Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Claudia Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29207
Resumo: O objetivo desta pesquisa é verificar as percepções de cinco professores de inglês da rede pública de ensino de São Paulo sobre o curso de Especialização "Práticas Reflexivas e Ensino Aprendizagem de Inglês na Escola Pública" financiado pela Associação Cultura Inglesa – São Paulo e oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Através deste estudo busco enfatizar a importância da formação contínua do professor de inglês e a necessidade de profissionais reflexivos capazes de refletirem criticamente sua prática pedagógica. Para discorrer sobre a importância da formação do professor reflexivo, tenho como base teórica desta pesquisa autores como Rogers (2010), Perrenoud (2010), Nóvoa (2009), Gatti e Barreto (2009), Celani (2000), Pimenta (1996). A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso baseado em Yin (2010), Rizzini, Castro & Sartor (1999), Vergara (1998) e Stake (1987). Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados do estudo sugerem que o curso "Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de inglês na escola Pública" proporcionou mudanças na prática dos cinco professores participantes e o crescimento profissional almejado ao início do curso
id PUC_SP-1_f27243ee507710705ebdefbbd67715ec
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29207
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Nogueira, Andrea PatriciaNogueira, Claudia Cruz2022-10-23T22:59:25Z2022-10-23T22:59:25Z2015-04-08Nogueira, Claudia Cruz. Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29207O objetivo desta pesquisa é verificar as percepções de cinco professores de inglês da rede pública de ensino de São Paulo sobre o curso de Especialização "Práticas Reflexivas e Ensino Aprendizagem de Inglês na Escola Pública" financiado pela Associação Cultura Inglesa – São Paulo e oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Através deste estudo busco enfatizar a importância da formação contínua do professor de inglês e a necessidade de profissionais reflexivos capazes de refletirem criticamente sua prática pedagógica. Para discorrer sobre a importância da formação do professor reflexivo, tenho como base teórica desta pesquisa autores como Rogers (2010), Perrenoud (2010), Nóvoa (2009), Gatti e Barreto (2009), Celani (2000), Pimenta (1996). A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso baseado em Yin (2010), Rizzini, Castro & Sartor (1999), Vergara (1998) e Stake (1987). Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados do estudo sugerem que o curso "Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de inglês na escola Pública" proporcionou mudanças na prática dos cinco professores participantes e o crescimento profissional almejado ao início do cursoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASFormação continuadaEscola públicaProfessor de inglêsProfessor reflexivoPercepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCLAUDIA CRUZ NOGUEIRA.pdfapplication/pdf370309https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29207/1/CLAUDIA%20CRUZ%20NOGUEIRA.pdf1c7d2bc806242a3fc7c87ace116136baMD51TEXTCLAUDIA CRUZ NOGUEIRA.pdf.txtCLAUDIA CRUZ NOGUEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain91001https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29207/2/CLAUDIA%20CRUZ%20NOGUEIRA.pdf.txtd00c0c36f4a7cd99f90895385a330370MD52THUMBNAILCLAUDIA CRUZ NOGUEIRA.pdf.jpgCLAUDIA CRUZ NOGUEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1350https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29207/3/CLAUDIA%20CRUZ%20NOGUEIRA.pdf.jpg0b13fa7a7976d572396844e7e3c683dcMD53handle/292072023-09-04 10:41:56.279oai:repositorio.pucsp.br:handle/29207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-04T13:41:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
title Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
spellingShingle Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
Nogueira, Claudia Cruz
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Formação continuada
Escola pública
Professor de inglês
Professor reflexivo
title_short Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
title_full Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
title_fullStr Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
title_full_unstemmed Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
title_sort Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
author Nogueira, Claudia Cruz
author_facet Nogueira, Claudia Cruz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Claudia Cruz
contributor_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Formação continuada
Escola pública
Professor de inglês
Professor reflexivo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Escola pública
Professor de inglês
Professor reflexivo
description O objetivo desta pesquisa é verificar as percepções de cinco professores de inglês da rede pública de ensino de São Paulo sobre o curso de Especialização "Práticas Reflexivas e Ensino Aprendizagem de Inglês na Escola Pública" financiado pela Associação Cultura Inglesa – São Paulo e oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Através deste estudo busco enfatizar a importância da formação contínua do professor de inglês e a necessidade de profissionais reflexivos capazes de refletirem criticamente sua prática pedagógica. Para discorrer sobre a importância da formação do professor reflexivo, tenho como base teórica desta pesquisa autores como Rogers (2010), Perrenoud (2010), Nóvoa (2009), Gatti e Barreto (2009), Celani (2000), Pimenta (1996). A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso baseado em Yin (2010), Rizzini, Castro & Sartor (1999), Vergara (1998) e Stake (1987). Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados do estudo sugerem que o curso "Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de inglês na escola Pública" proporcionou mudanças na prática dos cinco professores participantes e o crescimento profissional almejado ao início do curso
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-23T22:59:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-23T22:59:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Nogueira, Claudia Cruz. Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29207
identifier_str_mv Nogueira, Claudia Cruz. Percepções de professores sobre um curso de formação contínua do professor de inglês. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29207/1/CLAUDIA%20CRUZ%20NOGUEIRA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29207/2/CLAUDIA%20CRUZ%20NOGUEIRA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29207/3/CLAUDIA%20CRUZ%20NOGUEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c7d2bc806242a3fc7c87ace116136ba
d00c0c36f4a7cd99f90895385a330370
0b13fa7a7976d572396844e7e3c683dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277895593426944