Ensinar-aprender inglês na escola pública é preciso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carmen Vasques dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33612
Resumo: The purpose of this research is to know how English teaching and learning is processed in a 6th grade elementary school class in a public school located in the Embaré neighborhood in the city of Santos, São Paulo. In order to achieve this purpose, it was necessary to observe and describe how the proposed activities are carried out. It is based on the constructivist theorists, the socio-interactionist Vygotsky (1998) - through his concepts of Language and Zone of Proximal Development - ZPD and Piaget (1975), with his concept of Balancing. Also discussed are some aspects contained in the National Curriculum Parameters - Foreign Language - PCN-LE (1998), on language and reading, as well as some considerations regarding didactic material. It is a qualitative research, through which the teacher-researcher observes and interprets the facts in a case study carried out with the students of the target class of this work. The data collection was carried out through questionnaires, journal of notes and tasks performed by the participating students and reports of the trainees. The results obtained provide a fairly clear view of what students understand about teaching-learning English, through what material and in what way
id PUC_SP-1_b2dc11ac058ad876c7b0186715543582
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33612
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Cunha, Ana Maria AffonsoSantos, Carmen Vasques dos2023-07-05T19:21:19Z2023-07-05T19:21:19Z2018-02-15Santos, Carmen Vasques dos. Ensinar-aprender inglês na escola pública é preciso. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33612The purpose of this research is to know how English teaching and learning is processed in a 6th grade elementary school class in a public school located in the Embaré neighborhood in the city of Santos, São Paulo. In order to achieve this purpose, it was necessary to observe and describe how the proposed activities are carried out. It is based on the constructivist theorists, the socio-interactionist Vygotsky (1998) - through his concepts of Language and Zone of Proximal Development - ZPD and Piaget (1975), with his concept of Balancing. Also discussed are some aspects contained in the National Curriculum Parameters - Foreign Language - PCN-LE (1998), on language and reading, as well as some considerations regarding didactic material. It is a qualitative research, through which the teacher-researcher observes and interprets the facts in a case study carried out with the students of the target class of this work. The data collection was carried out through questionnaires, journal of notes and tasks performed by the participating students and reports of the trainees. The results obtained provide a fairly clear view of what students understand about teaching-learning English, through what material and in what wayEsta pesquisa tem como objetivo conhecer como se processa o ensino- aprendizagem de Inglês em uma classe de 6o ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, localizada no bairro do Embaré, na cidade de Santos, São Paulo. Visando atingir tal propósito, necessário se fez observar e descrever como são realizadas as atividades propostas. Encontra-se fundamentada nos teóricos construtivistas, o sociointeracionista Vygotsky (1998) – por meio dos seus conceitos de Linguagem e de Zona de Desenvolvimento Proximal – ZPD e Piaget (1975), com seu conceito de Equilibração. Também são discutidos alguns aspectos contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira - PCN-LE (1998), sobre linguagem e leitura, além de algumas considerações a respeito de material didático. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da qual a professora-pesquisadora observa e interpreta os fatos em um estudo de caso realizado com os alunos da classe-alvo deste trabalho. A coleta de dados efetivou-se por meio de questionários, diário de notas e tarefas realizadas pelos alunos participantes e relatórios dos estagiários. Os resultados obtidos trazem uma visão bastante clara do que os alunos entendem sobre ensinar-aprender Inglês, por meio de que material e de que maneiraporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEnsino-aprendizagem de inglêsEscola públicaPesquisaEnglish teaching - learningState schoolResearchEnsinar-aprender inglês na escola pública é precisoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCARMEN VASQUES DOS SANTOS.pdfapplication/pdf1073195https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33612/1/CARMEN%20VASQUES%20DOS%20SANTOS.pdfaee33a993ce3b1b40f57b999873c3c3dMD51TEXTCARMEN VASQUES DOS SANTOS.pdf.txtCARMEN VASQUES DOS SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain215053https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33612/2/CARMEN%20VASQUES%20DOS%20SANTOS.pdf.txt2be83e8ed2fb032f37136a54769da40aMD52THUMBNAILCARMEN VASQUES DOS SANTOS.pdf.jpgCARMEN VASQUES DOS SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33612/3/CARMEN%20VASQUES%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg5820e51f3a86e463c1cb8d23ee9ebf7fMD53handle/336122023-07-06 01:10:30.699oai:repositorio.pucsp.br:handle/33612Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinar-aprender inglês na escola pública é preciso
title Ensinar-aprender inglês na escola pública é preciso
spellingShingle Ensinar-aprender inglês na escola pública é preciso
Santos, Carmen Vasques dos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino-aprendizagem de inglês
Escola pública
Pesquisa
English teaching - learning
State school
Research
title_short Ensinar-aprender inglês na escola pública é preciso
title_full Ensinar-aprender inglês na escola pública é preciso
title_fullStr Ensinar-aprender inglês na escola pública é preciso
title_full_unstemmed Ensinar-aprender inglês na escola pública é preciso
title_sort Ensinar-aprender inglês na escola pública é preciso
author Santos, Carmen Vasques dos
author_facet Santos, Carmen Vasques dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Ana Maria Affonso
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carmen Vasques dos
contributor_str_mv Cunha, Ana Maria Affonso
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino-aprendizagem de inglês
Escola pública
Pesquisa
English teaching - learning
State school
Research
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de inglês
Escola pública
Pesquisa
dc.subject.eng.fl_str_mv English teaching - learning
State school
Research
description The purpose of this research is to know how English teaching and learning is processed in a 6th grade elementary school class in a public school located in the Embaré neighborhood in the city of Santos, São Paulo. In order to achieve this purpose, it was necessary to observe and describe how the proposed activities are carried out. It is based on the constructivist theorists, the socio-interactionist Vygotsky (1998) - through his concepts of Language and Zone of Proximal Development - ZPD and Piaget (1975), with his concept of Balancing. Also discussed are some aspects contained in the National Curriculum Parameters - Foreign Language - PCN-LE (1998), on language and reading, as well as some considerations regarding didactic material. It is a qualitative research, through which the teacher-researcher observes and interprets the facts in a case study carried out with the students of the target class of this work. The data collection was carried out through questionnaires, journal of notes and tasks performed by the participating students and reports of the trainees. The results obtained provide a fairly clear view of what students understand about teaching-learning English, through what material and in what way
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:21:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:21:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Carmen Vasques dos. Ensinar-aprender inglês na escola pública é preciso. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33612
identifier_str_mv Santos, Carmen Vasques dos. Ensinar-aprender inglês na escola pública é preciso. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33612/1/CARMEN%20VASQUES%20DOS%20SANTOS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33612/2/CARMEN%20VASQUES%20DOS%20SANTOS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33612/3/CARMEN%20VASQUES%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aee33a993ce3b1b40f57b999873c3c3d
2be83e8ed2fb032f37136a54769da40a
5820e51f3a86e463c1cb8d23ee9ebf7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277904808312832