Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Débora Ortiz de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3606
Resumo: Com um olhar mais atento às práticas de alfabetização, buscou-se com este estudo colher a influência da cultura na capacidade de criação, inovação e reflexão crítica de três professoras que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental, em escolas localizadas na cidade de Santa Maria. Como temática central, buscou-se investigar a prática docente frente à cultura e a sua interferência no processo de alfabetização escolar. Para tanto, elegeu-se o seguinte problema: como a dinâmica cultural tem influenciado as práticas de alfabetização no contexto escolar? Como demais questões norteadoras, colocam-se as seguintes: como os professores constroem um trabalho criativo em alfabetização? Que facilidades ou dificuldades encontram para alterar práticas tradicionais, culturalmente instituídas? Que práticas estão sendo usadas para ensinar crianças em processo de alfabetização? Utilizando-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, investigou-se: (1) as práticas de alfabetização desenvolvidas no espaço escolar, (2) os fatores culturais que interferem na criação metodológica referente à alfabetização e os referenciais teóricos que embasam as práticas dos professores. Isso tudo com a intenção de contribuir com avanços nas pesquisas voltadas à educação de professores que atuam ou irão atuar no contexto da alfabetização. Para tanto, buscaram-se algumas interlocuções que compuseram a trama de saberes explicitada no corpo do trabalho. Essas foram baseadas especialmente em: Nóvoa (1995); Tardif (2002); Engers (1987) Ferreiro e Teberosky (1988); Thompson (1995); Hall (2005); Perez Gómez (2001) entre outros. A partir das análises empreendidas, reafirma-se a tese de que a cultura tem uma influência determinante nas práticas docentes em alfabetização uma vez que essas dependem de um conjunto de fatores que são regulados pelos seguintes segmentos: o poder público por meio de políticas educacionais; as famílias dos alunos representantes da sociedade em geral; os próprios docentes com as potencialidades e as fragilidades da sua formação. Evidencia-se ainda o fato de que as dinâmicas culturais são possíveis em função das inter-relações estabelecidas entre as pessoas envolvidas.
id P_RS_5a8f4b5c9b183fa2b75e2d66941405e1
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3606
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Engers, Maria Emília AmaralCPF:00500631034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8CPF:43404693000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706924Y6Leão, Débora Ortiz de2015-04-14T14:22:55Z2009-05-282009-03-19LEÃO, Débora Ortiz de. Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes. 2009. 109 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3606Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412612.pdf: 389372 bytes, checksum: 051d9de0470bb45ac702b417a30f62e9 (MD5) Previous issue date: 2009-03-19Com um olhar mais atento às práticas de alfabetização, buscou-se com este estudo colher a influência da cultura na capacidade de criação, inovação e reflexão crítica de três professoras que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental, em escolas localizadas na cidade de Santa Maria. Como temática central, buscou-se investigar a prática docente frente à cultura e a sua interferência no processo de alfabetização escolar. Para tanto, elegeu-se o seguinte problema: como a dinâmica cultural tem influenciado as práticas de alfabetização no contexto escolar? Como demais questões norteadoras, colocam-se as seguintes: como os professores constroem um trabalho criativo em alfabetização? Que facilidades ou dificuldades encontram para alterar práticas tradicionais, culturalmente instituídas? Que práticas estão sendo usadas para ensinar crianças em processo de alfabetização? Utilizando-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, investigou-se: (1) as práticas de alfabetização desenvolvidas no espaço escolar, (2) os fatores culturais que interferem na criação metodológica referente à alfabetização e os referenciais teóricos que embasam as práticas dos professores. Isso tudo com a intenção de contribuir com avanços nas pesquisas voltadas à educação de professores que atuam ou irão atuar no contexto da alfabetização. Para tanto, buscaram-se algumas interlocuções que compuseram a trama de saberes explicitada no corpo do trabalho. Essas foram baseadas especialmente em: Nóvoa (1995); Tardif (2002); Engers (1987) Ferreiro e Teberosky (1988); Thompson (1995); Hall (2005); Perez Gómez (2001) entre outros. A partir das análises empreendidas, reafirma-se a tese de que a cultura tem uma influência determinante nas práticas docentes em alfabetização uma vez que essas dependem de um conjunto de fatores que são regulados pelos seguintes segmentos: o poder público por meio de políticas educacionais; as famílias dos alunos representantes da sociedade em geral; os próprios docentes com as potencialidades e as fragilidades da sua formação. Evidencia-se ainda o fato de que as dinâmicas culturais são possíveis em função das inter-relações estabelecidas entre as pessoas envolvidas.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13216/412612.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINOALFABETIZAÇÃOPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALENSINO - AVALIAÇÃOEDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICASRELAÇÕES INTERPESSOAISCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL412612.pdf.jpg412612.pdf.jpgimage/jpeg3272http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3606/3/412612.pdf.jpgf1d115880fdede704b6d3933ddf99400MD53TEXT412612.pdf.txt412612.pdf.txttext/plain242422http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3606/2/412612.pdf.txtd8a64b07df1e796083b636b6256edb6dMD52ORIGINAL412612.pdfapplication/pdf389372http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3606/1/412612.pdf051d9de0470bb45ac702b417a30f62e9MD51tede/36062015-04-17 15:54:58.332oai:tede2.pucrs.br:tede/3606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes
title Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes
spellingShingle Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes
Leão, Débora Ortiz de
ENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINO
ALFABETIZAÇÃO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO - AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes
title_full Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes
title_fullStr Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes
title_full_unstemmed Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes
title_sort Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes
author Leão, Débora Ortiz de
author_facet Leão, Débora Ortiz de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Engers, Maria Emília Amaral
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00500631034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:43404693000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706924Y6
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Débora Ortiz de
contributor_str_mv Engers, Maria Emília Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINO
ALFABETIZAÇÃO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO - AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
topic ENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINO
ALFABETIZAÇÃO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO - AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Com um olhar mais atento às práticas de alfabetização, buscou-se com este estudo colher a influência da cultura na capacidade de criação, inovação e reflexão crítica de três professoras que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental, em escolas localizadas na cidade de Santa Maria. Como temática central, buscou-se investigar a prática docente frente à cultura e a sua interferência no processo de alfabetização escolar. Para tanto, elegeu-se o seguinte problema: como a dinâmica cultural tem influenciado as práticas de alfabetização no contexto escolar? Como demais questões norteadoras, colocam-se as seguintes: como os professores constroem um trabalho criativo em alfabetização? Que facilidades ou dificuldades encontram para alterar práticas tradicionais, culturalmente instituídas? Que práticas estão sendo usadas para ensinar crianças em processo de alfabetização? Utilizando-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, investigou-se: (1) as práticas de alfabetização desenvolvidas no espaço escolar, (2) os fatores culturais que interferem na criação metodológica referente à alfabetização e os referenciais teóricos que embasam as práticas dos professores. Isso tudo com a intenção de contribuir com avanços nas pesquisas voltadas à educação de professores que atuam ou irão atuar no contexto da alfabetização. Para tanto, buscaram-se algumas interlocuções que compuseram a trama de saberes explicitada no corpo do trabalho. Essas foram baseadas especialmente em: Nóvoa (1995); Tardif (2002); Engers (1987) Ferreiro e Teberosky (1988); Thompson (1995); Hall (2005); Perez Gómez (2001) entre outros. A partir das análises empreendidas, reafirma-se a tese de que a cultura tem uma influência determinante nas práticas docentes em alfabetização uma vez que essas dependem de um conjunto de fatores que são regulados pelos seguintes segmentos: o poder público por meio de políticas educacionais; as famílias dos alunos representantes da sociedade em geral; os próprios docentes com as potencialidades e as fragilidades da sua formação. Evidencia-se ainda o fato de que as dinâmicas culturais são possíveis em função das inter-relações estabelecidas entre as pessoas envolvidas.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-05-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEÃO, Débora Ortiz de. Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes. 2009. 109 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3606
identifier_str_mv LEÃO, Débora Ortiz de. Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes. 2009. 109 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3606/3/412612.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3606/2/412612.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3606/1/412612.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f1d115880fdede704b6d3933ddf99400
d8a64b07df1e796083b636b6256edb6d
051d9de0470bb45ac702b417a30f62e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765294469611520