Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14420
Resumo: The textual world of a pedagogic project reveals characteristcs that pertains to he real world. To write a project is to organize, within the text, the pedagogical sequence of events in order to outline the development, measure the results and record what is planned for possible and necessary adaptions thus teachers and students can construct and produce knowledge in a cooperative way. Theoretically based on Text Linguistic by Beaugrand & Dressler (1981) and Van Dijk (1972, 1998), this dissertation analyses texts from pedagogic projects produced by Portuguese teachers in the capacitation program "Teia do Saber - 2004" taught at FAAC-Faculdades Associadas de Cotia. This analysis examines some of the difficulties of first language teachers on the compositon of the pedagogic projects and demonstrates that constitutive principles of textuality points to the lack of knowledge of logic-textual relations for the constitution of the superstructure and the philosophy of the work with projects impedes the virtual cohesion among production, theory and educational actions
id PUC_SP-1_dfbcca630e6b0b58b29fa0fa07416c94
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14420
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Cintra, Anna Maria Marqueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718079U7Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro2016-04-28T19:34:10Z2007-05-022007-03-26Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro. Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14420The textual world of a pedagogic project reveals characteristcs that pertains to he real world. To write a project is to organize, within the text, the pedagogical sequence of events in order to outline the development, measure the results and record what is planned for possible and necessary adaptions thus teachers and students can construct and produce knowledge in a cooperative way. Theoretically based on Text Linguistic by Beaugrand & Dressler (1981) and Van Dijk (1972, 1998), this dissertation analyses texts from pedagogic projects produced by Portuguese teachers in the capacitation program "Teia do Saber - 2004" taught at FAAC-Faculdades Associadas de Cotia. This analysis examines some of the difficulties of first language teachers on the compositon of the pedagogic projects and demonstrates that constitutive principles of textuality points to the lack of knowledge of logic-textual relations for the constitution of the superstructure and the philosophy of the work with projects impedes the virtual cohesion among production, theory and educational actionsO texto de um Projeto Pedagógico revela no mundo textual características pertinentes ao mundo real. Escrever um projeto significa organizar no texto as ações pedagógicas para delinear os percursos básicos de desenvolvimento, mensurar os resultados e registrar o que foi idealizado para possíveis e necessárias adaptações, a fim de que professores e alunos construam conhecimentos de forma cooperativa. Esta dissertação circunscrita na Lingüística Textual de Beaugrande e Dressler (1981) e Van Dijk (1972,1998), faz uma análise lingüística do texto de projetos pedagógicos produzidos por professores de Língua Portuguesa no curso de capacitação Teia do Saber 2004, ministrado na FAAC - Faculdades Associadas de Cotia. A análise perscruta algumas das dificuldades dos professores de língua materna na elaboração do texto do Projeto Pedagógico e demonstra que os princípios constitutivos de textualidade denotam que o desconhecimento das relações lógico-textuais para a constituição da superestrutura, bem como o não conhecimento da filosofia de trabalho por projetos impede que haja uma coesão virtual entre produção, teoria e ações educativasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29781/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro%20Carreira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaAnálise lingüística do textoElaboração de textoProfessores de portugues -- Formacao profissionalEducacao continuadaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEnsino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRosangela Aparecida Ribeiro Carreira.pdf.txtRosangela Aparecida Ribeiro Carreira.pdf.txtExtracted texttext/plain265274https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14420/3/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro%20Carreira.pdf.txtf75ab340f3409e0dc161a870a25029c6MD53ORIGINALRosangela Aparecida Ribeiro Carreira.pdfapplication/pdf1596709https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14420/1/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro%20Carreira.pdfae3dd38e5b6d7cfe6d38e9b0e6ce788bMD51THUMBNAILRosangela Aparecida Ribeiro Carreira.pdf.jpgRosangela Aparecida Ribeiro Carreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1951https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14420/2/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro%20Carreira.pdf.jpgb1b74647aca4e1c9ce0835a3c9bbe3c3MD52handle/144202022-04-28 09:51:27.213oai:repositorio.pucsp.br:handle/14420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T12:51:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado
title Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado
spellingShingle Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado
Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro
Análise lingüística do texto
Elaboração de texto
Professores de portugues -- Formacao profissional
Educacao continuada
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado
title_full Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado
title_fullStr Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado
title_full_unstemmed Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado
title_sort Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado
author Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro
author_facet Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cintra, Anna Maria Marques
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718079U7
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro
contributor_str_mv Cintra, Anna Maria Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Análise lingüística do texto
Elaboração de texto
Professores de portugues -- Formacao profissional
Educacao continuada
topic Análise lingüística do texto
Elaboração de texto
Professores de portugues -- Formacao profissional
Educacao continuada
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description The textual world of a pedagogic project reveals characteristcs that pertains to he real world. To write a project is to organize, within the text, the pedagogical sequence of events in order to outline the development, measure the results and record what is planned for possible and necessary adaptions thus teachers and students can construct and produce knowledge in a cooperative way. Theoretically based on Text Linguistic by Beaugrand & Dressler (1981) and Van Dijk (1972, 1998), this dissertation analyses texts from pedagogic projects produced by Portuguese teachers in the capacitation program "Teia do Saber - 2004" taught at FAAC-Faculdades Associadas de Cotia. This analysis examines some of the difficulties of first language teachers on the compositon of the pedagogic projects and demonstrates that constitutive principles of textuality points to the lack of knowledge of logic-textual relations for the constitution of the superstructure and the philosophy of the work with projects impedes the virtual cohesion among production, theory and educational actions
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T19:34:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro. Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14420
identifier_str_mv Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro. Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Língua Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14420/3/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro%20Carreira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14420/1/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro%20Carreira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14420/2/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro%20Carreira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f75ab340f3409e0dc161a870a25029c6
ae3dd38e5b6d7cfe6d38e9b0e6ce788b
b1b74647aca4e1c9ce0835a3c9bbe3c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277943280566272