Região e regionalização nos livros didáticos de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinheiro, Dulcimara Lugoboni
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12341
Resumo: This work intends to concern a reflection about the region and regionalization in the didact books. This, it s necessary to get the understand of the concept of region and contextualize it historically and geographically from national geographers. Support us Gomes (2003, 2006), Lencioni (1999, 2002), Corrêa (1986,2006) and Moreira (2008). In Classical Geography we point to two important concepts of geographic region for science geographic: the natural and geographic regions. We consider significant contributions of Classical Geography Lablacheana and we emphasize on the Critical Geography the materialism concepts. Two major concepts, born in New Geography we exposed: Homogeneous Region and Functional Region. In the relationship established with the productions of knowledge theory and practice we have as reference the analyzes of Didact Nation Textbook Plan 2008. Then we did a list of the collection displayed by most of teachers in São Bernardo do Campo city. This study observes that discussions about this topic start in sixth grade the sense attributed to it is administrative political unit or homogeneous regions. The works analyzed present, explicitly or implicitly, a definition of region. All authors sought is related to geographical science. However, although the intention was to do critical approach, it was in the form of approach of Classical Geography
id PUC_SP-1_dcb95d36d9a363dd42c23097bcca0c1d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/12341
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Buitoni, Marisia Margarida Santiagohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421659D6Marinheiro, Dulcimara Lugoboni2016-04-27T18:15:48Z2009-06-172009-05-20Marinheiro, Dulcimara Lugoboni. Região e regionalização nos livros didáticos de geografia. 2009. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12341This work intends to concern a reflection about the region and regionalization in the didact books. This, it s necessary to get the understand of the concept of region and contextualize it historically and geographically from national geographers. Support us Gomes (2003, 2006), Lencioni (1999, 2002), Corrêa (1986,2006) and Moreira (2008). In Classical Geography we point to two important concepts of geographic region for science geographic: the natural and geographic regions. We consider significant contributions of Classical Geography Lablacheana and we emphasize on the Critical Geography the materialism concepts. Two major concepts, born in New Geography we exposed: Homogeneous Region and Functional Region. In the relationship established with the productions of knowledge theory and practice we have as reference the analyzes of Didact Nation Textbook Plan 2008. Then we did a list of the collection displayed by most of teachers in São Bernardo do Campo city. This study observes that discussions about this topic start in sixth grade the sense attributed to it is administrative political unit or homogeneous regions. The works analyzed present, explicitly or implicitly, a definition of region. All authors sought is related to geographical science. However, although the intention was to do critical approach, it was in the form of approach of Classical GeographyO presente trabalho tem como preocupação fundamental refletir sobre região e regionalização nos livros didáticos. Para tanto, foi necessário viabilizar a compreensão do conceito de região e regionalização contextualizando-os histórica e espacialmente com base em obras de referência sobre a geografia regional, principalmente as de autores brasileiros como Gomes (2003, 2006); Lencioni (1999, 2002); Corrêa (1986, 2006) e Moreira (2008). Os conceitos de região natural, região geográfica, região homogênea e região funcional foram destacados nesse contexto. Na relação que se estabelece com a produção do conhecimento - teoria e prática essas concepções embasaram a análise das coleções didáticas selecionadas nesta pesquisa. Todas elas foram inscritas no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2008 e integravam a lista das coleções mais indicadas pelos professores da Diretoria de São Bernardo do Campo. A pesquisa apontou que a discussão da região e da regionalização tem início na sexta série do ensino fundamental e o sentido que é atribuído a ela é de unidade político-administrativo ou de regiões homogêneas. Os autores das obras didáticas analisadas procuraram apresentar, explícita ou implicitamente, uma definição de região nesses volumes. Embora o discurso presente no manual do professor, e mesmo no decorrer do texto explicativo para o aluno, tenha a intenção de abordar a região com os referenciais da Geografia Humanista, o que se pode observar é a reprodução da concepção de região cristalizada pela Geografia Regional fundada no positivismo e historicismo, passando, principalmente a idéia de singularidade. Os textos e atividades sobre regionalização aproximam-se do discurso da ciência regional voltado à organização do espaço e à gestão do territórioSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/25299/Dulcimara%20Lugoboni%20Marinheiro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em GeografiaPUC-SPBRFaculdade de Ciências SociaisRegionalizaçãoLivro didáticoEnsino de geografiaGeografia -- TeoriaGeografia (Ensino fundamental) -- Livros didaticosGeografia regionalRegionalizationDidact booksTeaching fundamentalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIARegião e regionalização nos livros didáticos de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDulcimara Lugoboni Marinheiro.pdf.txtDulcimara Lugoboni Marinheiro.pdf.txtExtracted texttext/plain191337https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12341/3/Dulcimara%20Lugoboni%20Marinheiro.pdf.txt5fef2950c7e242525e939084e12f05f1MD53ORIGINALDulcimara Lugoboni Marinheiro.pdfapplication/pdf7684824https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12341/1/Dulcimara%20Lugoboni%20Marinheiro.pdfc71c4b880c9543b7a41e957c219567c7MD51THUMBNAILDulcimara Lugoboni Marinheiro.pdf.jpgDulcimara Lugoboni Marinheiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3489https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12341/2/Dulcimara%20Lugoboni%20Marinheiro.pdf.jpgf54671c8eb4ea972d015be5bcdd56ae3MD52handle/123412022-04-27 19:06:57.378oai:repositorio.pucsp.br:handle/12341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T22:06:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Região e regionalização nos livros didáticos de geografia
title Região e regionalização nos livros didáticos de geografia
spellingShingle Região e regionalização nos livros didáticos de geografia
Marinheiro, Dulcimara Lugoboni
Regionalização
Livro didático
Ensino de geografia
Geografia -- Teoria
Geografia (Ensino fundamental) -- Livros didaticos
Geografia regional
Regionalization
Didact books
Teaching fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
title_short Região e regionalização nos livros didáticos de geografia
title_full Região e regionalização nos livros didáticos de geografia
title_fullStr Região e regionalização nos livros didáticos de geografia
title_full_unstemmed Região e regionalização nos livros didáticos de geografia
title_sort Região e regionalização nos livros didáticos de geografia
author Marinheiro, Dulcimara Lugoboni
author_facet Marinheiro, Dulcimara Lugoboni
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Buitoni, Marisia Margarida Santiago
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421659D6
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinheiro, Dulcimara Lugoboni
contributor_str_mv Buitoni, Marisia Margarida Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv Regionalização
Livro didático
Ensino de geografia
Geografia -- Teoria
Geografia (Ensino fundamental) -- Livros didaticos
Geografia regional
topic Regionalização
Livro didático
Ensino de geografia
Geografia -- Teoria
Geografia (Ensino fundamental) -- Livros didaticos
Geografia regional
Regionalization
Didact books
Teaching fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Regionalization
Didact books
Teaching fundamental
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
description This work intends to concern a reflection about the region and regionalization in the didact books. This, it s necessary to get the understand of the concept of region and contextualize it historically and geographically from national geographers. Support us Gomes (2003, 2006), Lencioni (1999, 2002), Corrêa (1986,2006) and Moreira (2008). In Classical Geography we point to two important concepts of geographic region for science geographic: the natural and geographic regions. We consider significant contributions of Classical Geography Lablacheana and we emphasize on the Critical Geography the materialism concepts. Two major concepts, born in New Geography we exposed: Homogeneous Region and Functional Region. In the relationship established with the productions of knowledge theory and practice we have as reference the analyzes of Didact Nation Textbook Plan 2008. Then we did a list of the collection displayed by most of teachers in São Bernardo do Campo city. This study observes that discussions about this topic start in sixth grade the sense attributed to it is administrative political unit or homogeneous regions. The works analyzed present, explicitly or implicitly, a definition of region. All authors sought is related to geographical science. However, although the intention was to do critical approach, it was in the form of approach of Classical Geography
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-06-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-05-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T18:15:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Marinheiro, Dulcimara Lugoboni. Região e regionalização nos livros didáticos de geografia. 2009. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12341
identifier_str_mv Marinheiro, Dulcimara Lugoboni. Região e regionalização nos livros didáticos de geografia. 2009. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12341/3/Dulcimara%20Lugoboni%20Marinheiro.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12341/1/Dulcimara%20Lugoboni%20Marinheiro.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12341/2/Dulcimara%20Lugoboni%20Marinheiro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fef2950c7e242525e939084e12f05f1
c71c4b880c9543b7a41e957c219567c7
f54671c8eb4ea972d015be5bcdd56ae3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277938595528704