Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá Neto,Arthur Autran Franco de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Galáxia (São Paulo)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532018000200084
Resumo: Resumo Este artigo descreve e analisa as relações entre Estado e produtores cinematográficos na Argentina e no Brasil no período de 1930 a 1945, buscando também comparar ambas. No Brasil, o Estado adotou postura protecionista em relação ao cinema bem antes da Argentina, entretanto, isso não foi suficiente para fazer a produção de longas-metragens avançar no mercado. Na Argentina, o protecionismo foi mais tardio, porém ele tomou maior proporção do que no Brasil. Afigura-se também que, em ambos os casos, o protecionismo foi uma forma entre outras de o Estado tentar controlar ideologicamente a produção.
id PUC_SP-8_94a2e518836408d02c7aedd7e33430be
oai_identifier_str oai:scielo:S1982-25532018000200084
network_acronym_str PUC_SP-8
network_name_str Galáxia (São Paulo)
repository_id_str
spelling Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)Estadoprodução cinematográficaArgentinaBrasilhistória do cinemaResumo Este artigo descreve e analisa as relações entre Estado e produtores cinematográficos na Argentina e no Brasil no período de 1930 a 1945, buscando também comparar ambas. No Brasil, o Estado adotou postura protecionista em relação ao cinema bem antes da Argentina, entretanto, isso não foi suficiente para fazer a produção de longas-metragens avançar no mercado. Na Argentina, o protecionismo foi mais tardio, porém ele tomou maior proporção do que no Brasil. Afigura-se também que, em ambos os casos, o protecionismo foi uma forma entre outras de o Estado tentar controlar ideologicamente a produção.Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532018000200084Galáxia (São Paulo) n.38 2018reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SP10.1590/1982-2554234732info:eu-repo/semantics/openAccessSá Neto,Arthur Autran Franco depor2018-07-23T00:00:00Zoai:scielo:S1982-25532018000200084Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2018-07-23T00:00Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)
title Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)
spellingShingle Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)
Sá Neto,Arthur Autran Franco de
Estado
produção cinematográfica
Argentina
Brasil
história do cinema
title_short Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)
title_full Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)
title_fullStr Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)
title_full_unstemmed Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)
title_sort Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)
author Sá Neto,Arthur Autran Franco de
author_facet Sá Neto,Arthur Autran Franco de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá Neto,Arthur Autran Franco de
dc.subject.por.fl_str_mv Estado
produção cinematográfica
Argentina
Brasil
história do cinema
topic Estado
produção cinematográfica
Argentina
Brasil
história do cinema
description Resumo Este artigo descreve e analisa as relações entre Estado e produtores cinematográficos na Argentina e no Brasil no período de 1930 a 1945, buscando também comparar ambas. No Brasil, o Estado adotou postura protecionista em relação ao cinema bem antes da Argentina, entretanto, isso não foi suficiente para fazer a produção de longas-metragens avançar no mercado. Na Argentina, o protecionismo foi mais tardio, porém ele tomou maior proporção do que no Brasil. Afigura-se também que, em ambos os casos, o protecionismo foi uma forma entre outras de o Estado tentar controlar ideologicamente a produção.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532018000200084
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532018000200084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-2554234732
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv Galáxia (São Paulo) n.38 2018
reponame:Galáxia (São Paulo)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Galáxia (São Paulo)
collection Galáxia (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com
_version_ 1752127620653252608