Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3606 |
Resumo: | Com um olhar mais atento às práticas de alfabetização, buscou-se com este estudo colher a influência da cultura na capacidade de criação, inovação e reflexão crítica de três professoras que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental, em escolas localizadas na cidade de Santa Maria. Como temática central, buscou-se investigar a prática docente frente à cultura e a sua interferência no processo de alfabetização escolar. Para tanto, elegeu-se o seguinte problema: como a dinâmica cultural tem influenciado as práticas de alfabetização no contexto escolar? Como demais questões norteadoras, colocam-se as seguintes: como os professores constroem um trabalho criativo em alfabetização? Que facilidades ou dificuldades encontram para alterar práticas tradicionais, culturalmente instituídas? Que práticas estão sendo usadas para ensinar crianças em processo de alfabetização? Utilizando-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, investigou-se: (1) as práticas de alfabetização desenvolvidas no espaço escolar, (2) os fatores culturais que interferem na criação metodológica referente à alfabetização e os referenciais teóricos que embasam as práticas dos professores. Isso tudo com a intenção de contribuir com avanços nas pesquisas voltadas à educação de professores que atuam ou irão atuar no contexto da alfabetização. Para tanto, buscaram-se algumas interlocuções que compuseram a trama de saberes explicitada no corpo do trabalho. Essas foram baseadas especialmente em: Nóvoa (1995); Tardif (2002); Engers (1987) Ferreiro e Teberosky (1988); Thompson (1995); Hall (2005); Perez Gómez (2001) entre outros. A partir das análises empreendidas, reafirma-se a tese de que a cultura tem uma influência determinante nas práticas docentes em alfabetização uma vez que essas dependem de um conjunto de fatores que são regulados pelos seguintes segmentos: o poder público por meio de políticas educacionais; as famílias dos alunos representantes da sociedade em geral; os próprios docentes com as potencialidades e as fragilidades da sua formação. Evidencia-se ainda o fato de que as dinâmicas culturais são possíveis em função das inter-relações estabelecidas entre as pessoas envolvidas. |
id |
P_RS_5a8f4b5c9b183fa2b75e2d66941405e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3606 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Engers, Maria Emília AmaralCPF:00500631034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8CPF:43404693000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706924Y6Leão, Débora Ortiz de2015-04-14T14:22:55Z2009-05-282009-03-19LEÃO, Débora Ortiz de. Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes. 2009. 109 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3606Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412612.pdf: 389372 bytes, checksum: 051d9de0470bb45ac702b417a30f62e9 (MD5) Previous issue date: 2009-03-19Com um olhar mais atento às práticas de alfabetização, buscou-se com este estudo colher a influência da cultura na capacidade de criação, inovação e reflexão crítica de três professoras que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental, em escolas localizadas na cidade de Santa Maria. Como temática central, buscou-se investigar a prática docente frente à cultura e a sua interferência no processo de alfabetização escolar. Para tanto, elegeu-se o seguinte problema: como a dinâmica cultural tem influenciado as práticas de alfabetização no contexto escolar? Como demais questões norteadoras, colocam-se as seguintes: como os professores constroem um trabalho criativo em alfabetização? Que facilidades ou dificuldades encontram para alterar práticas tradicionais, culturalmente instituídas? Que práticas estão sendo usadas para ensinar crianças em processo de alfabetização? Utilizando-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, investigou-se: (1) as práticas de alfabetização desenvolvidas no espaço escolar, (2) os fatores culturais que interferem na criação metodológica referente à alfabetização e os referenciais teóricos que embasam as práticas dos professores. Isso tudo com a intenção de contribuir com avanços nas pesquisas voltadas à educação de professores que atuam ou irão atuar no contexto da alfabetização. Para tanto, buscaram-se algumas interlocuções que compuseram a trama de saberes explicitada no corpo do trabalho. Essas foram baseadas especialmente em: Nóvoa (1995); Tardif (2002); Engers (1987) Ferreiro e Teberosky (1988); Thompson (1995); Hall (2005); Perez Gómez (2001) entre outros. A partir das análises empreendidas, reafirma-se a tese de que a cultura tem uma influência determinante nas práticas docentes em alfabetização uma vez que essas dependem de um conjunto de fatores que são regulados pelos seguintes segmentos: o poder público por meio de políticas educacionais; as famílias dos alunos representantes da sociedade em geral; os próprios docentes com as potencialidades e as fragilidades da sua formação. Evidencia-se ainda o fato de que as dinâmicas culturais são possíveis em função das inter-relações estabelecidas entre as pessoas envolvidas.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13216/412612.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINOALFABETIZAÇÃOPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALENSINO - AVALIAÇÃOEDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICASRELAÇÕES INTERPESSOAISCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL412612.pdf.jpg412612.pdf.jpgimage/jpeg3272http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3606/3/412612.pdf.jpgf1d115880fdede704b6d3933ddf99400MD53TEXT412612.pdf.txt412612.pdf.txttext/plain242422http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3606/2/412612.pdf.txtd8a64b07df1e796083b636b6256edb6dMD52ORIGINAL412612.pdfapplication/pdf389372http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3606/1/412612.pdf051d9de0470bb45ac702b417a30f62e9MD51tede/36062015-04-17 15:54:58.332oai:tede2.pucrs.br:tede/3606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes |
title |
Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes |
spellingShingle |
Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes Leão, Débora Ortiz de ENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINO ALFABETIZAÇÃO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL ENSINO - AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes |
title_full |
Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes |
title_fullStr |
Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes |
title_full_unstemmed |
Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes |
title_sort |
Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes |
author |
Leão, Débora Ortiz de |
author_facet |
Leão, Débora Ortiz de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Engers, Maria Emília Amaral |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00500631034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:43404693000 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706924Y6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Débora Ortiz de |
contributor_str_mv |
Engers, Maria Emília Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINO ALFABETIZAÇÃO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL ENSINO - AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS |
topic |
ENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINO ALFABETIZAÇÃO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL ENSINO - AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Com um olhar mais atento às práticas de alfabetização, buscou-se com este estudo colher a influência da cultura na capacidade de criação, inovação e reflexão crítica de três professoras que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental, em escolas localizadas na cidade de Santa Maria. Como temática central, buscou-se investigar a prática docente frente à cultura e a sua interferência no processo de alfabetização escolar. Para tanto, elegeu-se o seguinte problema: como a dinâmica cultural tem influenciado as práticas de alfabetização no contexto escolar? Como demais questões norteadoras, colocam-se as seguintes: como os professores constroem um trabalho criativo em alfabetização? Que facilidades ou dificuldades encontram para alterar práticas tradicionais, culturalmente instituídas? Que práticas estão sendo usadas para ensinar crianças em processo de alfabetização? Utilizando-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, investigou-se: (1) as práticas de alfabetização desenvolvidas no espaço escolar, (2) os fatores culturais que interferem na criação metodológica referente à alfabetização e os referenciais teóricos que embasam as práticas dos professores. Isso tudo com a intenção de contribuir com avanços nas pesquisas voltadas à educação de professores que atuam ou irão atuar no contexto da alfabetização. Para tanto, buscaram-se algumas interlocuções que compuseram a trama de saberes explicitada no corpo do trabalho. Essas foram baseadas especialmente em: Nóvoa (1995); Tardif (2002); Engers (1987) Ferreiro e Teberosky (1988); Thompson (1995); Hall (2005); Perez Gómez (2001) entre outros. A partir das análises empreendidas, reafirma-se a tese de que a cultura tem uma influência determinante nas práticas docentes em alfabetização uma vez que essas dependem de um conjunto de fatores que são regulados pelos seguintes segmentos: o poder público por meio de políticas educacionais; as famílias dos alunos representantes da sociedade em geral; os próprios docentes com as potencialidades e as fragilidades da sua formação. Evidencia-se ainda o fato de que as dinâmicas culturais são possíveis em função das inter-relações estabelecidas entre as pessoas envolvidas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-05-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:22:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEÃO, Débora Ortiz de. Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes. 2009. 109 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3606 |
identifier_str_mv |
LEÃO, Débora Ortiz de. Vivências culturais nos cenários da alfabetização : formação, saberes e práticas docentes. 2009. 109 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3606/3/412612.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3606/2/412612.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3606/1/412612.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f1d115880fdede704b6d3933ddf99400 d8a64b07df1e796083b636b6256edb6d 051d9de0470bb45ac702b417a30f62e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765294469611520 |