Avaliação da qualidade na prestação de serviço no transporte público urbano de passageiros na cidade de Osasco: uma pesquisa de satisfação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, José Linaldo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27377
Resumo: Neste trabalho são apresentados os resultados de avaliação do transporte público urbano por ônibus na cidade de Osasco, pesquisa de campo realizada pelo Órgão Gestor – CMTO e pela concessionária Auto Viação Urubupungá Ltda., sob a ótica da qualidade dos serviços prestados pela empresa Urubupungá em especial. O método da avaliação consistiu na aplicação de pesquisa aos usuários do sistema de transporte pela qual a empresa Urubupungá é prestadora dos serviços na região norte com a maioria das suas linhas, onde foram avaliados o desempenho e a importância dos principais fatores de qualidade. A segunda maneira de avaliação foi considerada a metodologia utilizada pela Companhia Municipal de Transporte de Osasco – CMTO para o PlanMobi – Plano de Mobilidade Urbano da Cidade, no acompanhamento do serviço prestado pelas empresas operadoras do transporte urbano por passageiros. Com base nessas avaliações, sobretudo nos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários, foram identificados os principais aspectos positivos e negativos do transporte coletivo, que será relato no capitulo 4 dessa monografia. À luz desses fatos, é apresentado um conjunto de ações para melhoria do sistema. Essas ações, basicamente, se resumem no seguinte: tratar os atributos da pesquisa realizada pela Urubupungá com a menor nota de satisfação do serviço; melhorar a pontualidade, intervalo, limpeza e lotação das linhas, pela análise na pesquisa da CMTO, criar corredores exclusivo para ônibus, regularizar o pavimento das vias por onde circulam os coletivos, instalar mais abrigos com bancos e cobertura nos mesmos, divulgar os serviços tecnológicos que já estão disponíveis para os usuários como CittaMobi, fazer um reestudo no traçado das linhas atuais diminuindo o intervalo entre atendimento em alguns locais específicos
id PUC_SP-1_6b3eebf7e0c54f49d090c6dc6ed86995
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27377
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Yue, Gin KwanLins, José Linaldo2022-08-24T21:37:40Z2022-08-24T21:37:40Z2017-11-01Lins, José Linaldo. Avaliação da qualidade na prestação de serviço no transporte público urbano de passageiros na cidade de Osasco: uma pesquisa de satisfação. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Administração de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27377Neste trabalho são apresentados os resultados de avaliação do transporte público urbano por ônibus na cidade de Osasco, pesquisa de campo realizada pelo Órgão Gestor – CMTO e pela concessionária Auto Viação Urubupungá Ltda., sob a ótica da qualidade dos serviços prestados pela empresa Urubupungá em especial. O método da avaliação consistiu na aplicação de pesquisa aos usuários do sistema de transporte pela qual a empresa Urubupungá é prestadora dos serviços na região norte com a maioria das suas linhas, onde foram avaliados o desempenho e a importância dos principais fatores de qualidade. A segunda maneira de avaliação foi considerada a metodologia utilizada pela Companhia Municipal de Transporte de Osasco – CMTO para o PlanMobi – Plano de Mobilidade Urbano da Cidade, no acompanhamento do serviço prestado pelas empresas operadoras do transporte urbano por passageiros. Com base nessas avaliações, sobretudo nos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários, foram identificados os principais aspectos positivos e negativos do transporte coletivo, que será relato no capitulo 4 dessa monografia. À luz desses fatos, é apresentado um conjunto de ações para melhoria do sistema. Essas ações, basicamente, se resumem no seguinte: tratar os atributos da pesquisa realizada pela Urubupungá com a menor nota de satisfação do serviço; melhorar a pontualidade, intervalo, limpeza e lotação das linhas, pela análise na pesquisa da CMTO, criar corredores exclusivo para ônibus, regularizar o pavimento das vias por onde circulam os coletivos, instalar mais abrigos com bancos e cobertura nos mesmos, divulgar os serviços tecnológicos que já estão disponíveis para os usuários como CittaMobi, fazer um reestudo no traçado das linhas atuais diminuindo o intervalo entre atendimento em alguns locais específicosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Administração de EmpresasPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOQualidadeTransporte público urbanoOnibusUsuárioPlanMobiAvaliação da qualidade na prestação de serviço no transporte público urbano de passageiros na cidade de Osasco: uma pesquisa de satisfaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJOSÉ LINALDO LINS.pdfapplication/pdf7049574https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27377/1/JOS%c3%89%20LINALDO%20LINS.pdf3f5559d27882a84b77c04edf9bf6d432MD51TEXTJOSÉ LINALDO LINS.pdf.txtJOSÉ LINALDO LINS.pdf.txtExtracted texttext/plain307210https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27377/2/JOS%c3%89%20LINALDO%20LINS.pdf.txt1c68edbebacfc427746dbf44fd58b2b9MD52THUMBNAILJOSÉ LINALDO LINS.pdf.jpgJOSÉ LINALDO LINS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27377/3/JOS%c3%89%20LINALDO%20LINS.pdf.jpgcbed5add202224b76409fe08c0d26c5eMD53handle/273772022-08-25 01:07:41.76oai:repositorio.pucsp.br:handle/27377Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-25T04:07:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da qualidade na prestação de serviço no transporte público urbano de passageiros na cidade de Osasco: uma pesquisa de satisfação
title Avaliação da qualidade na prestação de serviço no transporte público urbano de passageiros na cidade de Osasco: uma pesquisa de satisfação
spellingShingle Avaliação da qualidade na prestação de serviço no transporte público urbano de passageiros na cidade de Osasco: uma pesquisa de satisfação
Lins, José Linaldo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Qualidade
Transporte público urbano
Onibus
Usuário
PlanMobi
title_short Avaliação da qualidade na prestação de serviço no transporte público urbano de passageiros na cidade de Osasco: uma pesquisa de satisfação
title_full Avaliação da qualidade na prestação de serviço no transporte público urbano de passageiros na cidade de Osasco: uma pesquisa de satisfação
title_fullStr Avaliação da qualidade na prestação de serviço no transporte público urbano de passageiros na cidade de Osasco: uma pesquisa de satisfação
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade na prestação de serviço no transporte público urbano de passageiros na cidade de Osasco: uma pesquisa de satisfação
title_sort Avaliação da qualidade na prestação de serviço no transporte público urbano de passageiros na cidade de Osasco: uma pesquisa de satisfação
author Lins, José Linaldo
author_facet Lins, José Linaldo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Yue, Gin Kwan
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, José Linaldo
contributor_str_mv Yue, Gin Kwan
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Qualidade
Transporte público urbano
Onibus
Usuário
PlanMobi
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Transporte público urbano
Onibus
Usuário
PlanMobi
description Neste trabalho são apresentados os resultados de avaliação do transporte público urbano por ônibus na cidade de Osasco, pesquisa de campo realizada pelo Órgão Gestor – CMTO e pela concessionária Auto Viação Urubupungá Ltda., sob a ótica da qualidade dos serviços prestados pela empresa Urubupungá em especial. O método da avaliação consistiu na aplicação de pesquisa aos usuários do sistema de transporte pela qual a empresa Urubupungá é prestadora dos serviços na região norte com a maioria das suas linhas, onde foram avaliados o desempenho e a importância dos principais fatores de qualidade. A segunda maneira de avaliação foi considerada a metodologia utilizada pela Companhia Municipal de Transporte de Osasco – CMTO para o PlanMobi – Plano de Mobilidade Urbano da Cidade, no acompanhamento do serviço prestado pelas empresas operadoras do transporte urbano por passageiros. Com base nessas avaliações, sobretudo nos resultados da pesquisa de satisfação dos usuários, foram identificados os principais aspectos positivos e negativos do transporte coletivo, que será relato no capitulo 4 dessa monografia. À luz desses fatos, é apresentado um conjunto de ações para melhoria do sistema. Essas ações, basicamente, se resumem no seguinte: tratar os atributos da pesquisa realizada pela Urubupungá com a menor nota de satisfação do serviço; melhorar a pontualidade, intervalo, limpeza e lotação das linhas, pela análise na pesquisa da CMTO, criar corredores exclusivo para ônibus, regularizar o pavimento das vias por onde circulam os coletivos, instalar mais abrigos com bancos e cobertura nos mesmos, divulgar os serviços tecnológicos que já estão disponíveis para os usuários como CittaMobi, fazer um reestudo no traçado das linhas atuais diminuindo o intervalo entre atendimento em alguns locais específicos
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-24T21:37:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-24T21:37:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lins, José Linaldo. Avaliação da qualidade na prestação de serviço no transporte público urbano de passageiros na cidade de Osasco: uma pesquisa de satisfação. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Administração de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27377
identifier_str_mv Lins, José Linaldo. Avaliação da qualidade na prestação de serviço no transporte público urbano de passageiros na cidade de Osasco: uma pesquisa de satisfação. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Administração de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Administração de Empresas
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27377/1/JOS%c3%89%20LINALDO%20LINS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27377/2/JOS%c3%89%20LINALDO%20LINS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27377/3/JOS%c3%89%20LINALDO%20LINS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f5559d27882a84b77c04edf9bf6d432
1c68edbebacfc427746dbf44fd58b2b9
cbed5add202224b76409fe08c0d26c5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277817731416064