilidades didáticas para os tutores, em sala de EAD
title_sort As competências e habilidades didáticas para os tutores, em sala de EAD
author Mancini, Simaron
author_facet Mancini, Simaron
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hessel, Ana Maria Di Grado
dc.contributor.author.fl_str_mv Mancini, Simaron
contributor_str_mv Hessel, Ana Maria Di Grado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
EaD
Ensino
Aprendizagem
Tutor virtual
Tecnologia
dc.subject.por.fl_str_mv EaD
Ensino
Aprendizagem
Tutor virtual
Tecnologia
description Este trabalho de monografia tenciona conhecer as competências e habilidades didáticas para os tutores em sala de aulas de cursos EaD, ministrados no Brasil, inicialmente com uma descrição do histórico desenvolvido desde os primórdios até os dias de hoje, considerando a legislação vigente e suas alterações ao longo dos anos para o ensino superior. Apresentar a regulamentação relacionada ao EaD e o tripé regulador da legislação sobre os cursos de EaD no Brasil. Caracterizar processos de ensino e aprendizagem, no Ensino Superior, que favoreçam a EaD apresentando discussões realizadas sobre a formação e atuação do tutor, a importância da ação tutorial na sala de aula e as competências e habilidades necessárias ao tutor. Ainda discussão do papel da tutoria em ambientes EaD, por conta do surgimento de novas tecnologias, que continuamente provocam mudanças profundas no papel tradicional do professor. E por fim ponderar as competências e habilidades dos tutores em Educação à Distância – EaD que favorecem o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior mediante o que foi apresentado em discussões, por profissionais envolvidos com áreas educacionais relacionadas com o desenvolvimento do ensino de EaD no país
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:50:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:50:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Mancini, Simaron. As competências e habilidades didáticas para os tutores, em sala de EAD. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35666
identifier_str_mv Mancini, Simaron. As competências e habilidades didáticas para os tutores, em sala de EAD. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Formação Docente: Ensino Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35666/1/SIMARON%20MANCINI.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35666/2/SIMARON%20MANCINI.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35666/3/SIMARON%20MANCINI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ab1bc17f5750df11299317587156176a
2c710c9971f2448fceb74b6b5323bad4
aecaadc053172165128dd7631eb0dfba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277976221581312