"Fiz por querer" - o papel das escolhas do jogador na construção do sentido em narrativas de jogos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccini, Maurício da Silveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2055
Resumo: This thesis presents the investigation over the roll of the player on the construction of meaning in games with digital narratives through the application of concepts from literary theory. The works of Vladimir Propp, Claude Bremond, Algirdas Greimas, and Tzvetan Todorov, concepts of interaction and hypertextuality from communication and semiotics, and studies about the process of reading, and the structure of games used by developers of entetainment software were adopted as referencial to support the research. This volume presents the results of such concepts to analyse the computer game Fallout 3. It concludes that the player is not only the receptive reader of the narrative presented by the game, but becomes the interpreter of a value system in the quest for the attainment of skills, shapping the narrative and the mechanics of the game into material for his own expression.
id P_RS_073748b0c362cc4ee0d4b895ba77af18
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2055
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Aguiar, Vera Teixeira deCPF:15189155072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987P2CPF:97396958091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704977Y6Piccini, Maurício da Silveira2015-04-14T13:38:39Z2012-05-182012-03-01PICCINI, Maurício da Silveira. "Fiz por querer" - o papel das escolhas do jogador na construção do sentido em narrativas de jogos digitais. 2012. 108 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2055This thesis presents the investigation over the roll of the player on the construction of meaning in games with digital narratives through the application of concepts from literary theory. The works of Vladimir Propp, Claude Bremond, Algirdas Greimas, and Tzvetan Todorov, concepts of interaction and hypertextuality from communication and semiotics, and studies about the process of reading, and the structure of games used by developers of entetainment software were adopted as referencial to support the research. This volume presents the results of such concepts to analyse the computer game Fallout 3. It concludes that the player is not only the receptive reader of the narrative presented by the game, but becomes the interpreter of a value system in the quest for the attainment of skills, shapping the narrative and the mechanics of the game into material for his own expression.A presente tese de doutorado constitui-se na investigação do papel do jogador na construção de sentido em jogos de narrativa digital através da aplicação de conceitos de teoria da literatura. Embasa-se nas teorias literárias de Vladimir Propp, Claude Bremond, Algirdas Greimas e Tzvetan Todorov, nos conceitos de interação e hipertextualidade das áreas de comunicação e informática, nos estudos sobre os processos de leitura e nas estruturações de jogo utilizadas por desenvolvedores de software de entretenimento. Apresenta a análise do jogo Fallout 3 como testagem dos conceitos teóricos envolvidos e formula derivações técnicas e propostas teóricas da aplicabilidade desse entendimento sobre a construção de sentido da literatura, da comunicação, do desenvolvimento de jogos e do processo de aprendizagem. Conclui que o jogador não apenas atua como leitor, receptor de uma narrativa, mas interpreta o sistema de valores do jogo na busca do domínio das perícias utilizadas de forma lúdica, transformando a mecânica e a narrativa presente no jogo em material para sua própria expressão.Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 438420.pdf: 1962078 bytes, checksum: 9318edfe02a3f7d9085a93b3721c2098 (MD5) Previous issue date: 2012-03-01application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9457/438420.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasTEORIA LITERÁRIANARRATIVAJOGOS ELETRÔNICOSLEITURACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS"Fiz por querer" - o papel das escolhas do jogador na construção do sentido em narrativas de jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL438420.pdf.jpg438420.pdf.jpgimage/jpeg3352http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2055/3/438420.pdf.jpg89632bfe71fb57c80ee5801d6e3824ebMD53TEXT438420.pdf.txt438420.pdf.txttext/plain213353http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2055/2/438420.pdf.txt4e86be5b7d4ea7e5686769230b163162MD52ORIGINAL438420.pdfapplication/pdf1962078http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2055/1/438420.pdf9318edfe02a3f7d9085a93b3721c2098MD51tede/20552015-04-17 16:57:00.599oai:tede2.pucrs.br:tede/2055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv "Fiz por querer" - o papel das escolhas do jogador na construção do sentido em narrativas de jogos digitais
title "Fiz por querer" - o papel das escolhas do jogador na construção do sentido em narrativas de jogos digitais
spellingShingle "Fiz por querer" - o papel das escolhas do jogador na construção do sentido em narrativas de jogos digitais
Piccini, Maurício da Silveira
TEORIA LITERÁRIA
NARRATIVA
JOGOS ELETRÔNICOS
LEITURA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short "Fiz por querer" - o papel das escolhas do jogador na construção do sentido em narrativas de jogos digitais
title_full "Fiz por querer" - o papel das escolhas do jogador na construção do sentido em narrativas de jogos digitais
title_fullStr "Fiz por querer" - o papel das escolhas do jogador na construção do sentido em narrativas de jogos digitais
title_full_unstemmed "Fiz por querer" - o papel das escolhas do jogador na construção do sentido em narrativas de jogos digitais
title_sort "Fiz por querer" - o papel das escolhas do jogador na construção do sentido em narrativas de jogos digitais
author Piccini, Maurício da Silveira
author_facet Piccini, Maurício da Silveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aguiar, Vera Teixeira de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:15189155072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987P2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:97396958091
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704977Y6
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccini, Maurício da Silveira
contributor_str_mv Aguiar, Vera Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv TEORIA LITERÁRIA
NARRATIVA
JOGOS ELETRÔNICOS
LEITURA
topic TEORIA LITERÁRIA
NARRATIVA
JOGOS ELETRÔNICOS
LEITURA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This thesis presents the investigation over the roll of the player on the construction of meaning in games with digital narratives through the application of concepts from literary theory. The works of Vladimir Propp, Claude Bremond, Algirdas Greimas, and Tzvetan Todorov, concepts of interaction and hypertextuality from communication and semiotics, and studies about the process of reading, and the structure of games used by developers of entetainment software were adopted as referencial to support the research. This volume presents the results of such concepts to analyse the computer game Fallout 3. It concludes that the player is not only the receptive reader of the narrative presented by the game, but becomes the interpreter of a value system in the quest for the attainment of skills, shapping the narrative and the mechanics of the game into material for his own expression.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:38:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PICCINI, Maurício da Silveira. "Fiz por querer" - o papel das escolhas do jogador na construção do sentido em narrativas de jogos digitais. 2012. 108 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2055
identifier_str_mv PICCINI, Maurício da Silveira. "Fiz por querer" - o papel das escolhas do jogador na construção do sentido em narrativas de jogos digitais. 2012. 108 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2055/3/438420.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2055/2/438420.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2055/1/438420.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 89632bfe71fb57c80ee5801d6e3824eb
4e86be5b7d4ea7e5686769230b163162
9318edfe02a3f7d9085a93b3721c2098
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765283919888384