Inclusão social: o preparo dos professores para o trabalho com educação especial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18631 |
Resumo: | No Brasil, a política de inclusão social de alunos com desenvolvimento atípico em escolas regulares de ensino foi implantada em 1996 através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que estabeleceu a obrigatoriedade das escolas públicas do Ensino Básico no Brasil atender sem restrições a todos os indivíduos que a procurarem. No entanto, após 12 anos da formulação desta lei, pesquisas (Glat & Nogueira, 2002; Sant Ana, 2005) têm apontando ineficiência na realização deste projeto. O presente estudo teve como objetivo avaliar a atuação de professores da rede pública junto aos alunos com desenvolvimento atípico participantes do Programa de Inclusão Social. Participaram da pesquisa 63 professores de cinco escolas do Ensino Fundamental da rede pública municipal de São Paulo. Como instrumento de coleta foram utilizados questionários com perguntas relativas à efetuação do processo de Inclusão Social nas escolas em que os participantes trabalhavam. O resultados mostraram que, apesar do atendimento de crianças com desenvolvimento atípico fazer parte do cotidiano escolar, os professores que prestam este serviço não estão devidamente preparados para tal prática. Uma das principais dificuldades por eles mesmos identificadas foi a falta de formação adequada para o trabalho com Educação Especial. Também foram constatadas a inadequação da estrutura física da escola para receber esse alunato e a falta de material pedagógico específico. A verificação destes dados se mostra importante e necessária para realização de planejamentos futuros com o objetivo de aprimorar o atual processo de Inclusão Social |
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