Dimensões complexas da comunicação na gestão das organizações educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4371 |
Resumo: | Ao pesquisar a inclusão da comunicação na gestão das organizações educacionais privadas do Rio Grande do Sul, nos aventuramos nas trilhas e cenários de três importantes campos do conhecimento: as ciências administrativas, as ciências da educação e as ciências da comunicação. Encontramos interfaces possíveis. Antagonismos evidentes e, principalmente, complementaridades entre as três áreas que sustentam a trajetória investigativa. As lentes do paradigma da complexidade serviram como método de pesquisa. Como procedimentos metodológicos, adotamos a pesquisa bibliográfica, o levantamento por meio de questionário, as entrevistas em profundidade e a análise documental, fontes dos dados analisados que geraram possibilidades de respostas e inúmeras novas perguntas. Como síntese da trajetória desenvolvida e contribuição da pesquisa, é possível fazer as seguintes afirmações: compreendemos muitas das possíveis imbricações das três áreas, buscamos explicar aspectos da configuração atual do terreno da gestão educacional como área de tensões e contribuímos evidenciando o potencial da comunicação no desenvolvimento e na implementação de novos paradigmas de gestão nas organizações educacionais, a partir da perspectiva relacional, baseada na multidimensionalidade. A pesquisa permite inferir que, atualmente, o saber da comunicação está incluído nas organizações estudadas como uma área técnica de caráter instrumental e viés utilitarista. Entendemos, porém que, dialogicamente, essa forma de inclusão pode significar etapa importante na ampliação do lugar possível. |
id |
P_RS_6690564e84ce4956d6abbce528012663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/4371 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Scroferneker, Cleusa Maria AndradeCPF:18390323087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702338J6CPF:59550554015Oliveira, Rosângela Florczak de2015-04-14T14:40:54Z2009-05-082009-03-24http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4371Made available in DSpace on 2015-04-14T14:40:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 411997.pdf: 680714 bytes, checksum: faef9d9db63ecb13d1db6cdb91e0a4ac (MD5) Previous issue date: 2009-03-24Ao pesquisar a inclusão da comunicação na gestão das organizações educacionais privadas do Rio Grande do Sul, nos aventuramos nas trilhas e cenários de três importantes campos do conhecimento: as ciências administrativas, as ciências da educação e as ciências da comunicação. Encontramos interfaces possíveis. Antagonismos evidentes e, principalmente, complementaridades entre as três áreas que sustentam a trajetória investigativa. As lentes do paradigma da complexidade serviram como método de pesquisa. Como procedimentos metodológicos, adotamos a pesquisa bibliográfica, o levantamento por meio de questionário, as entrevistas em profundidade e a análise documental, fontes dos dados analisados que geraram possibilidades de respostas e inúmeras novas perguntas. Como síntese da trajetória desenvolvida e contribuição da pesquisa, é possível fazer as seguintes afirmações: compreendemos muitas das possíveis imbricações das três áreas, buscamos explicar aspectos da configuração atual do terreno da gestão educacional como área de tensões e contribuímos evidenciando o potencial da comunicação no desenvolvimento e na implementação de novos paradigmas de gestão nas organizações educacionais, a partir da perspectiva relacional, baseada na multidimensionalidade. A pesquisa permite inferir que, atualmente, o saber da comunicação está incluído nas organizações estudadas como uma área técnica de caráter instrumental e viés utilitarista. Entendemos, porém que, dialogicamente, essa forma de inclusão pode significar etapa importante na ampliação do lugar possível.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13792/411997.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALCOMUNICAÇÃO SOCIALADMINISTRAÇÃO EDUCACIONALCOMPLEXIDADECNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAODimensões complexas da comunicação na gestão das organizações educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL411997.pdf.jpg411997.pdf.jpgimage/jpeg3525http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4371/3/411997.pdf.jpgbc86811002b768c9869d76efc2e3d69cMD53TEXT411997.pdf.txt411997.pdf.txttext/plain330399http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4371/2/411997.pdf.txt19534f0406d8118e9238b75f0fda2064MD52ORIGINAL411997.pdfapplication/pdf680714http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4371/1/411997.pdffaef9d9db63ecb13d1db6cdb91e0a4acMD51tede/43712017-10-16 08:56:42.875oai:tede2.pucrs.br:tede/4371Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2017-10-16T10:56:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Dimensões complexas da comunicação na gestão das organizações educacionais |
title |
Dimensões complexas da comunicação na gestão das organizações educacionais |
spellingShingle |
Dimensões complexas da comunicação na gestão das organizações educacionais Oliveira, Rosângela Florczak de COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMUNICAÇÃO SOCIAL ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL COMPLEXIDADE CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Dimensões complexas da comunicação na gestão das organizações educacionais |
title_full |
Dimensões complexas da comunicação na gestão das organizações educacionais |
title_fullStr |
Dimensões complexas da comunicação na gestão das organizações educacionais |
title_full_unstemmed |
Dimensões complexas da comunicação na gestão das organizações educacionais |
title_sort |
Dimensões complexas da comunicação na gestão das organizações educacionais |
author |
Oliveira, Rosângela Florczak de |
author_facet |
Oliveira, Rosângela Florczak de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scroferneker, Cleusa Maria Andrade |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:18390323087 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702338J6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:59550554015 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rosângela Florczak de |
contributor_str_mv |
Scroferneker, Cleusa Maria Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMUNICAÇÃO SOCIAL ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL COMPLEXIDADE |
topic |
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMUNICAÇÃO SOCIAL ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL COMPLEXIDADE CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Ao pesquisar a inclusão da comunicação na gestão das organizações educacionais privadas do Rio Grande do Sul, nos aventuramos nas trilhas e cenários de três importantes campos do conhecimento: as ciências administrativas, as ciências da educação e as ciências da comunicação. Encontramos interfaces possíveis. Antagonismos evidentes e, principalmente, complementaridades entre as três áreas que sustentam a trajetória investigativa. As lentes do paradigma da complexidade serviram como método de pesquisa. Como procedimentos metodológicos, adotamos a pesquisa bibliográfica, o levantamento por meio de questionário, as entrevistas em profundidade e a análise documental, fontes dos dados analisados que geraram possibilidades de respostas e inúmeras novas perguntas. Como síntese da trajetória desenvolvida e contribuição da pesquisa, é possível fazer as seguintes afirmações: compreendemos muitas das possíveis imbricações das três áreas, buscamos explicar aspectos da configuração atual do terreno da gestão educacional como área de tensões e contribuímos evidenciando o potencial da comunicação no desenvolvimento e na implementação de novos paradigmas de gestão nas organizações educacionais, a partir da perspectiva relacional, baseada na multidimensionalidade. A pesquisa permite inferir que, atualmente, o saber da comunicação está incluído nas organizações estudadas como uma área técnica de caráter instrumental e viés utilitarista. Entendemos, porém que, dialogicamente, essa forma de inclusão pode significar etapa importante na ampliação do lugar possível. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-05-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:40:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4371 |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-1227240851921518482 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7651647212179642901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4371/3/411997.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4371/2/411997.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4371/1/411997.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc86811002b768c9869d76efc2e3d69c 19534f0406d8118e9238b75f0fda2064 faef9d9db63ecb13d1db6cdb91e0a4ac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765299988267008 |