Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29207 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é verificar as percepções de cinco professores de inglês da rede pública de ensino de São Paulo sobre o curso de Especialização "Práticas Reflexivas e Ensino Aprendizagem de Inglês na Escola Pública" financiado pela Associação Cultura Inglesa – São Paulo e oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Através deste estudo busco enfatizar a importância da formação contínua do professor de inglês e a necessidade de profissionais reflexivos capazes de refletirem criticamente sua prática pedagógica. Para discorrer sobre a importância da formação do professor reflexivo, tenho como base teórica desta pesquisa autores como Rogers (2010), Perrenoud (2010), Nóvoa (2009), Gatti e Barreto (2009), Celani (2000), Pimenta (1996). A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso baseado em Yin (2010), Rizzini, Castro & Sartor (1999), Vergara (1998) e Stake (1987). Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados do estudo sugerem que o curso "Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de inglês na escola Pública" proporcionou mudanças na prática dos cinco professores participantes e o crescimento profissional almejado ao início do curso |
id |
PUC_SP-1_f27243ee507710705ebdefbbd67715ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29207 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira, Andrea PatriciaNogueira, Claudia Cruz2022-10-23T22:59:25Z2022-10-23T22:59:25Z2015-04-08Nogueira, Claudia Cruz. Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29207O objetivo desta pesquisa é verificar as percepções de cinco professores de inglês da rede pública de ensino de São Paulo sobre o curso de Especialização "Práticas Reflexivas e Ensino Aprendizagem de Inglês na Escola Pública" financiado pela Associação Cultura Inglesa – São Paulo e oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Através deste estudo busco enfatizar a importância da formação contínua do professor de inglês e a necessidade de profissionais reflexivos capazes de refletirem criticamente sua prática pedagógica. Para discorrer sobre a importância da formação do professor reflexivo, tenho como base teórica desta pesquisa autores como Rogers (2010), Perrenoud (2010), Nóvoa (2009), Gatti e Barreto (2009), Celani (2000), Pimenta (1996). A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso baseado em Yin (2010), Rizzini, Castro & Sartor (1999), Vergara (1998) e Stake (1987). Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados do estudo sugerem que o curso "Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de inglês na escola Pública" proporcionou mudanças na prática dos cinco professores participantes e o crescimento profissional almejado ao início do cursoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASFormação continuadaEscola públicaProfessor de inglêsProfessor reflexivoPercepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCLAUDIA CRUZ NOGUEIRA.pdfapplication/pdf370309https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29207/1/CLAUDIA%20CRUZ%20NOGUEIRA.pdf1c7d2bc806242a3fc7c87ace116136baMD51TEXTCLAUDIA CRUZ NOGUEIRA.pdf.txtCLAUDIA CRUZ NOGUEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain91001https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29207/2/CLAUDIA%20CRUZ%20NOGUEIRA.pdf.txtd00c0c36f4a7cd99f90895385a330370MD52THUMBNAILCLAUDIA CRUZ NOGUEIRA.pdf.jpgCLAUDIA CRUZ NOGUEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1350https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29207/3/CLAUDIA%20CRUZ%20NOGUEIRA.pdf.jpg0b13fa7a7976d572396844e7e3c683dcMD53handle/292072023-09-04 10:41:56.279oai:repositorio.pucsp.br:handle/29207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-04T13:41:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês |
title |
Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês |
spellingShingle |
Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês Nogueira, Claudia Cruz CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Formação continuada Escola pública Professor de inglês Professor reflexivo |
title_short |
Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês |
title_full |
Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês |
title_fullStr |
Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês |
title_full_unstemmed |
Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês |
title_sort |
Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês |
author |
Nogueira, Claudia Cruz |
author_facet |
Nogueira, Claudia Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Claudia Cruz |
contributor_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Formação continuada Escola pública Professor de inglês Professor reflexivo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Escola pública Professor de inglês Professor reflexivo |
description |
O objetivo desta pesquisa é verificar as percepções de cinco professores de inglês da rede pública de ensino de São Paulo sobre o curso de Especialização "Práticas Reflexivas e Ensino Aprendizagem de Inglês na Escola Pública" financiado pela Associação Cultura Inglesa – São Paulo e oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Através deste estudo busco enfatizar a importância da formação contínua do professor de inglês e a necessidade de profissionais reflexivos capazes de refletirem criticamente sua prática pedagógica. Para discorrer sobre a importância da formação do professor reflexivo, tenho como base teórica desta pesquisa autores como Rogers (2010), Perrenoud (2010), Nóvoa (2009), Gatti e Barreto (2009), Celani (2000), Pimenta (1996). A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso baseado em Yin (2010), Rizzini, Castro & Sartor (1999), Vergara (1998) e Stake (1987). Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados do estudo sugerem que o curso "Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de inglês na escola Pública" proporcionou mudanças na prática dos cinco professores participantes e o crescimento profissional almejado ao início do curso |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Nogueira, Claudia Cruz. Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29207 |
identifier_str_mv |
Nogueira, Claudia Cruz. Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29207/1/CLAUDIA%20CRUZ%20NOGUEIRA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29207/2/CLAUDIA%20CRUZ%20NOGUEIRA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29207/3/CLAUDIA%20CRUZ%20NOGUEIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c7d2bc806242a3fc7c87ace116136ba d00c0c36f4a7cd99f90895385a330370 0b13fa7a7976d572396844e7e3c683dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277895593426944 |