Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14420 |
Resumo: | The textual world of a pedagogic project reveals characteristcs that pertains to he real world. To write a project is to organize, within the text, the pedagogical sequence of events in order to outline the development, measure the results and record what is planned for possible and necessary adaptions thus teachers and students can construct and produce knowledge in a cooperative way. Theoretically based on Text Linguistic by Beaugrand & Dressler (1981) and Van Dijk (1972, 1998), this dissertation analyses texts from pedagogic projects produced by Portuguese teachers in the capacitation program "Teia do Saber - 2004" taught at FAAC-Faculdades Associadas de Cotia. This analysis examines some of the difficulties of first language teachers on the compositon of the pedagogic projects and demonstrates that constitutive principles of textuality points to the lack of knowledge of logic-textual relations for the constitution of the superstructure and the philosophy of the work with projects impedes the virtual cohesion among production, theory and educational actions |
id |
PUC_SP-1_dfbcca630e6b0b58b29fa0fa07416c94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/14420 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Cintra, Anna Maria Marqueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718079U7Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro2016-04-28T19:34:10Z2007-05-022007-03-26Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro. Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14420The textual world of a pedagogic project reveals characteristcs that pertains to he real world. To write a project is to organize, within the text, the pedagogical sequence of events in order to outline the development, measure the results and record what is planned for possible and necessary adaptions thus teachers and students can construct and produce knowledge in a cooperative way. Theoretically based on Text Linguistic by Beaugrand & Dressler (1981) and Van Dijk (1972, 1998), this dissertation analyses texts from pedagogic projects produced by Portuguese teachers in the capacitation program "Teia do Saber - 2004" taught at FAAC-Faculdades Associadas de Cotia. This analysis examines some of the difficulties of first language teachers on the compositon of the pedagogic projects and demonstrates that constitutive principles of textuality points to the lack of knowledge of logic-textual relations for the constitution of the superstructure and the philosophy of the work with projects impedes the virtual cohesion among production, theory and educational actionsO texto de um Projeto Pedagógico revela no mundo textual características pertinentes ao mundo real. Escrever um projeto significa organizar no texto as ações pedagógicas para delinear os percursos básicos de desenvolvimento, mensurar os resultados e registrar o que foi idealizado para possíveis e necessárias adaptações, a fim de que professores e alunos construam conhecimentos de forma cooperativa. Esta dissertação circunscrita na Lingüística Textual de Beaugrande e Dressler (1981) e Van Dijk (1972,1998), faz uma análise lingüística do texto de projetos pedagógicos produzidos por professores de Língua Portuguesa no curso de capacitação Teia do Saber 2004, ministrado na FAAC - Faculdades Associadas de Cotia. A análise perscruta algumas das dificuldades dos professores de língua materna na elaboração do texto do Projeto Pedagógico e demonstra que os princípios constitutivos de textualidade denotam que o desconhecimento das relações lógico-textuais para a constituição da superestrutura, bem como o não conhecimento da filosofia de trabalho por projetos impede que haja uma coesão virtual entre produção, teoria e ações educativasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29781/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro%20Carreira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaAnálise lingüística do textoElaboração de textoProfessores de portugues -- Formacao profissionalEducacao continuadaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEnsino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRosangela Aparecida Ribeiro Carreira.pdf.txtRosangela Aparecida Ribeiro Carreira.pdf.txtExtracted texttext/plain265274https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14420/3/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro%20Carreira.pdf.txtf75ab340f3409e0dc161a870a25029c6MD53ORIGINALRosangela Aparecida Ribeiro Carreira.pdfapplication/pdf1596709https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14420/1/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro%20Carreira.pdfae3dd38e5b6d7cfe6d38e9b0e6ce788bMD51THUMBNAILRosangela Aparecida Ribeiro Carreira.pdf.jpgRosangela Aparecida Ribeiro Carreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1951https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14420/2/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro%20Carreira.pdf.jpgb1b74647aca4e1c9ce0835a3c9bbe3c3MD52handle/144202022-04-28 09:51:27.213oai:repositorio.pucsp.br:handle/14420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T12:51:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado |
title |
Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado |
spellingShingle |
Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro Análise lingüística do texto Elaboração de texto Professores de portugues -- Formacao profissional Educacao continuada CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado |
title_full |
Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado |
title_fullStr |
Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado |
title_full_unstemmed |
Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado |
title_sort |
Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado |
author |
Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro |
author_facet |
Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cintra, Anna Maria Marques |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718079U7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro |
contributor_str_mv |
Cintra, Anna Maria Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise lingüística do texto Elaboração de texto Professores de portugues -- Formacao profissional Educacao continuada |
topic |
Análise lingüística do texto Elaboração de texto Professores de portugues -- Formacao profissional Educacao continuada CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
The textual world of a pedagogic project reveals characteristcs that pertains to he real world. To write a project is to organize, within the text, the pedagogical sequence of events in order to outline the development, measure the results and record what is planned for possible and necessary adaptions thus teachers and students can construct and produce knowledge in a cooperative way. Theoretically based on Text Linguistic by Beaugrand & Dressler (1981) and Van Dijk (1972, 1998), this dissertation analyses texts from pedagogic projects produced by Portuguese teachers in the capacitation program "Teia do Saber - 2004" taught at FAAC-Faculdades Associadas de Cotia. This analysis examines some of the difficulties of first language teachers on the compositon of the pedagogic projects and demonstrates that constitutive principles of textuality points to the lack of knowledge of logic-textual relations for the constitution of the superstructure and the philosophy of the work with projects impedes the virtual cohesion among production, theory and educational actions |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T19:34:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro. Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14420 |
identifier_str_mv |
Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro. Ensino e Linguagem: entre o ideal e o real na construção de um projeto pedagógico integrado. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Língua Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14420/3/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro%20Carreira.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14420/1/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro%20Carreira.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14420/2/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro%20Carreira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f75ab340f3409e0dc161a870a25029c6 ae3dd38e5b6d7cfe6d38e9b0e6ce788b b1b74647aca4e1c9ce0835a3c9bbe3c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277943280566272 |