Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34534 |
Resumo: | Lecionar é um grande desafio para os professores da rede pública não só em virtude das péssimas condições de trabalho da maioria das escolas, mas também devido à falta de interesse ou motivação dos estudantes. Esta pesquisa teve por objetivo propor a reformulação no planejamento escolar dos sétimos anos do ensino fundamental que contemple o que os alunos desejam com o que os documentos oficiais dizem, baseado na triangulação dos dados obtidos através de dois questionários (o primeiro relativo a análise de necessidades e o segundo com informações relacionadas aos gostos e preferências dos alunos nas aulas de inglês), de duas entrevistas (afim de aprofundar algumas questões que não foram bem respondidas nos questionários aplicados) e do plano de ensino que apresenta as expectativas de aprendizagem, conteúdos, estratégias e procedimentos de ensino-aprendizagem, tipos de avaliação, observações do professor e coordenador da escola. Este trabalho foi dividido em quatro capítulos: a fundamentação teórica que ampara essa pesquisa HUTCHINSON e WATERS (1987), LEFFA (2007), COLL e MONEREO (2010), ROGERS (1976, 1984) e SOUZA (2010), os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (5ª e 8ª séries) – Língua Estrangeira (Brasil, 1998) e Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2011), em seguida, a metodologia baseada em VAN LIER (2005) e LIBERALI (2011) com a descrição do contexto onde a pesquisa foi realizada, depois a apresentação e análise dos dados e posteriormente o atual plano de ensino com sugestões para a sua reformulação. Encerro com algumas considerações, além das limitações, contribuições e sugestões para futuras pesquisas |
id |
PUC_SP-1_e29fa1a333f713855af126f3fbfb108a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/34534 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Penna, LucianaFernandes, Juliana Aparecida de Oliveira2023-07-05T19:33:26Z2023-07-05T19:33:26Z2016-01-28Fernandes, Juliana Aparecida de Oliveira. Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34534Lecionar é um grande desafio para os professores da rede pública não só em virtude das péssimas condições de trabalho da maioria das escolas, mas também devido à falta de interesse ou motivação dos estudantes. Esta pesquisa teve por objetivo propor a reformulação no planejamento escolar dos sétimos anos do ensino fundamental que contemple o que os alunos desejam com o que os documentos oficiais dizem, baseado na triangulação dos dados obtidos através de dois questionários (o primeiro relativo a análise de necessidades e o segundo com informações relacionadas aos gostos e preferências dos alunos nas aulas de inglês), de duas entrevistas (afim de aprofundar algumas questões que não foram bem respondidas nos questionários aplicados) e do plano de ensino que apresenta as expectativas de aprendizagem, conteúdos, estratégias e procedimentos de ensino-aprendizagem, tipos de avaliação, observações do professor e coordenador da escola. Este trabalho foi dividido em quatro capítulos: a fundamentação teórica que ampara essa pesquisa HUTCHINSON e WATERS (1987), LEFFA (2007), COLL e MONEREO (2010), ROGERS (1976, 1984) e SOUZA (2010), os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (5ª e 8ª séries) – Língua Estrangeira (Brasil, 1998) e Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2011), em seguida, a metodologia baseada em VAN LIER (2005) e LIBERALI (2011) com a descrição do contexto onde a pesquisa foi realizada, depois a apresentação e análise dos dados e posteriormente o atual plano de ensino com sugestões para a sua reformulação. Encerro com algumas considerações, além das limitações, contribuições e sugestões para futuras pesquisasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASReformulação no planejamentoAnálise de necessidadesEnsino-aprendizagemPlanejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJULIANA APARECIDA DE OLIVEIRA FERNANDES.pdfapplication/pdf1171422https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34534/1/JULIANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf88a306a0b012bb151c00b8ad43b8d880MD51TEXTJULIANA APARECIDA DE OLIVEIRA FERNANDES.pdf.txtJULIANA APARECIDA DE OLIVEIRA FERNANDES.pdf.txtExtracted texttext/plain195737https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34534/2/JULIANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf.txt401bd20d755694ec5c4454659597b780MD52THUMBNAILJULIANA APARECIDA DE OLIVEIRA FERNANDES.pdf.jpgJULIANA APARECIDA DE OLIVEIRA FERNANDES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1320https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34534/3/JULIANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf.jpg513bd6f4a688a09100bb7ea2703e0d92MD53handle/345342023-07-06 01:22:07.955oai:repositorio.pucsp.br:handle/34534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:22:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais? |
title |
Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais? |
spellingShingle |
Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais? Fernandes, Juliana Aparecida de Oliveira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Reformulação no planejamento Análise de necessidades Ensino-aprendizagem |
title_short |
Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais? |
title_full |
Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais? |
title_fullStr |
Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais? |
title_full_unstemmed |
Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais? |
title_sort |
Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais? |
author |
Fernandes, Juliana Aparecida de Oliveira |
author_facet |
Fernandes, Juliana Aparecida de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Penna, Luciana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Juliana Aparecida de Oliveira |
contributor_str_mv |
Penna, Luciana |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Reformulação no planejamento Análise de necessidades Ensino-aprendizagem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reformulação no planejamento Análise de necessidades Ensino-aprendizagem |
description |
Lecionar é um grande desafio para os professores da rede pública não só em virtude das péssimas condições de trabalho da maioria das escolas, mas também devido à falta de interesse ou motivação dos estudantes. Esta pesquisa teve por objetivo propor a reformulação no planejamento escolar dos sétimos anos do ensino fundamental que contemple o que os alunos desejam com o que os documentos oficiais dizem, baseado na triangulação dos dados obtidos através de dois questionários (o primeiro relativo a análise de necessidades e o segundo com informações relacionadas aos gostos e preferências dos alunos nas aulas de inglês), de duas entrevistas (afim de aprofundar algumas questões que não foram bem respondidas nos questionários aplicados) e do plano de ensino que apresenta as expectativas de aprendizagem, conteúdos, estratégias e procedimentos de ensino-aprendizagem, tipos de avaliação, observações do professor e coordenador da escola. Este trabalho foi dividido em quatro capítulos: a fundamentação teórica que ampara essa pesquisa HUTCHINSON e WATERS (1987), LEFFA (2007), COLL e MONEREO (2010), ROGERS (1976, 1984) e SOUZA (2010), os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (5ª e 8ª séries) – Língua Estrangeira (Brasil, 1998) e Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2011), em seguida, a metodologia baseada em VAN LIER (2005) e LIBERALI (2011) com a descrição do contexto onde a pesquisa foi realizada, depois a apresentação e análise dos dados e posteriormente o atual plano de ensino com sugestões para a sua reformulação. Encerro com algumas considerações, além das limitações, contribuições e sugestões para futuras pesquisas |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-01-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:33:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:33:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Fernandes, Juliana Aparecida de Oliveira. Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34534 |
identifier_str_mv |
Fernandes, Juliana Aparecida de Oliveira. Planejamento escolar para as aulas de inglês do 7° ano: como fazê-lo contemplando as visões dos alunos e as orientações dos documentos oficiais?. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34534/1/JULIANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34534/2/JULIANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34534/3/JULIANA%20APARECIDA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
88a306a0b012bb151c00b8ad43b8d880 401bd20d755694ec5c4454659597b780 513bd6f4a688a09100bb7ea2703e0d92 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277797635457024 |