Considerações acerca das teorias da arte contemporânea: Arthur Danto e George Dickie

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frasson, Maria Eduarda Guedes Beozzo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32261
Resumo: Pensar as produções artísticas do homem a fim de compreender sua natureza e valor é uma atividade tradicionalmente difícil e volátil. Ao longo da história, os critérios avaliadores de uma obra de arte sofreram diversas alterações de forma que alguns objetos considerados obras de arte atualmente não poderiam ser obras de arte no século passado. As produções artísticas são de uma espécie que acompanha as transformações histórico-culturais da humanidade, significando uma intensa maleabilidade no que diz respeito às suas definições. Durante muito tempo, estudiosos adotaram a perspectiva do objeto artístico, sobretudo àquilo que ele representava, como norte da definição da obra de arte. Após o sucesso que as vanguardas artísticas do século XX tiveram em questionar tais valores tradicionais, contudo, fez-se necessário uma desvinculação entre o objeto e sua dimensão estética. A arte oriunda da contemporaneidade é marcada por uma aparente falta de entendimento sobre os objetos apresentados, por isso é alvo de constante reformulação teórica, de forma que ainda não há um consenso sobre como ocorre o ritual de conceber uma obra de arte. Pensaremos nesse trabalho, duas das teorias contemporâneas que se propõem a entender a obra de arte, suas principais considerações e limitações. A primeira, a teoria do ‘sobre-o-quê’’ de Arthur Danto, e a segunda, a Teoria Institucional de George Dickie
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