A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pita, Ana Regina da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15922
Resumo: This research was conducted through observation of play activities in a school place and aimed to investigate the spontaneous interactions that occur among children with 6 to 10 years old in the range of classes in an elementary school in Sao Paulo s city. The theoretical work was based on the contributions of Donald Winnicott and Rachel Soifer. This research was conducted in a private school for three months and the procedure was based on observation and recording of data. In data analysis, we used some categories arising from own observations, always having as reference the contributions of Donald Winnicott and Raquel Soifer. The categories examined were: imagination, problem solving, the play alone, socialization, competition and rivalry, the issue of gender, fear and power, friendship, a possible case of transitional object and the observer and the children. We concluded that the play in these situations favored socialization, conflict resolution, development of unconscious fantasies, etc
id PUC_SP-1_ebbef0f5d5234395a2dea04ac8dc1e00
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/15922
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Safra, GilbertoPita, Ana Regina da Silva2016-04-28T20:40:17Z2010-07-222010-06-07Pita, Ana Regina da Silva. A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15922This research was conducted through observation of play activities in a school place and aimed to investigate the spontaneous interactions that occur among children with 6 to 10 years old in the range of classes in an elementary school in Sao Paulo s city. The theoretical work was based on the contributions of Donald Winnicott and Rachel Soifer. This research was conducted in a private school for three months and the procedure was based on observation and recording of data. In data analysis, we used some categories arising from own observations, always having as reference the contributions of Donald Winnicott and Raquel Soifer. The categories examined were: imagination, problem solving, the play alone, socialization, competition and rivalry, the issue of gender, fear and power, friendship, a possible case of transitional object and the observer and the children. We concluded that the play in these situations favored socialization, conflict resolution, development of unconscious fantasies, etcEssa pesquisa foi realizada por meio da observação de atividades lúdicas em um espaço escolar e teve como objetivo investigar as interações espontâneas que ocorrem através do brincar entre crianças de 6 a 10 anos durante o intervalo das aulas em uma escola particular de ensino fundamental na cidade de São Paulo. A perspectiva teórica de trabalho foi baseada nas contribuições de Donald Winnicott e as contribuições de Raquel Soifer. Para realizar esta pesquisa, foi usado o procedimento de observação e registro de dados, durante três meses. Na análise dos dados, utilizaram-se algumas categorias decorrentes das próprias observações, sempre tendo como referencia as contribuições de Donald Winnicott e de Raquel Soifer. As categorias analisadas foram: imaginação; soluções de problemas; o brincar sozinho; a socialização; a competição e a rivalidade; questão do gênero; o medo e o poder; a amizade; um possível caso de objeto transicional e a observadora e as crianças. Observamos que o brincar nessas situações favoreceu a socialização, a resolução de conflitos, elaboração de fantasias inconscientes, etcConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32105/Ana%20Regina%20da%20Silva%20Pita.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia ClínicaPUC-SPBRPsicologiaBrincarDesenvolvimento infantilWinnicott, Donald Woods -- [1896-1971]Brincadeiras -- Aspectos psicologicosCriancas -- DesenvolvimentoPlayChild developmentCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicottinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAna Regina da Silva Pita.pdf.txtAna Regina da Silva Pita.pdf.txtExtracted texttext/plain205843https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15922/3/Ana%20Regina%20da%20Silva%20Pita.pdf.txta9f1027b15612e62ad5753fa60593f40MD53ORIGINALAna Regina da Silva Pita.pdfapplication/pdf654696https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15922/1/Ana%20Regina%20da%20Silva%20Pita.pdf3960b5ac2a9c09f68a44a2a62dddb836MD51THUMBNAILAna Regina da Silva Pita.pdf.jpgAna Regina da Silva Pita.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15922/2/Ana%20Regina%20da%20Silva%20Pita.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/159222022-04-28 00:26:34.727oai:repositorio.pucsp.br:handle/15922Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T03:26:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott
title A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott
spellingShingle A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott
Pita, Ana Regina da Silva
Brincar
Desenvolvimento infantil
Winnicott, Donald Woods -- [1896-1971]
Brincadeiras -- Aspectos psicologicos
Criancas -- Desenvolvimento
Play
Child development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott
title_full A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott
title_fullStr A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott
title_full_unstemmed A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott
title_sort A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott
author Pita, Ana Regina da Silva
author_facet Pita, Ana Regina da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Safra, Gilberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pita, Ana Regina da Silva
contributor_str_mv Safra, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Desenvolvimento infantil
Winnicott, Donald Woods -- [1896-1971]
Brincadeiras -- Aspectos psicologicos
Criancas -- Desenvolvimento
topic Brincar
Desenvolvimento infantil
Winnicott, Donald Woods -- [1896-1971]
Brincadeiras -- Aspectos psicologicos
Criancas -- Desenvolvimento
Play
Child development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Play
Child development
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description This research was conducted through observation of play activities in a school place and aimed to investigate the spontaneous interactions that occur among children with 6 to 10 years old in the range of classes in an elementary school in Sao Paulo s city. The theoretical work was based on the contributions of Donald Winnicott and Rachel Soifer. This research was conducted in a private school for three months and the procedure was based on observation and recording of data. In data analysis, we used some categories arising from own observations, always having as reference the contributions of Donald Winnicott and Raquel Soifer. The categories examined were: imagination, problem solving, the play alone, socialization, competition and rivalry, the issue of gender, fear and power, friendship, a possible case of transitional object and the observer and the children. We concluded that the play in these situations favored socialization, conflict resolution, development of unconscious fantasies, etc
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-07-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:40:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pita, Ana Regina da Silva. A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15922
identifier_str_mv Pita, Ana Regina da Silva. A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15922/3/Ana%20Regina%20da%20Silva%20Pita.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15922/1/Ana%20Regina%20da%20Silva%20Pita.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15922/2/Ana%20Regina%20da%20Silva%20Pita.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a9f1027b15612e62ad5753fa60593f40
3960b5ac2a9c09f68a44a2a62dddb836
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277897435774976