Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Juliana Aparecida de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34534
Resumo: Lecionar é um grande desafio para os professores da rede pública não só em virtude das péssimas condições de trabalho da maioria das escolas, mas também devido à falta de interesse ou motivação dos estudantes. Esta pesquisa teve por objetivo propor a reformulação no planejamento escolar dos sétimos anos do ensino fundamental que contemple o que os alunos desejam com o que os documentos oficiais dizem, baseado na triangulação dos dados obtidos através de dois questionários (o primeiro relativo a análise de necessidades e o segundo com informações relacionadas aos gostos e preferências dos alunos nas aulas de inglês), de duas entrevistas (afim de aprofundar algumas questões que não foram bem respondidas nos questionários aplicados) e do plano de ensino que apresenta as expectativas de aprendizagem, conteúdos, estratégias e procedimentos de ensino-aprendizagem, tipos de avaliação, observações do professor e coordenador da escola. Este trabalho foi dividido em quatro capítulos: a fundamentação teórica que ampara essa pesquisa HUTCHINSON e WATERS (1987), LEFFA (2007), COLL e MONEREO (2010), ROGERS (1976, 1984) e SOUZA (2010), os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (5ª e 8ª séries) – Língua Estrangeira (Brasil, 1998) e Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2011), em seguida, a metodologia baseada em VAN LIER (2005) e LIBERALI (2011) com a descrição do contexto onde a pesquisa foi realizada, depois a apresentação e análise dos dados e posteriormente o atual plano de ensino com sugestões para a sua reformulação. Encerro com algumas considerações, além das limitações, contribuições e sugestões para futuras pesquisas
id PUC_SP-1_e29fa1a333f713855af126f3fbfb108a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34534
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Penna, LucianaFernandes, Juliana Aparecida de Oliveira2023-07-05T19:33:26Z2023-07-05T19:33:26Z2016-01-28Fernandes, Juliana Aparecida de Oliveira. Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34534Lecionar é um grande desafio para os professores da rede pública não só em virtude das péssimas condições de trabalho da maioria das escolas, mas também devido à falta de interesse ou motivação dos estudantes. Esta pesquisa teve por objetivo propor a reformulação no planejamento escolar dos sétimos anos do ensino fundamental que contemple o que os alunos desejam com o que os documentos oficiais dizem, baseado na triangulação dos dados obtidos através de dois questionários (o primeiro relativo a análise de necessidades e o segundo com informações relacionadas aos gostos e preferências dos alunos nas aulas de inglês), de duas entrevistas (afim de aprofundar algumas questões que não foram bem respondidas nos questionários aplicados) e do plano de ensino que apresenta as expectativas de aprendizagem, conteúdos, estratégias e procedimentos de ensino-aprendizagem, tipos de avaliação, observações do professor e coordenador da escola. Este trabalho foi dividido em quatro capítulos: a fundamentação teórica que ampara essa pesquisa HUTCHINSON e WATERS (1987), LEFFA (2007), COLL e MONEREO (2010), ROGERS (1976, 1984) e SOUZA (2010), os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (5ª e 8ª séries) – Língua Estrangeira (Brasil, 1998) e Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2011), em seguida, a metodologia baseada em VAN LIER (2005) e LIBERALI (2011) com a descrição do contexto onde a pesquisa foi realizada, depois a apresentação e análise dos dados e posteriormente o atual plano de ensino com sugestões para a sua reformulação. Encerro com algumas considerações, além das limitações, contribuições e sugestões para futuras pesquisasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASReformulação no planejamentoAnálise de necessidadesEnsino-aprendizagemPlanejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJULIANA APARECIDA DE OLIVEIRA FERNANDES.pdfapplication/pdf1171422https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34534/1/JULIANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf88a306a0b012bb151c00b8ad43b8d880MD51TEXTJULIANA APARECIDA DE OLIVEIRA FERNANDES.pdf.txtJULIANA APARECIDA DE OLIVEIRA FERNANDES.pdf.txtExtracted texttext/plain195737https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34534/2/JULIANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf.txt401bd20d755694ec5c4454659597b780MD52THUMBNAILJULIANA APARECIDA DE OLIVEIRA FERNANDES.pdf.jpgJULIANA APARECIDA DE OLIVEIRA FERNANDES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1320https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34534/3/JULIANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf.jpg513bd6f4a688a09100bb7ea2703e0d92MD53handle/345342023-07-06 01:22:07.955oai:repositorio.pucsp.br:handle/34534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:22:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?
title Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?
spellingShingle Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?
Fernandes, Juliana Aparecida de Oliveira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Reformulação no planejamento
Análise de necessidades
Ensino-aprendizagem
title_short Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?
title_full Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?
title_fullStr Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?
title_full_unstemmed Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?
title_sort Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?
author Fernandes, Juliana Aparecida de Oliveira
author_facet Fernandes, Juliana Aparecida de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Penna, Luciana
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Juliana Aparecida de Oliveira
contributor_str_mv Penna, Luciana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Reformulação no planejamento
Análise de necessidades
Ensino-aprendizagem
dc.subject.por.fl_str_mv Reformulação no planejamento
Análise de necessidades
Ensino-aprendizagem
description Lecionar é um grande desafio para os professores da rede pública não só em virtude das péssimas condições de trabalho da maioria das escolas, mas também devido à falta de interesse ou motivação dos estudantes. Esta pesquisa teve por objetivo propor a reformulação no planejamento escolar dos sétimos anos do ensino fundamental que contemple o que os alunos desejam com o que os documentos oficiais dizem, baseado na triangulação dos dados obtidos através de dois questionários (o primeiro relativo a análise de necessidades e o segundo com informações relacionadas aos gostos e preferências dos alunos nas aulas de inglês), de duas entrevistas (afim de aprofundar algumas questões que não foram bem respondidas nos questionários aplicados) e do plano de ensino que apresenta as expectativas de aprendizagem, conteúdos, estratégias e procedimentos de ensino-aprendizagem, tipos de avaliação, observações do professor e coordenador da escola. Este trabalho foi dividido em quatro capítulos: a fundamentação teórica que ampara essa pesquisa HUTCHINSON e WATERS (1987), LEFFA (2007), COLL e MONEREO (2010), ROGERS (1976, 1984) e SOUZA (2010), os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (5ª e 8ª séries) – Língua Estrangeira (Brasil, 1998) e Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2011), em seguida, a metodologia baseada em VAN LIER (2005) e LIBERALI (2011) com a descrição do contexto onde a pesquisa foi realizada, depois a apresentação e análise dos dados e posteriormente o atual plano de ensino com sugestões para a sua reformulação. Encerro com algumas considerações, além das limitações, contribuições e sugestões para futuras pesquisas
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:33:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:33:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Fernandes, Juliana Aparecida de Oliveira. Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34534
identifier_str_mv Fernandes, Juliana Aparecida de Oliveira. Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34534/1/JULIANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34534/2/JULIANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34534/3/JULIANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 88a306a0b012bb151c00b8ad43b8d880
401bd20d755694ec5c4454659597b780
513bd6f4a688a09100bb7ea2703e0d92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277797635457024