Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Galáxia (São Paulo) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532018000200084 |
Resumo: | Resumo Este artigo descreve e analisa as relações entre Estado e produtores cinematográficos na Argentina e no Brasil no período de 1930 a 1945, buscando também comparar ambas. No Brasil, o Estado adotou postura protecionista em relação ao cinema bem antes da Argentina, entretanto, isso não foi suficiente para fazer a produção de longas-metragens avançar no mercado. Na Argentina, o protecionismo foi mais tardio, porém ele tomou maior proporção do que no Brasil. Afigura-se também que, em ambos os casos, o protecionismo foi uma forma entre outras de o Estado tentar controlar ideologicamente a produção. |
id |
PUC_SP-8_94a2e518836408d02c7aedd7e33430be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1982-25532018000200084 |
network_acronym_str |
PUC_SP-8 |
network_name_str |
Galáxia (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)Estadoprodução cinematográficaArgentinaBrasilhistória do cinemaResumo Este artigo descreve e analisa as relações entre Estado e produtores cinematográficos na Argentina e no Brasil no período de 1930 a 1945, buscando também comparar ambas. No Brasil, o Estado adotou postura protecionista em relação ao cinema bem antes da Argentina, entretanto, isso não foi suficiente para fazer a produção de longas-metragens avançar no mercado. Na Argentina, o protecionismo foi mais tardio, porém ele tomou maior proporção do que no Brasil. Afigura-se também que, em ambos os casos, o protecionismo foi uma forma entre outras de o Estado tentar controlar ideologicamente a produção.Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532018000200084Galáxia (São Paulo) n.38 2018reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SP10.1590/1982-2554234732info:eu-repo/semantics/openAccessSá Neto,Arthur Autran Franco depor2018-07-23T00:00:00Zoai:scielo:S1982-25532018000200084Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2018-07-23T00:00Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945) |
title |
Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945) |
spellingShingle |
Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945) Sá Neto,Arthur Autran Franco de Estado produção cinematográfica Argentina Brasil história do cinema |
title_short |
Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945) |
title_full |
Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945) |
title_fullStr |
Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945) |
title_full_unstemmed |
Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945) |
title_sort |
Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945) |
author |
Sá Neto,Arthur Autran Franco de |
author_facet |
Sá Neto,Arthur Autran Franco de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá Neto,Arthur Autran Franco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado produção cinematográfica Argentina Brasil história do cinema |
topic |
Estado produção cinematográfica Argentina Brasil história do cinema |
description |
Resumo Este artigo descreve e analisa as relações entre Estado e produtores cinematográficos na Argentina e no Brasil no período de 1930 a 1945, buscando também comparar ambas. No Brasil, o Estado adotou postura protecionista em relação ao cinema bem antes da Argentina, entretanto, isso não foi suficiente para fazer a produção de longas-metragens avançar no mercado. Na Argentina, o protecionismo foi mais tardio, porém ele tomou maior proporção do que no Brasil. Afigura-se também que, em ambos os casos, o protecionismo foi uma forma entre outras de o Estado tentar controlar ideologicamente a produção. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532018000200084 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532018000200084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-2554234732 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Galáxia (São Paulo) n.38 2018 reponame:Galáxia (São Paulo) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Galáxia (São Paulo) |
collection |
Galáxia (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com |
_version_ |
1752127620653252608 |