Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guariroba, Ivan Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29422
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de uma professora de inglês da rede pública do Estado de São Paulo em relação à PósGraduação Lato-Sensu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP do Curso de Especialização em “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” oferecido pela Associação Cultura Inglesa – São Paulo. Para tanto, contraponho com uma leitura de cunho acadêmico e que traz desde abordagens clássicas, quanto contemporâneas da temática sobre o professor reflexivo propostas por Alarcão (2010), Celani (2009), Liberali (2012), Nóvoa (2008), Schön (2000) e Zeichner & Liston (1996). Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa. Inicialmente, apresento sua abordagem metodológica, para essa pesquisa utilizo o estudo de caso baseando em Rizzini, Castro & Sartor (1999), Stake (1987), Vergara (1998) e Yin (2010). Para coleta de dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas. Por meio desse estudo demonstro a necessidade de capacitação do professor reflexivo. Para a professora participante do estudo, o curso “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” proporcionou o crescimento profissional que sempre desejou, mas não alcançava antes do curso, pois não compreendia o que faltava em sua formação, para que ela fosse uma boa professora de inglês. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse não só sobre o meu papel como educador como também sobre a prática de meus educandos
id PUC_SP-1_ab6461916de21834c63cd183769d3ed3
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29422
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Nogueira, Andrea PatriciaGuariroba, Ivan Ferreira2022-10-25T21:01:24Z2022-10-25T21:01:24Z2014-05-07Guariroba, Ivan Ferreira. Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29422A presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de uma professora de inglês da rede pública do Estado de São Paulo em relação à PósGraduação Lato-Sensu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP do Curso de Especialização em “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” oferecido pela Associação Cultura Inglesa – São Paulo. Para tanto, contraponho com uma leitura de cunho acadêmico e que traz desde abordagens clássicas, quanto contemporâneas da temática sobre o professor reflexivo propostas por Alarcão (2010), Celani (2009), Liberali (2012), Nóvoa (2008), Schön (2000) e Zeichner & Liston (1996). Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa. Inicialmente, apresento sua abordagem metodológica, para essa pesquisa utilizo o estudo de caso baseando em Rizzini, Castro & Sartor (1999), Stake (1987), Vergara (1998) e Yin (2010). Para coleta de dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas. Por meio desse estudo demonstro a necessidade de capacitação do professor reflexivo. Para a professora participante do estudo, o curso “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” proporcionou o crescimento profissional que sempre desejou, mas não alcançava antes do curso, pois não compreendia o que faltava em sua formação, para que ela fosse uma boa professora de inglês. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse não só sobre o meu papel como educador como também sobre a prática de meus educandosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASProfessor reflexivoEnsino aprendizagemLíngua inglesaPercepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALIVAN FERREIRA GUARIROBA.pdfapplication/pdf552382https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29422/1/IVAN%20FERREIRA%20GUARIROBA.pdfd3d00c798c0c51e1d949f76ce4a5a3e4MD51TEXTIVAN FERREIRA GUARIROBA.pdf.txtIVAN FERREIRA GUARIROBA.pdf.txtExtracted texttext/plain85865https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29422/2/IVAN%20FERREIRA%20GUARIROBA.pdf.txt4d54be191cdb486735530e188eb7fdd8MD52THUMBNAILIVAN FERREIRA GUARIROBA.pdf.jpgIVAN FERREIRA GUARIROBA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1310https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29422/3/IVAN%20FERREIRA%20GUARIROBA.pdf.jpg1f78f2b4d03c276952d97005aabfc78fMD53handle/294222022-10-26 01:03:46.198oai:repositorio.pucsp.br:handle/29422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-26T04:03:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
title Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
spellingShingle Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
Guariroba, Ivan Ferreira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Professor reflexivo
Ensino aprendizagem
Língua inglesa
title_short Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
title_full Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
title_fullStr Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
title_full_unstemmed Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
title_sort Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
author Guariroba, Ivan Ferreira
author_facet Guariroba, Ivan Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.contributor.author.fl_str_mv Guariroba, Ivan Ferreira
contributor_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Professor reflexivo
Ensino aprendizagem
Língua inglesa
dc.subject.por.fl_str_mv Professor reflexivo
Ensino aprendizagem
Língua inglesa
description A presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de uma professora de inglês da rede pública do Estado de São Paulo em relação à PósGraduação Lato-Sensu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP do Curso de Especialização em “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” oferecido pela Associação Cultura Inglesa – São Paulo. Para tanto, contraponho com uma leitura de cunho acadêmico e que traz desde abordagens clássicas, quanto contemporâneas da temática sobre o professor reflexivo propostas por Alarcão (2010), Celani (2009), Liberali (2012), Nóvoa (2008), Schön (2000) e Zeichner & Liston (1996). Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa. Inicialmente, apresento sua abordagem metodológica, para essa pesquisa utilizo o estudo de caso baseando em Rizzini, Castro & Sartor (1999), Stake (1987), Vergara (1998) e Yin (2010). Para coleta de dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas. Por meio desse estudo demonstro a necessidade de capacitação do professor reflexivo. Para a professora participante do estudo, o curso “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” proporcionou o crescimento profissional que sempre desejou, mas não alcançava antes do curso, pois não compreendia o que faltava em sua formação, para que ela fosse uma boa professora de inglês. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse não só sobre o meu papel como educador como também sobre a prática de meus educandos
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Guariroba, Ivan Ferreira. Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29422
identifier_str_mv Guariroba, Ivan Ferreira. Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29422/1/IVAN%20FERREIRA%20GUARIROBA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29422/2/IVAN%20FERREIRA%20GUARIROBA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29422/3/IVAN%20FERREIRA%20GUARIROBA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d3d00c798c0c51e1d949f76ce4a5a3e4
4d54be191cdb486735530e188eb7fdd8
1f78f2b4d03c276952d97005aabfc78f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277810101977088