Uma proposta de ensino para o estudo da geometria hiperbólica em ambiente de geometria dinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marília Valério
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11370
Resumo: This dissertation had as its main objective to propose an environment computational to the learning of Hyperbolic Geometry in the training of teachers of mathematics. Based on the Theory of Didactical Situation developed by Guy Brousseau (1986) and studies with the Comprehension of Demonstrations from Raymond Duval (1993), a didactic sequence has been prepared on the subject. The present work is oriented by the question to what extent the dinamic geometry could interfere in the build of hyperbolic geometry s concepts, in the axiomatic study by the professor of mathematics and how this new knowledge could contribute to your formation? This research is founded on some assumptions of Didactic Engieneering, described for Artigue (1988). The relevance of this research is justified by the Nacional Curriculum Guidelines for the courses off Bachelor s Degree in Mathematics, and shortage of teaching-material for the study of this content. Aimed at responding the question of research and gather information that enable the improvement of this didactic proposal, a pilot project was implemented with students of the Professional Master s Degree in Mathematics Education given by PUC-SP University. The results showed that the use of dinamic geometry in the formation of concepts of Hiperbolic Geometry, in the inicial axiomatic proposal, is a resource that contribute to understing these concepts
id PUC_SP-1_7d4e6ef81c702391312d75ddfe1cffcc
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11370
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ag Almouloud, Saddohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252305J2Rocha, Marília Valério2016-04-27T16:58:51Z2009-03-042009-02-12Rocha, Marília Valério. Uma proposta de ensino para o estudo da geometria hiperbólica em ambiente de geometria dinâmica. 2009. 264 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11370This dissertation had as its main objective to propose an environment computational to the learning of Hyperbolic Geometry in the training of teachers of mathematics. Based on the Theory of Didactical Situation developed by Guy Brousseau (1986) and studies with the Comprehension of Demonstrations from Raymond Duval (1993), a didactic sequence has been prepared on the subject. The present work is oriented by the question to what extent the dinamic geometry could interfere in the build of hyperbolic geometry s concepts, in the axiomatic study by the professor of mathematics and how this new knowledge could contribute to your formation? This research is founded on some assumptions of Didactic Engieneering, described for Artigue (1988). The relevance of this research is justified by the Nacional Curriculum Guidelines for the courses off Bachelor s Degree in Mathematics, and shortage of teaching-material for the study of this content. Aimed at responding the question of research and gather information that enable the improvement of this didactic proposal, a pilot project was implemented with students of the Professional Master s Degree in Mathematics Education given by PUC-SP University. The results showed that the use of dinamic geometry in the formation of concepts of Hiperbolic Geometry, in the inicial axiomatic proposal, is a resource that contribute to understing these conceptsEsta dissertação teve como principal objetivo propor um ambiente computacional ao aprendizado da Geometria Hiperbólica na formação do professor de Matemática. Com base na Teoria das Situações Didáticas desenvolvida por Guy Brousseau (1986) e nos estudos sobre a compreensão das demonstrações, de Raymond Duval (1993), foi elaborada uma seqüência didática sobre o tema. A presente pesquisa orienta-se pela questão Em que medida a geometria dinâmica pode interferir na construção dos conceitos da Geometria Hiperbólica, no estudo axiomático realizado pelo professor de Matemática e como esse novo conhecimento pode contribuir para sua formação? . É fundamentada em alguns pressupostos da Engenharia Didática, descrita por Artigue (1988). Entende-se que a relevância desta pesquisa justifica-se nas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura (DCN) e na escassez de material didático para o estudo desse conteúdo. Visando a responder à questão de pesquisa e colher informações que possibilitem a melhoria desta proposta didática, aplicou-se um projeto-piloto com alunos do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, ministrado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Os resultados apontaram que a utilização da geometria dinâmica na formação dos conceitos da Geometria Hiperbólica, em uma proposta axiomática inicial, é um recurso que contribui para a interiorização desses conceitosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23702/Marilia%20Valerio%20Rocha.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoGeometria euclidianaEngenharia didáticaCinderella (Software)Euclides, Elementos deGeometria hiperbolicaProfessores de matematica -- Formacao profissionalHyperbolic geometryEuclidian geometryDidactical engineeringCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma proposta de ensino para o estudo da geometria hiperbólica em ambiente de geometria dinâmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarilia Valerio Rocha.pdf.txtMarilia Valerio Rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain315973https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11370/3/Marilia%20Valerio%20Rocha.pdf.txt34ab6e2588f0b3a9c591192d39f90449MD53ORIGINALMarilia Valerio Rocha.pdfapplication/pdf8276158https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11370/1/Marilia%20Valerio%20Rocha.pdfd505c41608ef75bd40e4dec17fd3873eMD51THUMBNAILMarilia Valerio Rocha.pdf.jpgMarilia Valerio Rocha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11370/2/Marilia%20Valerio%20Rocha.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/113702022-04-27 12:38:47.874oai:repositorio.pucsp.br:handle/11370Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:38:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma proposta de ensino para o estudo da geometria hiperbólica em ambiente de geometria dinâmica
title Uma proposta de ensino para o estudo da geometria hiperbólica em ambiente de geometria dinâmica
spellingShingle Uma proposta de ensino para o estudo da geometria hiperbólica em ambiente de geometria dinâmica
Rocha, Marília Valério
Geometria euclidiana
Engenharia didática
Cinderella (Software)
Euclides, Elementos de
Geometria hiperbolica
Professores de matematica -- Formacao profissional
Hyperbolic geometry
Euclidian geometry
Didactical engineering
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma proposta de ensino para o estudo da geometria hiperbólica em ambiente de geometria dinâmica
title_full Uma proposta de ensino para o estudo da geometria hiperbólica em ambiente de geometria dinâmica
title_fullStr Uma proposta de ensino para o estudo da geometria hiperbólica em ambiente de geometria dinâmica
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino para o estudo da geometria hiperbólica em ambiente de geometria dinâmica
title_sort Uma proposta de ensino para o estudo da geometria hiperbólica em ambiente de geometria dinâmica
author Rocha, Marília Valério
author_facet Rocha, Marília Valério
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ag Almouloud, Saddo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252305J2
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marília Valério
contributor_str_mv Ag Almouloud, Saddo
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria euclidiana
Engenharia didática
Cinderella (Software)
Euclides, Elementos de
Geometria hiperbolica
Professores de matematica -- Formacao profissional
topic Geometria euclidiana
Engenharia didática
Cinderella (Software)
Euclides, Elementos de
Geometria hiperbolica
Professores de matematica -- Formacao profissional
Hyperbolic geometry
Euclidian geometry
Didactical engineering
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Hyperbolic geometry
Euclidian geometry
Didactical engineering
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This dissertation had as its main objective to propose an environment computational to the learning of Hyperbolic Geometry in the training of teachers of mathematics. Based on the Theory of Didactical Situation developed by Guy Brousseau (1986) and studies with the Comprehension of Demonstrations from Raymond Duval (1993), a didactic sequence has been prepared on the subject. The present work is oriented by the question to what extent the dinamic geometry could interfere in the build of hyperbolic geometry s concepts, in the axiomatic study by the professor of mathematics and how this new knowledge could contribute to your formation? This research is founded on some assumptions of Didactic Engieneering, described for Artigue (1988). The relevance of this research is justified by the Nacional Curriculum Guidelines for the courses off Bachelor s Degree in Mathematics, and shortage of teaching-material for the study of this content. Aimed at responding the question of research and gather information that enable the improvement of this didactic proposal, a pilot project was implemented with students of the Professional Master s Degree in Mathematics Education given by PUC-SP University. The results showed that the use of dinamic geometry in the formation of concepts of Hiperbolic Geometry, in the inicial axiomatic proposal, is a resource that contribute to understing these concepts
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-03-04
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rocha, Marília Valério. Uma proposta de ensino para o estudo da geometria hiperbólica em ambiente de geometria dinâmica. 2009. 264 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11370
identifier_str_mv Rocha, Marília Valério. Uma proposta de ensino para o estudo da geometria hiperbólica em ambiente de geometria dinâmica. 2009. 264 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11370/3/Marilia%20Valerio%20Rocha.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11370/1/Marilia%20Valerio%20Rocha.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11370/2/Marilia%20Valerio%20Rocha.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 34ab6e2588f0b3a9c591192d39f90449
d505c41608ef75bd40e4dec17fd3873e
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277911264395264