O erro na aquisição do inglês como segunda língua: uma abordagem alternativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Cristhiane Bonasorte dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13737
Resumo: This paper looks at difficulties presented by students of English as a Second Language who are not able to speak the language. Although dedicated to their studies, they can t overcome obstacles faced in their path. The current study has focused on mistakes as important occurrences to discuss this problem. Although mistakes are inevitable, they show an intricate relationship between the speaker and the language. This project aims to offer an alternative reflexion and analyses on mistakes in the acquisition process of English as a second language. Throughout this research, mistakes of Intermediate ESL (English of a Second Language) students are analysed based on two linguistically theoretical approach: Interactionism and Language Clínic . This work elected to (1) investigate errors of intermediate students (2) interpret mistakes under the theoretical perspective mentioned above; (3) reflect on the particular ways of the relationship speaker-language;(4) critically reflect on the traditional directions in formal ESL in light of this new perspective. Considerations on the relationship of the speaker and his mother language and its consequent interference in the acquisition of English as a second language are also discussed in this paper
id PUC_SP-1_70b83197edf8767683ee48106463686e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13737
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Lier-DeVitto, Maria Franciscahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247215P5Reis, Cristhiane Bonasorte dos2016-04-28T18:23:04Z2015-07-132015-06-30Reis, Cristhiane Bonasorte dos. O erro na aquisição do inglês como segunda língua: uma abordagem alternativa. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13737This paper looks at difficulties presented by students of English as a Second Language who are not able to speak the language. Although dedicated to their studies, they can t overcome obstacles faced in their path. The current study has focused on mistakes as important occurrences to discuss this problem. Although mistakes are inevitable, they show an intricate relationship between the speaker and the language. This project aims to offer an alternative reflexion and analyses on mistakes in the acquisition process of English as a second language. Throughout this research, mistakes of Intermediate ESL (English of a Second Language) students are analysed based on two linguistically theoretical approach: Interactionism and Language Clínic . This work elected to (1) investigate errors of intermediate students (2) interpret mistakes under the theoretical perspective mentioned above; (3) reflect on the particular ways of the relationship speaker-language;(4) critically reflect on the traditional directions in formal ESL in light of this new perspective. Considerations on the relationship of the speaker and his mother language and its consequent interference in the acquisition of English as a second language are also discussed in this paperA questão que move este trabalho foi deflagrada por dificuldades apresentadas por alunos de inglês como segunda língua - alunos que, apesar de dedicados ao estudo, não conseguem falar inglês . Eles esbarram e ficam detidos em dificuldades que se configuram como verdadeiros obstáculos em sua trajetória. Focaliza-se, neste projeto, o erro como ocorrência privilegiada para a discussão deste problema. Embora os erros sejam inevitáveis eles mostram uma relação intrincada entre a língua e o falante. Este projeto tem o objetivo de oferecer uma via alternativa de reflexão e de análise sobre o erro na aquisição do inglês como segunda língua de alunos intermediários, a partir da implicação de duas teorizações articuladas o Interacionismo em e a Clínica de Linguagem. Este trabalho elege (1) investigar erros como dados de fala de alunos com nível de proficiência intermediária; (2) interpretar o erro sob a ótica da perspectiva teórica indicada acima; (3) refletir sobre os modos particulares da relação do sujeito à língua; (4) refletir criticamente sobre as direções tradicionais do ensino formal de inglês como língua estrangeira à luz dessa nova perspectiva. Considerações sobre a relação do sujeito com a língua materna e sua interferência no processo de aquisição do inglês sua influência nos erros cometidos na língua inglesa - participam das análises e discussõesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30520/Cristhiane%20Bonasorte%20dos%20Reis.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaAquisição da segunda línguaLíngua inglesa - Estudo e ensinoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAO erro na aquisição do inglês como segunda língua: uma abordagem alternativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCristhiane Bonasorte dos Reis.pdf.txtCristhiane Bonasorte dos Reis.pdf.txtExtracted texttext/plain231307https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13737/3/Cristhiane%20Bonasorte%20dos%20Reis.pdf.txt8a8768679e9a1f0c994e3fe5f73b5374MD53ORIGINALCristhiane Bonasorte dos Reis.pdfapplication/pdf1075519https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13737/1/Cristhiane%20Bonasorte%20dos%20Reis.pdfde30331e013131f94d0f8b5336d5b376MD51THUMBNAILCristhiane Bonasorte dos Reis.pdf.jpgCristhiane Bonasorte dos Reis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13737/2/Cristhiane%20Bonasorte%20dos%20Reis.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/137372022-04-27 22:36:29.627oai:repositorio.pucsp.br:handle/13737Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O erro na aquisição do inglês como segunda língua: uma abordagem alternativa
title O erro na aquisição do inglês como segunda língua: uma abordagem alternativa
spellingShingle O erro na aquisição do inglês como segunda língua: uma abordagem alternativa
Reis, Cristhiane Bonasorte dos
Aquisição da segunda língua
Língua inglesa - Estudo e ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short O erro na aquisição do inglês como segunda língua: uma abordagem alternativa
title_full O erro na aquisição do inglês como segunda língua: uma abordagem alternativa
title_fullStr O erro na aquisição do inglês como segunda língua: uma abordagem alternativa
title_full_unstemmed O erro na aquisição do inglês como segunda língua: uma abordagem alternativa
title_sort O erro na aquisição do inglês como segunda língua: uma abordagem alternativa
author Reis, Cristhiane Bonasorte dos
author_facet Reis, Cristhiane Bonasorte dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lier-DeVitto, Maria Francisca
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247215P5
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Cristhiane Bonasorte dos
contributor_str_mv Lier-DeVitto, Maria Francisca
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição da segunda língua
Língua inglesa - Estudo e ensino
topic Aquisição da segunda língua
Língua inglesa - Estudo e ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This paper looks at difficulties presented by students of English as a Second Language who are not able to speak the language. Although dedicated to their studies, they can t overcome obstacles faced in their path. The current study has focused on mistakes as important occurrences to discuss this problem. Although mistakes are inevitable, they show an intricate relationship between the speaker and the language. This project aims to offer an alternative reflexion and analyses on mistakes in the acquisition process of English as a second language. Throughout this research, mistakes of Intermediate ESL (English of a Second Language) students are analysed based on two linguistically theoretical approach: Interactionism and Language Clínic . This work elected to (1) investigate errors of intermediate students (2) interpret mistakes under the theoretical perspective mentioned above; (3) reflect on the particular ways of the relationship speaker-language;(4) critically reflect on the traditional directions in formal ESL in light of this new perspective. Considerations on the relationship of the speaker and his mother language and its consequent interference in the acquisition of English as a second language are also discussed in this paper
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Reis, Cristhiane Bonasorte dos. O erro na aquisição do inglês como segunda língua: uma abordagem alternativa. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13737
identifier_str_mv Reis, Cristhiane Bonasorte dos. O erro na aquisição do inglês como segunda língua: uma abordagem alternativa. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13737/3/Cristhiane%20Bonasorte%20dos%20Reis.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13737/1/Cristhiane%20Bonasorte%20dos%20Reis.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13737/2/Cristhiane%20Bonasorte%20dos%20Reis.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a8768679e9a1f0c994e3fe5f73b5374
de30331e013131f94d0f8b5336d5b376
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277849906970624