A oralidade na perspectiva dos documentos oficiais brasileiros sobre ensino da língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Bruno Richard dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26625
Resumo: The goal of this study is to investigate how the official documents: Foreign Language National Curriculum Parameters (Brazil, 1998), National Curriculum Guidelines for High School (Brazil 2006) and Common National Curriculum basis (Brazil 2017) approach the orality teaching in English language and what are the implications brought by them. The theoretical basis will take into account the development of English language teaching in Brazil followed by considerations on the socio-historical-cultural perspective of teaching-learning and oral production and comprehension. Besides that the theoretical perspectives of teaching-learning found in the documents will be presented and finally there will be an analysis and discussion about oral comprehension and production in foreign language found in the Foreign Language National Curriculum Parameters and oral comprehension and production found in the National Curriculum Guidelines for High School and Common National Curriculum basis
id PUC_SP-1_9dee9b3ae2127c2df57e4fcd071276cc
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/26625
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria Aparecida Caltabiano Magalhaes Borges daRibeiro, Bruno Richard dos Santos2022-08-12T22:04:24Z2022-08-12T22:04:24Z2020-02-11https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26625The goal of this study is to investigate how the official documents: Foreign Language National Curriculum Parameters (Brazil, 1998), National Curriculum Guidelines for High School (Brazil 2006) and Common National Curriculum basis (Brazil 2017) approach the orality teaching in English language and what are the implications brought by them. The theoretical basis will take into account the development of English language teaching in Brazil followed by considerations on the socio-historical-cultural perspective of teaching-learning and oral production and comprehension. Besides that the theoretical perspectives of teaching-learning found in the documents will be presented and finally there will be an analysis and discussion about oral comprehension and production in foreign language found in the Foreign Language National Curriculum Parameters and oral comprehension and production found in the National Curriculum Guidelines for High School and Common National Curriculum basisEste trabalho tem como objetivo investigar como os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares para Língua Estrangeira (Brasil, 1998), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Brasil 2006) e Base Nacional Comum Curricular (Brasil 2017) abordam o ensino da oralidade em língua inglesa e quais as implicações trazidas por eles. O embasamento teórico levará em consideração o desenvolvimento do ensino de língua inglesa no Brasil seguido das considerações sobre a perspectiva socio-histórico-cultural de ensinoaprendizagem e a produção e compreensão oral. Além disso serão apresentadas as perspectivas teóricas de ensino aprendizagem encontradas nos documentos e por fim uma análise e discussão referentes à produção e compreensão oral em língua estrangeira presentes nos Parâmetros Curriculares para Língua Estrangeira, e compreensão e produção oral em língua inglesa presentes na Orientações Curriculares para o Ensino Médio e na Base Nacional Comum CurricularporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASLíngua inglesaOralidadeDocumentos oficiais sobre o ensino de Língua InglesaEnsino-aprendizagemEnglish languageOralityOfficial documents on English language teachingTeaching-learningA oralidade na perspectiva dos documentos oficiais brasileiros sobre ensino da língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBruno Richard dos Santos Ribeiro.pdfapplication/pdf3114448https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26625/1/Bruno%20Richard%20dos%20Santos%20Ribeiro.pdf7457a9014fb9ae2a3aa34376176d5ef1MD51TEXTBruno Richard dos Santos Ribeiro.pdf.txtBruno Richard dos Santos Ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain99065https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26625/2/Bruno%20Richard%20dos%20Santos%20Ribeiro.pdf.txtaf1ba4f59f10b97ae331fc4f18ca5071MD52THUMBNAILBruno Richard dos Santos Ribeiro.pdf.jpgBruno Richard dos Santos Ribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26625/3/Bruno%20Richard%20dos%20Santos%20Ribeiro.pdf.jpg2c3f2525b59e2b1de6e19d25b3a06fa6MD53handle/266252022-08-19 13:59:26.391oai:repositorio.pucsp.br:handle/26625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-19T16:59:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A oralidade na perspectiva dos documentos oficiais brasileiros sobre ensino da língua inglesa
title A oralidade na perspectiva dos documentos oficiais brasileiros sobre ensino da língua inglesa
spellingShingle A oralidade na perspectiva dos documentos oficiais brasileiros sobre ensino da língua inglesa
Ribeiro, Bruno Richard dos Santos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Língua inglesa
Oralidade
Documentos oficiais sobre o ensino de Língua Inglesa
Ensino-aprendizagem
English language
Orality
Official documents on English language teaching
Teaching-learning
title_short A oralidade na perspectiva dos documentos oficiais brasileiros sobre ensino da língua inglesa
title_full A oralidade na perspectiva dos documentos oficiais brasileiros sobre ensino da língua inglesa
title_fullStr A oralidade na perspectiva dos documentos oficiais brasileiros sobre ensino da língua inglesa
title_full_unstemmed A oralidade na perspectiva dos documentos oficiais brasileiros sobre ensino da língua inglesa
title_sort A oralidade na perspectiva dos documentos oficiais brasileiros sobre ensino da língua inglesa
author Ribeiro, Bruno Richard dos Santos
author_facet Ribeiro, Bruno Richard dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria Aparecida Caltabiano Magalhaes Borges da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Bruno Richard dos Santos
contributor_str_mv Silva, Maria Aparecida Caltabiano Magalhaes Borges da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Língua inglesa
Oralidade
Documentos oficiais sobre o ensino de Língua Inglesa
Ensino-aprendizagem
English language
Orality
Official documents on English language teaching
Teaching-learning
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Oralidade
Documentos oficiais sobre o ensino de Língua Inglesa
Ensino-aprendizagem
dc.subject.eng.fl_str_mv English language
Orality
Official documents on English language teaching
Teaching-learning
description The goal of this study is to investigate how the official documents: Foreign Language National Curriculum Parameters (Brazil, 1998), National Curriculum Guidelines for High School (Brazil 2006) and Common National Curriculum basis (Brazil 2017) approach the orality teaching in English language and what are the implications brought by them. The theoretical basis will take into account the development of English language teaching in Brazil followed by considerations on the socio-historical-cultural perspective of teaching-learning and oral production and comprehension. Besides that the theoretical perspectives of teaching-learning found in the documents will be presented and finally there will be an analysis and discussion about oral comprehension and production in foreign language found in the Foreign Language National Curriculum Parameters and oral comprehension and production found in the National Curriculum Guidelines for High School and Common National Curriculum basis
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-12T22:04:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-12T22:04:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26625
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26625/1/Bruno%20Richard%20dos%20Santos%20Ribeiro.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26625/2/Bruno%20Richard%20dos%20Santos%20Ribeiro.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26625/3/Bruno%20Richard%20dos%20Santos%20Ribeiro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7457a9014fb9ae2a3aa34376176d5ef1
af1ba4f59f10b97ae331fc4f18ca5071
2c3f2525b59e2b1de6e19d25b3a06fa6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277909531099136