Região e regionalização nos livros didáticos de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12341 |
Resumo: | This work intends to concern a reflection about the region and regionalization in the didact books. This, it s necessary to get the understand of the concept of region and contextualize it historically and geographically from national geographers. Support us Gomes (2003, 2006), Lencioni (1999, 2002), Corrêa (1986,2006) and Moreira (2008). In Classical Geography we point to two important concepts of geographic region for science geographic: the natural and geographic regions. We consider significant contributions of Classical Geography Lablacheana and we emphasize on the Critical Geography the materialism concepts. Two major concepts, born in New Geography we exposed: Homogeneous Region and Functional Region. In the relationship established with the productions of knowledge theory and practice we have as reference the analyzes of Didact Nation Textbook Plan 2008. Then we did a list of the collection displayed by most of teachers in São Bernardo do Campo city. This study observes that discussions about this topic start in sixth grade the sense attributed to it is administrative political unit or homogeneous regions. The works analyzed present, explicitly or implicitly, a definition of region. All authors sought is related to geographical science. However, although the intention was to do critical approach, it was in the form of approach of Classical Geography |
id |
PUC_SP-1_dcb95d36d9a363dd42c23097bcca0c1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/12341 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Buitoni, Marisia Margarida Santiagohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421659D6Marinheiro, Dulcimara Lugoboni2016-04-27T18:15:48Z2009-06-172009-05-20Marinheiro, Dulcimara Lugoboni. Região e regionalização nos livros didáticos de geografia. 2009. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12341This work intends to concern a reflection about the region and regionalization in the didact books. This, it s necessary to get the understand of the concept of region and contextualize it historically and geographically from national geographers. Support us Gomes (2003, 2006), Lencioni (1999, 2002), Corrêa (1986,2006) and Moreira (2008). In Classical Geography we point to two important concepts of geographic region for science geographic: the natural and geographic regions. We consider significant contributions of Classical Geography Lablacheana and we emphasize on the Critical Geography the materialism concepts. Two major concepts, born in New Geography we exposed: Homogeneous Region and Functional Region. In the relationship established with the productions of knowledge theory and practice we have as reference the analyzes of Didact Nation Textbook Plan 2008. Then we did a list of the collection displayed by most of teachers in São Bernardo do Campo city. This study observes that discussions about this topic start in sixth grade the sense attributed to it is administrative political unit or homogeneous regions. The works analyzed present, explicitly or implicitly, a definition of region. All authors sought is related to geographical science. However, although the intention was to do critical approach, it was in the form of approach of Classical GeographyO presente trabalho tem como preocupação fundamental refletir sobre região e regionalização nos livros didáticos. Para tanto, foi necessário viabilizar a compreensão do conceito de região e regionalização contextualizando-os histórica e espacialmente com base em obras de referência sobre a geografia regional, principalmente as de autores brasileiros como Gomes (2003, 2006); Lencioni (1999, 2002); Corrêa (1986, 2006) e Moreira (2008). Os conceitos de região natural, região geográfica, região homogênea e região funcional foram destacados nesse contexto. Na relação que se estabelece com a produção do conhecimento - teoria e prática essas concepções embasaram a análise das coleções didáticas selecionadas nesta pesquisa. Todas elas foram inscritas no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2008 e integravam a lista das coleções mais indicadas pelos professores da Diretoria de São Bernardo do Campo. A pesquisa apontou que a discussão da região e da regionalização tem início na sexta série do ensino fundamental e o sentido que é atribuído a ela é de unidade político-administrativo ou de regiões homogêneas. Os autores das obras didáticas analisadas procuraram apresentar, explícita ou implicitamente, uma definição de região nesses volumes. Embora o discurso presente no manual do professor, e mesmo no decorrer do texto explicativo para o aluno, tenha a intenção de abordar a região com os referenciais da Geografia Humanista, o que se pode observar é a reprodução da concepção de região cristalizada pela Geografia Regional fundada no positivismo e historicismo, passando, principalmente a idéia de singularidade. Os textos e atividades sobre regionalização aproximam-se do discurso da ciência regional voltado à organização do espaço e à gestão do territórioSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/25299/Dulcimara%20Lugoboni%20Marinheiro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em GeografiaPUC-SPBRFaculdade de Ciências SociaisRegionalizaçãoLivro didáticoEnsino de geografiaGeografia -- TeoriaGeografia (Ensino fundamental) -- Livros didaticosGeografia regionalRegionalizationDidact booksTeaching fundamentalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIARegião e regionalização nos livros didáticos de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDulcimara Lugoboni Marinheiro.pdf.txtDulcimara Lugoboni Marinheiro.pdf.txtExtracted texttext/plain191337https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12341/3/Dulcimara%20Lugoboni%20Marinheiro.pdf.txt5fef2950c7e242525e939084e12f05f1MD53ORIGINALDulcimara Lugoboni Marinheiro.pdfapplication/pdf7684824https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12341/1/Dulcimara%20Lugoboni%20Marinheiro.pdfc71c4b880c9543b7a41e957c219567c7MD51THUMBNAILDulcimara Lugoboni Marinheiro.pdf.jpgDulcimara Lugoboni Marinheiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3489https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12341/2/Dulcimara%20Lugoboni%20Marinheiro.pdf.jpgf54671c8eb4ea972d015be5bcdd56ae3MD52handle/123412022-04-27 19:06:57.378oai:repositorio.pucsp.br:handle/12341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T22:06:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Região e regionalização nos livros didáticos de geografia |
title |
Região e regionalização nos livros didáticos de geografia |
spellingShingle |
Região e regionalização nos livros didáticos de geografia Marinheiro, Dulcimara Lugoboni Regionalização Livro didático Ensino de geografia Geografia -- Teoria Geografia (Ensino fundamental) -- Livros didaticos Geografia regional Regionalization Didact books Teaching fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
title_short |
Região e regionalização nos livros didáticos de geografia |
title_full |
Região e regionalização nos livros didáticos de geografia |
title_fullStr |
Região e regionalização nos livros didáticos de geografia |
title_full_unstemmed |
Região e regionalização nos livros didáticos de geografia |
title_sort |
Região e regionalização nos livros didáticos de geografia |
author |
Marinheiro, Dulcimara Lugoboni |
author_facet |
Marinheiro, Dulcimara Lugoboni |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Buitoni, Marisia Margarida Santiago |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421659D6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinheiro, Dulcimara Lugoboni |
contributor_str_mv |
Buitoni, Marisia Margarida Santiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Regionalização Livro didático Ensino de geografia Geografia -- Teoria Geografia (Ensino fundamental) -- Livros didaticos Geografia regional |
topic |
Regionalização Livro didático Ensino de geografia Geografia -- Teoria Geografia (Ensino fundamental) -- Livros didaticos Geografia regional Regionalization Didact books Teaching fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Regionalization Didact books Teaching fundamental |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
description |
This work intends to concern a reflection about the region and regionalization in the didact books. This, it s necessary to get the understand of the concept of region and contextualize it historically and geographically from national geographers. Support us Gomes (2003, 2006), Lencioni (1999, 2002), Corrêa (1986,2006) and Moreira (2008). In Classical Geography we point to two important concepts of geographic region for science geographic: the natural and geographic regions. We consider significant contributions of Classical Geography Lablacheana and we emphasize on the Critical Geography the materialism concepts. Two major concepts, born in New Geography we exposed: Homogeneous Region and Functional Region. In the relationship established with the productions of knowledge theory and practice we have as reference the analyzes of Didact Nation Textbook Plan 2008. Then we did a list of the collection displayed by most of teachers in São Bernardo do Campo city. This study observes that discussions about this topic start in sixth grade the sense attributed to it is administrative political unit or homogeneous regions. The works analyzed present, explicitly or implicitly, a definition of region. All authors sought is related to geographical science. However, although the intention was to do critical approach, it was in the form of approach of Classical Geography |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-06-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-05-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T18:15:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Marinheiro, Dulcimara Lugoboni. Região e regionalização nos livros didáticos de geografia. 2009. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12341 |
identifier_str_mv |
Marinheiro, Dulcimara Lugoboni. Região e regionalização nos livros didáticos de geografia. 2009. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12341/3/Dulcimara%20Lugoboni%20Marinheiro.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12341/1/Dulcimara%20Lugoboni%20Marinheiro.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12341/2/Dulcimara%20Lugoboni%20Marinheiro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5fef2950c7e242525e939084e12f05f1 c71c4b880c9543b7a41e957c219567c7 f54671c8eb4ea972d015be5bcdd56ae3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277938595528704 |