A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15922 |
Resumo: | This research was conducted through observation of play activities in a school place and aimed to investigate the spontaneous interactions that occur among children with 6 to 10 years old in the range of classes in an elementary school in Sao Paulo s city. The theoretical work was based on the contributions of Donald Winnicott and Rachel Soifer. This research was conducted in a private school for three months and the procedure was based on observation and recording of data. In data analysis, we used some categories arising from own observations, always having as reference the contributions of Donald Winnicott and Raquel Soifer. The categories examined were: imagination, problem solving, the play alone, socialization, competition and rivalry, the issue of gender, fear and power, friendship, a possible case of transitional object and the observer and the children. We concluded that the play in these situations favored socialization, conflict resolution, development of unconscious fantasies, etc |
id |
PUC_SP-1_ebbef0f5d5234395a2dea04ac8dc1e00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/15922 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Safra, GilbertoPita, Ana Regina da Silva2016-04-28T20:40:17Z2010-07-222010-06-07Pita, Ana Regina da Silva. A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15922This research was conducted through observation of play activities in a school place and aimed to investigate the spontaneous interactions that occur among children with 6 to 10 years old in the range of classes in an elementary school in Sao Paulo s city. The theoretical work was based on the contributions of Donald Winnicott and Rachel Soifer. This research was conducted in a private school for three months and the procedure was based on observation and recording of data. In data analysis, we used some categories arising from own observations, always having as reference the contributions of Donald Winnicott and Raquel Soifer. The categories examined were: imagination, problem solving, the play alone, socialization, competition and rivalry, the issue of gender, fear and power, friendship, a possible case of transitional object and the observer and the children. We concluded that the play in these situations favored socialization, conflict resolution, development of unconscious fantasies, etcEssa pesquisa foi realizada por meio da observação de atividades lúdicas em um espaço escolar e teve como objetivo investigar as interações espontâneas que ocorrem através do brincar entre crianças de 6 a 10 anos durante o intervalo das aulas em uma escola particular de ensino fundamental na cidade de São Paulo. A perspectiva teórica de trabalho foi baseada nas contribuições de Donald Winnicott e as contribuições de Raquel Soifer. Para realizar esta pesquisa, foi usado o procedimento de observação e registro de dados, durante três meses. Na análise dos dados, utilizaram-se algumas categorias decorrentes das próprias observações, sempre tendo como referencia as contribuições de Donald Winnicott e de Raquel Soifer. As categorias analisadas foram: imaginação; soluções de problemas; o brincar sozinho; a socialização; a competição e a rivalidade; questão do gênero; o medo e o poder; a amizade; um possível caso de objeto transicional e a observadora e as crianças. Observamos que o brincar nessas situações favoreceu a socialização, a resolução de conflitos, elaboração de fantasias inconscientes, etcConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32105/Ana%20Regina%20da%20Silva%20Pita.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia ClínicaPUC-SPBRPsicologiaBrincarDesenvolvimento infantilWinnicott, Donald Woods -- [1896-1971]Brincadeiras -- Aspectos psicologicosCriancas -- DesenvolvimentoPlayChild developmentCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicottinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAna Regina da Silva Pita.pdf.txtAna Regina da Silva Pita.pdf.txtExtracted texttext/plain205843https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15922/3/Ana%20Regina%20da%20Silva%20Pita.pdf.txta9f1027b15612e62ad5753fa60593f40MD53ORIGINALAna Regina da Silva Pita.pdfapplication/pdf654696https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15922/1/Ana%20Regina%20da%20Silva%20Pita.pdf3960b5ac2a9c09f68a44a2a62dddb836MD51THUMBNAILAna Regina da Silva Pita.pdf.jpgAna Regina da Silva Pita.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15922/2/Ana%20Regina%20da%20Silva%20Pita.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/159222022-04-28 00:26:34.727oai:repositorio.pucsp.br:handle/15922Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T03:26:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott |
title |
A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott |
spellingShingle |
A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott Pita, Ana Regina da Silva Brincar Desenvolvimento infantil Winnicott, Donald Woods -- [1896-1971] Brincadeiras -- Aspectos psicologicos Criancas -- Desenvolvimento Play Child development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott |
title_full |
A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott |
title_fullStr |
A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott |
title_full_unstemmed |
A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott |
title_sort |
A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott |
author |
Pita, Ana Regina da Silva |
author_facet |
Pita, Ana Regina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Safra, Gilberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pita, Ana Regina da Silva |
contributor_str_mv |
Safra, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Desenvolvimento infantil Winnicott, Donald Woods -- [1896-1971] Brincadeiras -- Aspectos psicologicos Criancas -- Desenvolvimento |
topic |
Brincar Desenvolvimento infantil Winnicott, Donald Woods -- [1896-1971] Brincadeiras -- Aspectos psicologicos Criancas -- Desenvolvimento Play Child development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Play Child development |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
This research was conducted through observation of play activities in a school place and aimed to investigate the spontaneous interactions that occur among children with 6 to 10 years old in the range of classes in an elementary school in Sao Paulo s city. The theoretical work was based on the contributions of Donald Winnicott and Rachel Soifer. This research was conducted in a private school for three months and the procedure was based on observation and recording of data. In data analysis, we used some categories arising from own observations, always having as reference the contributions of Donald Winnicott and Raquel Soifer. The categories examined were: imagination, problem solving, the play alone, socialization, competition and rivalry, the issue of gender, fear and power, friendship, a possible case of transitional object and the observer and the children. We concluded that the play in these situations favored socialization, conflict resolution, development of unconscious fantasies, etc |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-07-22 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:40:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pita, Ana Regina da Silva. A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15922 |
identifier_str_mv |
Pita, Ana Regina da Silva. A interação do brincar em um espaço escolar entre crianças de 6 a 10 anos de idade: um estudo a partir da abordagem de Donald W. Winnicott. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15922/3/Ana%20Regina%20da%20Silva%20Pita.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15922/1/Ana%20Regina%20da%20Silva%20Pita.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15922/2/Ana%20Regina%20da%20Silva%20Pita.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9f1027b15612e62ad5753fa60593f40 3960b5ac2a9c09f68a44a2a62dddb836 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277897435774976 |