Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turik, Claudia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3376
Resumo: Pesquisas têm indicado que alunos demonstram: 1) dificuldade de aprendizado dos conceitos estatísticos e 2) baixa motivação em utilizar ferramentas estatísticas em situações presentes e futuras. Estudos realizados no campo educacional dizem que um estudante com atitudes positivas sobre determinada matéria apresenta maior probabilidade de sucesso na aprendizagem dos conteúdos desta. O presente trabalho avaliou as atitudes em relação à estatística de 360 alunos de uma universidade particular, que responderam a Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). As respostas foram analisadas por meio da Teoria Clássica dos Testes e pela Teoria da Resposta ao Item. Os resultados da classificação das atitudes, em positivas ou negativas, encontradas por escores brutos e por escores latentes, foram fortemente concordantes (Kappa = 0,87). A escala apresentou boa consistência interna nas duas análises, com Alfa de Cronbach de 0,95 e com parâmetro de discriminação dos itens (ai) variando de moderado a alto. Os alunos apresentaram atitudes mais desfavoráveis do que favoráveis. Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) mostraram que a proposição de mais fácil concordância por parte dos alunos foi referente à tensão sentida pelos mesmos durante as aulas de estatística. As variáveis que mostraram influenciar no nível de atitudes foram: área de estudo, auto-percepção de desempenho na disciplina e reconhecimento da aplicabilidade da estatística. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias para desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizado estimulante, agradável, e que reforce as aplicações da Estatística no contexto do curso de cada estudante.
id P_RS_750af9e4d9fd9fbf3f7e9ee4c949937b
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3376
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Viali, LoríCPF:11851686053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1CPF:00656814012http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778398Y1Turik, Claudia2015-04-14T14:12:39Z2010-04-152010-03-31TURIK, Claudia. Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI). 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3376Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422633.pdf: 877736 bytes, checksum: 075981bd7b36092bd92142dab57f1c7b (MD5) Previous issue date: 2010-03-31Pesquisas têm indicado que alunos demonstram: 1) dificuldade de aprendizado dos conceitos estatísticos e 2) baixa motivação em utilizar ferramentas estatísticas em situações presentes e futuras. Estudos realizados no campo educacional dizem que um estudante com atitudes positivas sobre determinada matéria apresenta maior probabilidade de sucesso na aprendizagem dos conteúdos desta. O presente trabalho avaliou as atitudes em relação à estatística de 360 alunos de uma universidade particular, que responderam a Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). As respostas foram analisadas por meio da Teoria Clássica dos Testes e pela Teoria da Resposta ao Item. Os resultados da classificação das atitudes, em positivas ou negativas, encontradas por escores brutos e por escores latentes, foram fortemente concordantes (Kappa = 0,87). A escala apresentou boa consistência interna nas duas análises, com Alfa de Cronbach de 0,95 e com parâmetro de discriminação dos itens (ai) variando de moderado a alto. Os alunos apresentaram atitudes mais desfavoráveis do que favoráveis. Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) mostraram que a proposição de mais fácil concordância por parte dos alunos foi referente à tensão sentida pelos mesmos durante as aulas de estatística. As variáveis que mostraram influenciar no nível de atitudes foram: área de estudo, auto-percepção de desempenho na disciplina e reconhecimento da aplicabilidade da estatística. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias para desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizado estimulante, agradável, e que reforce as aplicações da Estatística no contexto do curso de cada estudante.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11423/422633.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINOMATEMÁTICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAnálise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL422633.pdf.jpg422633.pdf.jpgimage/jpeg2578http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3376/3/422633.pdf.jpgd4a43467e4fbdeb061d65a81c944970fMD53TEXT422633.pdf.txt422633.pdf.txttext/plain128252http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3376/2/422633.pdf.txtaef92b0697cce8929f554ef0bd840e5cMD52ORIGINAL422633.pdfapplication/pdf877736http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3376/1/422633.pdf075981bd7b36092bd92142dab57f1c7bMD51tede/33762015-04-17 15:59:56.962oai:tede2.pucrs.br:tede/3376Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI)
title Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI)
spellingShingle Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI)
Turik, Claudia
EDUCAÇÃO
ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
MATEMÁTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI)
title_full Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI)
title_fullStr Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI)
title_full_unstemmed Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI)
title_sort Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI)
author Turik, Claudia
author_facet Turik, Claudia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viali, Lorí
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:11851686053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00656814012
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778398Y1
dc.contributor.author.fl_str_mv Turik, Claudia
contributor_str_mv Viali, Lorí
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
MATEMÁTICA
topic EDUCAÇÃO
ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
MATEMÁTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Pesquisas têm indicado que alunos demonstram: 1) dificuldade de aprendizado dos conceitos estatísticos e 2) baixa motivação em utilizar ferramentas estatísticas em situações presentes e futuras. Estudos realizados no campo educacional dizem que um estudante com atitudes positivas sobre determinada matéria apresenta maior probabilidade de sucesso na aprendizagem dos conteúdos desta. O presente trabalho avaliou as atitudes em relação à estatística de 360 alunos de uma universidade particular, que responderam a Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE). As respostas foram analisadas por meio da Teoria Clássica dos Testes e pela Teoria da Resposta ao Item. Os resultados da classificação das atitudes, em positivas ou negativas, encontradas por escores brutos e por escores latentes, foram fortemente concordantes (Kappa = 0,87). A escala apresentou boa consistência interna nas duas análises, com Alfa de Cronbach de 0,95 e com parâmetro de discriminação dos itens (ai) variando de moderado a alto. Os alunos apresentaram atitudes mais desfavoráveis do que favoráveis. Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) mostraram que a proposição de mais fácil concordância por parte dos alunos foi referente à tensão sentida pelos mesmos durante as aulas de estatística. As variáveis que mostraram influenciar no nível de atitudes foram: área de estudo, auto-percepção de desempenho na disciplina e reconhecimento da aplicabilidade da estatística. Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias para desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizado estimulante, agradável, e que reforce as aplicações da Estatística no contexto do curso de cada estudante.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TURIK, Claudia. Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI). 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3376
identifier_str_mv TURIK, Claudia. Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI). 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3376/3/422633.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3376/2/422633.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3376/1/422633.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d4a43467e4fbdeb061d65a81c944970f
aef92b0697cce8929f554ef0bd840e5c
075981bd7b36092bd92142dab57f1c7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293007896576