Motivadores da responsabilidade social empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5573 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de identificar e obter um melhor entendimento dos motivadores da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nas empresas privadas da região metropolitana de Porto Alegre. Para servir de base teórica para o trabalho, elaborou-se uma revisão bibliográfica, onde se constatou que o tema é multidisciplinar e com conceitos ainda em construção. Nesta base teórica, identificaram-se os vários motivadores que levam as empresas a atuarem de forma socialmente responsável. Com o objetivo de investigar que motivadores são percebidos pelo mercado empresarial, foi realizada uma pesquisa envolvendo um estudo com uma empresa referência e entrevistas em profundidade com especialistas da área social com conhecimento do ambiente das empresas. Tanto no estudo com a empresa, quanto nas entrevistas com especialistas, utilizou-se a pesquisa qualitativa. Com vistas a um melhor entendimento do ambiente, além da identificação dos motivadores, registrou-se o contexto de vários aspectos relacionados com a responsabilidade social empresarial. A partir dos resultados da pesquisa do estudo com a empresa referência , com os especialistas e com a base de literatura, houve uma categorização dos motivadores por classe, segundo Bardin(2006), e efetuou-se uma análise com a triangulação dessas três fontes. Como conclusão, observou-se a existência de falhas na compreensão dos conceitos e a identificação de motivadores existentes na literatura e não percebidos no ambiente empresarial e vice-versa. Os motivadores Vaidade, Culpa e Resultados Financeiros não foram mencionados pelos especialistas e nem pelos gestores da empresa RBS; de outra parte, os motivadores Segurança Pública, Legislação e Trauma Pessoal do empresário não foram mencionados na literatura. As categorias que foram mencionadas nas entrevistas e se encontram na literatura foram: Estratégia do Negócio, Marketing, Recursos Humanos, Benefícios Fiscais, Valores Éticos/ Religiosos, Pressão Externa. Como conclusão, foram mencionadas as implicações acadêmicas e gerenciais dos resultados, bem como as limitações do presente trabalho e sugeridos novos estudos em função de percepções obtidas com o desenvolvimento do trabalho e seus resultados. |
id |
P_RS_70ef193bcda628ee86f49cb6bda4ce6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/5573 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sampaio, Claudio HoffmannCPF:37892720006http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9CPF:23671610034http://lattes.cnpq.br/4466217065375992Oelrich, Arno2015-04-14T14:52:05Z2009-10-222009-08-18OELRICH, Arno. Motivadores da responsabilidade social empresarial. 2009. 181 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5573Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 417712.pdf: 901755 bytes, checksum: 4636ae6e1e0c98643ded18d35b4b3d59 (MD5) Previous issue date: 2009-08-18Este trabalho tem o objetivo de identificar e obter um melhor entendimento dos motivadores da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nas empresas privadas da região metropolitana de Porto Alegre. Para servir de base teórica para o trabalho, elaborou-se uma revisão bibliográfica, onde se constatou que o tema é multidisciplinar e com conceitos ainda em construção. Nesta base teórica, identificaram-se os vários motivadores que levam as empresas a atuarem de forma socialmente responsável. Com o objetivo de investigar que motivadores são percebidos pelo mercado empresarial, foi realizada uma pesquisa envolvendo um estudo com uma empresa referência e entrevistas em profundidade com especialistas da área social com conhecimento do ambiente das empresas. Tanto no estudo com a empresa, quanto nas entrevistas com especialistas, utilizou-se a pesquisa qualitativa. Com vistas a um melhor entendimento do ambiente, além da identificação dos motivadores, registrou-se o contexto de vários aspectos relacionados com a responsabilidade social empresarial. A partir dos resultados da pesquisa do estudo com a empresa referência , com os especialistas e com a base de literatura, houve uma categorização dos motivadores por classe, segundo Bardin(2006), e efetuou-se uma análise com a triangulação dessas três fontes. Como conclusão, observou-se a existência de falhas na compreensão dos conceitos e a identificação de motivadores existentes na literatura e não percebidos no ambiente empresarial e vice-versa. Os motivadores Vaidade, Culpa e Resultados Financeiros não foram mencionados pelos especialistas e nem pelos gestores da empresa RBS; de outra parte, os motivadores Segurança Pública, Legislação e Trauma Pessoal do empresário não foram mencionados na literatura. As categorias que foram mencionadas nas entrevistas e se encontram na literatura foram: Estratégia do Negócio, Marketing, Recursos Humanos, Benefícios Fiscais, Valores Éticos/ Religiosos, Pressão Externa. Como conclusão, foram mencionadas as implicações acadêmicas e gerenciais dos resultados, bem como as limitações do presente trabalho e sugeridos novos estudos em função de percepções obtidas com o desenvolvimento do trabalho e seus resultados.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16682/417712.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASDESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELRESPONSABILIDADE SOCIAL - EMPRESASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMotivadores da responsabilidade social empresarialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL417712.pdf.jpg417712.pdf.jpgimage/jpeg4140http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5573/3/417712.pdf.jpg806329153f50397c028c9ebf8cdb5b38MD53TEXT417712.pdf.txt417712.pdf.txttext/plain366377http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5573/2/417712.pdf.txt892af0562b073fc384c840c3daeb95d0MD52ORIGINAL417712.pdfapplication/pdf901755http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5573/1/417712.pdf4636ae6e1e0c98643ded18d35b4b3d59MD51tede/55732015-05-14 10:11:26.032oai:tede2.pucrs.br:tede/5573Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Motivadores da responsabilidade social empresarial |
title |
Motivadores da responsabilidade social empresarial |
spellingShingle |
Motivadores da responsabilidade social empresarial Oelrich, Arno ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL RESPONSABILIDADE SOCIAL - EMPRESAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Motivadores da responsabilidade social empresarial |
title_full |
Motivadores da responsabilidade social empresarial |
title_fullStr |
Motivadores da responsabilidade social empresarial |
title_full_unstemmed |
Motivadores da responsabilidade social empresarial |
title_sort |
Motivadores da responsabilidade social empresarial |
author |
Oelrich, Arno |
author_facet |
Oelrich, Arno |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sampaio, Claudio Hoffmann |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:37892720006 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:23671610034 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4466217065375992 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oelrich, Arno |
contributor_str_mv |
Sampaio, Claudio Hoffmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL RESPONSABILIDADE SOCIAL - EMPRESAS |
topic |
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL RESPONSABILIDADE SOCIAL - EMPRESAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Este trabalho tem o objetivo de identificar e obter um melhor entendimento dos motivadores da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nas empresas privadas da região metropolitana de Porto Alegre. Para servir de base teórica para o trabalho, elaborou-se uma revisão bibliográfica, onde se constatou que o tema é multidisciplinar e com conceitos ainda em construção. Nesta base teórica, identificaram-se os vários motivadores que levam as empresas a atuarem de forma socialmente responsável. Com o objetivo de investigar que motivadores são percebidos pelo mercado empresarial, foi realizada uma pesquisa envolvendo um estudo com uma empresa referência e entrevistas em profundidade com especialistas da área social com conhecimento do ambiente das empresas. Tanto no estudo com a empresa, quanto nas entrevistas com especialistas, utilizou-se a pesquisa qualitativa. Com vistas a um melhor entendimento do ambiente, além da identificação dos motivadores, registrou-se o contexto de vários aspectos relacionados com a responsabilidade social empresarial. A partir dos resultados da pesquisa do estudo com a empresa referência , com os especialistas e com a base de literatura, houve uma categorização dos motivadores por classe, segundo Bardin(2006), e efetuou-se uma análise com a triangulação dessas três fontes. Como conclusão, observou-se a existência de falhas na compreensão dos conceitos e a identificação de motivadores existentes na literatura e não percebidos no ambiente empresarial e vice-versa. Os motivadores Vaidade, Culpa e Resultados Financeiros não foram mencionados pelos especialistas e nem pelos gestores da empresa RBS; de outra parte, os motivadores Segurança Pública, Legislação e Trauma Pessoal do empresário não foram mencionados na literatura. As categorias que foram mencionadas nas entrevistas e se encontram na literatura foram: Estratégia do Negócio, Marketing, Recursos Humanos, Benefícios Fiscais, Valores Éticos/ Religiosos, Pressão Externa. Como conclusão, foram mencionadas as implicações acadêmicas e gerenciais dos resultados, bem como as limitações do presente trabalho e sugeridos novos estudos em função de percepções obtidas com o desenvolvimento do trabalho e seus resultados. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-10-22 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:52:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OELRICH, Arno. Motivadores da responsabilidade social empresarial. 2009. 181 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5573 |
identifier_str_mv |
OELRICH, Arno. Motivadores da responsabilidade social empresarial. 2009. 181 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3244129067093836374 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
4410494103952189146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5573/3/417712.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5573/2/417712.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5573/1/417712.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
806329153f50397c028c9ebf8cdb5b38 892af0562b073fc384c840c3daeb95d0 4636ae6e1e0c98643ded18d35b4b3d59 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765309164355584 |