Práticas reflexivas e o processo de transformação de uma professora de inglês na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34021 |
Resumo: | A ênfase deste trabalho está na busca de indícios de possíveis transformações no caminho da construção de minha identidade como professora de inglês em uma escola pública. Busca também discutir a importância da formação continuada, aliada ao papel reflexivo do professor. Nesse sentido, procurei responder à seguinte pergunta de pesquisa: De que forma se transformaram minhas percepções e práticas como professora de inglês na escola pública após as provocações lançadas pelo curso de Práticas Reflexivas do Inglês na Escola Pública? Teoricamente o trabalho está apoiado em autores que comentam a formação dos professores e suas práticas reflexivas, como Alarcão (1996), Nóvoa (1992/1997), Perrenoud (1993/2001), Shõn (1987/2000); Celani (2004), Magalhães (1998), Paulo Freire (2001), que discutem uma nova maneira de pensar e de encarar a questão educativa. Optei por coletar os dados por meio de instrumentos específicos: seis diários reflexivos produzidos entre 05/08/2010 e 04/11/2010, sobre aulas em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, escritos concomitantemente à realização do curso de Práticas Reflexivas; e seis textos com comentários sobre cada um dos diários reflexivos, escritos após a finalização das aulas do curso Práticas Reflexivas. Apresento o tema “identidade” como relevante na vida profissional do professor e discuto algumas marcas de minha identidade como; a dificuldade de lidar com os imprevistos, a questão do medo, a culpa e a frustação, que derivam do fato de não se alcançar os objetivos propostos, além da preocupação com o tempo e a organização do espaço Na análise dos diários, aparece ainda uma constante preocupação em tratar do tema “Carreira Profissional”, indicado pelos cadernos do aluno e do professor, sugerido pela Secretaria de Educação do Estado. Os dados apontam para uma mudança em minha maneira de pensar e aceitar os riscos da profissão, indicando que a identidade do professor está sempre em movimento, dependente das relações sociais a que estamos expostos ou das quais fazemos parte |
id |
PUC_SP-1_a8ab224068763d35d3ddad59fe10e0b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/34021 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Maria FachinSantos, Cristina Cardeal Gomes dos2023-07-05T19:27:02Z2023-07-05T19:27:02Z2012-02-14Santos, Cristina Cardeal Gomes dos. Práticas reflexivas e o processo de transformação de uma professora de inglês na escola pública. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34021A ênfase deste trabalho está na busca de indícios de possíveis transformações no caminho da construção de minha identidade como professora de inglês em uma escola pública. Busca também discutir a importância da formação continuada, aliada ao papel reflexivo do professor. Nesse sentido, procurei responder à seguinte pergunta de pesquisa: De que forma se transformaram minhas percepções e práticas como professora de inglês na escola pública após as provocações lançadas pelo curso de Práticas Reflexivas do Inglês na Escola Pública? Teoricamente o trabalho está apoiado em autores que comentam a formação dos professores e suas práticas reflexivas, como Alarcão (1996), Nóvoa (1992/1997), Perrenoud (1993/2001), Shõn (1987/2000); Celani (2004), Magalhães (1998), Paulo Freire (2001), que discutem uma nova maneira de pensar e de encarar a questão educativa. Optei por coletar os dados por meio de instrumentos específicos: seis diários reflexivos produzidos entre 05/08/2010 e 04/11/2010, sobre aulas em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, escritos concomitantemente à realização do curso de Práticas Reflexivas; e seis textos com comentários sobre cada um dos diários reflexivos, escritos após a finalização das aulas do curso Práticas Reflexivas. Apresento o tema “identidade” como relevante na vida profissional do professor e discuto algumas marcas de minha identidade como; a dificuldade de lidar com os imprevistos, a questão do medo, a culpa e a frustação, que derivam do fato de não se alcançar os objetivos propostos, além da preocupação com o tempo e a organização do espaço Na análise dos diários, aparece ainda uma constante preocupação em tratar do tema “Carreira Profissional”, indicado pelos cadernos do aluno e do professor, sugerido pela Secretaria de Educação do Estado. Os dados apontam para uma mudança em minha maneira de pensar e aceitar os riscos da profissão, indicando que a identidade do professor está sempre em movimento, dependente das relações sociais a que estamos expostos ou das quais fazemos parteporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASFormação continuadaIdentidadeReflexãoPráticas reflexivas e o processo de transformação de uma professora de inglês na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCRISTINA CARDEAL GOMES DOS SANTOS.pdfapplication/pdf355970https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34021/1/CRISTINA%20CARDEAL%20GOMES%20DOS%20SANTOS.pdf15d9191bb85e9d4c7805d41f35cc4eddMD51TEXTCRISTINA CARDEAL GOMES DOS SANTOS.pdf.txtCRISTINA CARDEAL GOMES DOS SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain88099https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34021/2/CRISTINA%20CARDEAL%20GOMES%20DOS%20SANTOS.pdf.txtb044cccdc69f857aa4f83b3831b98097MD52THUMBNAILCRISTINA CARDEAL GOMES DOS SANTOS.pdf.jpgCRISTINA CARDEAL GOMES DOS SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1353https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34021/3/CRISTINA%20CARDEAL%20GOMES%20DOS%20SANTOS.pdf.jpgd3b2c3b546cf04a3e4accc918deff8a8MD53handle/340212023-07-06 01:15:18.899oai:repositorio.pucsp.br:handle/34021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:15:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas reflexivas e o processo de transformação de uma professora de inglês na escola pública |
title |
Práticas reflexivas e o processo de transformação de uma professora de inglês na escola pública |
spellingShingle |
Práticas reflexivas e o processo de transformação de uma professora de inglês na escola pública Santos, Cristina Cardeal Gomes dos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Formação continuada Identidade Reflexão |
title_short |
Práticas reflexivas e o processo de transformação de uma professora de inglês na escola pública |
title_full |
Práticas reflexivas e o processo de transformação de uma professora de inglês na escola pública |
title_fullStr |
Práticas reflexivas e o processo de transformação de uma professora de inglês na escola pública |
title_full_unstemmed |
Práticas reflexivas e o processo de transformação de uma professora de inglês na escola pública |
title_sort |
Práticas reflexivas e o processo de transformação de uma professora de inglês na escola pública |
author |
Santos, Cristina Cardeal Gomes dos |
author_facet |
Santos, Cristina Cardeal Gomes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Maria Fachin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cristina Cardeal Gomes dos |
contributor_str_mv |
Soares, Maria Fachin |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Formação continuada Identidade Reflexão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Identidade Reflexão |
description |
A ênfase deste trabalho está na busca de indícios de possíveis transformações no caminho da construção de minha identidade como professora de inglês em uma escola pública. Busca também discutir a importância da formação continuada, aliada ao papel reflexivo do professor. Nesse sentido, procurei responder à seguinte pergunta de pesquisa: De que forma se transformaram minhas percepções e práticas como professora de inglês na escola pública após as provocações lançadas pelo curso de Práticas Reflexivas do Inglês na Escola Pública? Teoricamente o trabalho está apoiado em autores que comentam a formação dos professores e suas práticas reflexivas, como Alarcão (1996), Nóvoa (1992/1997), Perrenoud (1993/2001), Shõn (1987/2000); Celani (2004), Magalhães (1998), Paulo Freire (2001), que discutem uma nova maneira de pensar e de encarar a questão educativa. Optei por coletar os dados por meio de instrumentos específicos: seis diários reflexivos produzidos entre 05/08/2010 e 04/11/2010, sobre aulas em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, escritos concomitantemente à realização do curso de Práticas Reflexivas; e seis textos com comentários sobre cada um dos diários reflexivos, escritos após a finalização das aulas do curso Práticas Reflexivas. Apresento o tema “identidade” como relevante na vida profissional do professor e discuto algumas marcas de minha identidade como; a dificuldade de lidar com os imprevistos, a questão do medo, a culpa e a frustação, que derivam do fato de não se alcançar os objetivos propostos, além da preocupação com o tempo e a organização do espaço Na análise dos diários, aparece ainda uma constante preocupação em tratar do tema “Carreira Profissional”, indicado pelos cadernos do aluno e do professor, sugerido pela Secretaria de Educação do Estado. Os dados apontam para uma mudança em minha maneira de pensar e aceitar os riscos da profissão, indicando que a identidade do professor está sempre em movimento, dependente das relações sociais a que estamos expostos ou das quais fazemos parte |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:27:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:27:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Cristina Cardeal Gomes dos. Práticas reflexivas e o processo de transformação de uma professora de inglês na escola pública. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34021 |
identifier_str_mv |
Santos, Cristina Cardeal Gomes dos. Práticas reflexivas e o processo de transformação de uma professora de inglês na escola pública. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34021/1/CRISTINA%20CARDEAL%20GOMES%20DOS%20SANTOS.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34021/2/CRISTINA%20CARDEAL%20GOMES%20DOS%20SANTOS.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34021/3/CRISTINA%20CARDEAL%20GOMES%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15d9191bb85e9d4c7805d41f35cc4edd b044cccdc69f857aa4f83b3831b98097 d3b2c3b546cf04a3e4accc918deff8a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277814445178880 |