Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cláudia Hilsdorf
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47113
Resumo: Este artigo explora possibilidades de articulação entre os fundamentos da orientação translíngue e o pensamento decolonial. São inicialmente discutidas as principais características da sociedade contemporânea, sob a ótica de sua condição líquida e pós-disciplinar, bem como suas implicações para as relações humanas e para a educação linguística na contemporaneidade. Entre outras, as noções de translingualismo restritivo e expansivo são mobilizadas para embasar reflexões sobre o caráter político-ideológico das práticas translíngues e argumentar que, em sua vertente transformativa, a translinguagem pode assumir tonalidade pós-humana e pós-colonial e evidenciar-se como um potente recurso para a promoção de práticas (educativas) mais democratizadoras.
id PUC_SP-4_569cafe1b9917f5feeb8a003ae252f4d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47113
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngueTranslinguagemDecolonialidadeEducação Linguística CríticaEste artigo explora possibilidades de articulação entre os fundamentos da orientação translíngue e o pensamento decolonial. São inicialmente discutidas as principais características da sociedade contemporânea, sob a ótica de sua condição líquida e pós-disciplinar, bem como suas implicações para as relações humanas e para a educação linguística na contemporaneidade. Entre outras, as noções de translingualismo restritivo e expansivo são mobilizadas para embasar reflexões sobre o caráter político-ideológico das práticas translíngues e argumentar que, em sua vertente transformativa, a translinguagem pode assumir tonalidade pós-humana e pós-colonial e evidenciar-se como um potente recurso para a promoção de práticas (educativas) mais democratizadoras.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2020-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47113DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 35 n. 4 (2019): Publicação continuada1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47113/31461Copyright (c) 2020 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Cláudia Hilsdorf2020-02-17T20:01:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47113Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2020-02-17T20:01:05DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue
title Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue
spellingShingle Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue
Rocha, Cláudia Hilsdorf
Translinguagem
Decolonialidade
Educação Linguística Crítica
title_short Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue
title_full Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue
title_fullStr Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue
title_full_unstemmed Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue
title_sort Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue
author Rocha, Cláudia Hilsdorf
author_facet Rocha, Cláudia Hilsdorf
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Cláudia Hilsdorf
dc.subject.por.fl_str_mv Translinguagem
Decolonialidade
Educação Linguística Crítica
topic Translinguagem
Decolonialidade
Educação Linguística Crítica
description Este artigo explora possibilidades de articulação entre os fundamentos da orientação translíngue e o pensamento decolonial. São inicialmente discutidas as principais características da sociedade contemporânea, sob a ótica de sua condição líquida e pós-disciplinar, bem como suas implicações para as relações humanas e para a educação linguística na contemporaneidade. Entre outras, as noções de translingualismo restritivo e expansivo são mobilizadas para embasar reflexões sobre o caráter político-ideológico das práticas translíngues e argumentar que, em sua vertente transformativa, a translinguagem pode assumir tonalidade pós-humana e pós-colonial e evidenciar-se como um potente recurso para a promoção de práticas (educativas) mais democratizadoras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47113
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47113/31461
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 35 n. 4 (2019): Publicação continuada
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129304384143360