O trabalho pedagógico e o desenvolvimento da fala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Viviane Mendes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31467
Resumo: O presente estudo retrata como o trabalho pedagógico contribui para o desenvolvimento da fala de crianças de dois anos de idade. Busca na teoria de Lev Vygotsky em que medida o desenvolvimento da linguagem e do pensamento decorre de uma interação sócio-histórica do indivíduo com o meio no qual está inserido. Também utiliza-se dos conceitos de dialogismo e interação social de Mickhail Bakthin para compreender como o discurso é construído a partir e em meio aos discursos dos outros. A descrição legal do que venha a ser o trabalho pedagógico, bem como seus objetivos na Educação Infantil brasileira pauta-se no conteúdo da Lei de Diretrizes e Bases e no Referencial Curricular da Educação Infantil. A realização de uma entrevista reflexiva com uma professora de crianças de dois anos de idade compõe o objeto de estudo e contribui de maneira empírica na compreensão de como as atividades são planejadas e executadas utilizando-se a oralidade como objetivo e mediador da prática pedagógica. Diante disso, conclui que o trabalho pedagógico com crianças de dois anos de idade objetiva principalmente o desenvolvimento da fala e a socialização das crianças
id PUC_SP-1_91be6b68754b843a658140b86e3d537b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31467
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Saisi, Neide BarbosaMachado, Viviane Mendes2023-02-28T22:44:34Z2023-02-28T22:44:34Z2009-07-21Machado, Viviane Mendes. O trabalho pedagógico e o desenvolvimento da fala. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31467O presente estudo retrata como o trabalho pedagógico contribui para o desenvolvimento da fala de crianças de dois anos de idade. Busca na teoria de Lev Vygotsky em que medida o desenvolvimento da linguagem e do pensamento decorre de uma interação sócio-histórica do indivíduo com o meio no qual está inserido. Também utiliza-se dos conceitos de dialogismo e interação social de Mickhail Bakthin para compreender como o discurso é construído a partir e em meio aos discursos dos outros. A descrição legal do que venha a ser o trabalho pedagógico, bem como seus objetivos na Educação Infantil brasileira pauta-se no conteúdo da Lei de Diretrizes e Bases e no Referencial Curricular da Educação Infantil. A realização de uma entrevista reflexiva com uma professora de crianças de dois anos de idade compõe o objeto de estudo e contribui de maneira empírica na compreensão de como as atividades são planejadas e executadas utilizando-se a oralidade como objetivo e mediador da prática pedagógica. Diante disso, conclui que o trabalho pedagógico com crianças de dois anos de idade objetiva principalmente o desenvolvimento da fala e a socialização das criançasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Fundamentos de uma Educação para o PensarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOFalaLinguagemPensamentoInteraçãoDesenvolvimentoTrabalho pedagógicoO trabalho pedagógico e o desenvolvimento da falainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALViviane Mendes Machado.pdfapplication/pdf362355https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31467/1/Viviane%20Mendes%20Machado.pdf05fc242ead0c0d8676035ed64f7fd5b5MD51TEXTViviane Mendes Machado.pdf.txtViviane Mendes Machado.pdf.txtExtracted texttext/plain114294https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31467/2/Viviane%20Mendes%20Machado.pdf.txtefed7101772770575123d326549ef940MD52THUMBNAILViviane Mendes Machado.pdf.jpgViviane Mendes Machado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1142https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31467/3/Viviane%20Mendes%20Machado.pdf.jpgab2eea24ee349474a4be7ca222d5376cMD53handle/314672023-03-01 01:11:14.083oai:repositorio.pucsp.br:handle/31467Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:11:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho pedagógico e o desenvolvimento da fala
title O trabalho pedagógico e o desenvolvimento da fala
spellingShingle O trabalho pedagógico e o desenvolvimento da fala
Machado, Viviane Mendes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Fala
Linguagem
Pensamento
Interação
Desenvolvimento
Trabalho pedagógico
title_short O trabalho pedagógico e o desenvolvimento da fala
title_full O trabalho pedagógico e o desenvolvimento da fala
title_fullStr O trabalho pedagógico e o desenvolvimento da fala
title_full_unstemmed O trabalho pedagógico e o desenvolvimento da fala
title_sort O trabalho pedagógico e o desenvolvimento da fala
author Machado, Viviane Mendes
author_facet Machado, Viviane Mendes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saisi, Neide Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Viviane Mendes
contributor_str_mv Saisi, Neide Barbosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Fala
Linguagem
Pensamento
Interação
Desenvolvimento
Trabalho pedagógico
dc.subject.por.fl_str_mv Fala
Linguagem
Pensamento
Interação
Desenvolvimento
Trabalho pedagógico
description O presente estudo retrata como o trabalho pedagógico contribui para o desenvolvimento da fala de crianças de dois anos de idade. Busca na teoria de Lev Vygotsky em que medida o desenvolvimento da linguagem e do pensamento decorre de uma interação sócio-histórica do indivíduo com o meio no qual está inserido. Também utiliza-se dos conceitos de dialogismo e interação social de Mickhail Bakthin para compreender como o discurso é construído a partir e em meio aos discursos dos outros. A descrição legal do que venha a ser o trabalho pedagógico, bem como seus objetivos na Educação Infantil brasileira pauta-se no conteúdo da Lei de Diretrizes e Bases e no Referencial Curricular da Educação Infantil. A realização de uma entrevista reflexiva com uma professora de crianças de dois anos de idade compõe o objeto de estudo e contribui de maneira empírica na compreensão de como as atividades são planejadas e executadas utilizando-se a oralidade como objetivo e mediador da prática pedagógica. Diante disso, conclui que o trabalho pedagógico com crianças de dois anos de idade objetiva principalmente o desenvolvimento da fala e a socialização das crianças
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-07-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:44:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:44:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Machado, Viviane Mendes. O trabalho pedagógico e o desenvolvimento da fala. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31467
identifier_str_mv Machado, Viviane Mendes. O trabalho pedagógico e o desenvolvimento da fala. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31467/1/Viviane%20Mendes%20Machado.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31467/2/Viviane%20Mendes%20Machado.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31467/3/Viviane%20Mendes%20Machado.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 05fc242ead0c0d8676035ed64f7fd5b5
efed7101772770575123d326549ef940
ab2eea24ee349474a4be7ca222d5376c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277772071174144