O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2051 |
Resumo: | This study seeks to investigate the role of corrective feedback provided by the teacher and classmates to texts written by students of English as a second language in a private languages course. The main goals of the study were to investigate the impact of corrective feedback over the development of students written skills; evaluate if the fact of providing feedback to the classmates' texts would help students improve their textual productions and, finally, analyze which group of students would present better results on their subsequent texts, if those who just received feedback or those who received and provided corrective feedback. General results show that all students who analyzed feedback presented a positive development on their subsequent writings. On the other hand, those students that neither analyzed feedback nor rewrote their texts did not present development as much as the others. Although providing feedback may have helped students improve their written skills, further studies are necessary to better verify this hypothesis. |
id |
P_RS_97c51e6f3ee6189348b9196540da242b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/2051 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Scherer, Lilian CristineCPF:49671731015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704496P3CPF:01235944050http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4229433P8Knecht, Fernanda2015-04-14T13:38:39Z2012-04-252012-01-09KNECHT, Fernanda. O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2051This study seeks to investigate the role of corrective feedback provided by the teacher and classmates to texts written by students of English as a second language in a private languages course. The main goals of the study were to investigate the impact of corrective feedback over the development of students written skills; evaluate if the fact of providing feedback to the classmates' texts would help students improve their textual productions and, finally, analyze which group of students would present better results on their subsequent texts, if those who just received feedback or those who received and provided corrective feedback. General results show that all students who analyzed feedback presented a positive development on their subsequent writings. On the other hand, those students that neither analyzed feedback nor rewrote their texts did not present development as much as the others. Although providing feedback may have helped students improve their written skills, further studies are necessary to better verify this hypothesis.Esta dissertação teve o objetivo de investigar o papel do feedback corretivo fornecido pela professora e por colegas a textos escritos por estudantes de inglês como segunda língua em um curso privado de idiomas. Os objetivos do trabalho eram verificar qual o impacto do feedback corretivo no desenvolvimento da habilidade de escrita dos alunos; avaliar se o fato de o aluno fornecer feedback ao texto de um colega faria com que o aluno corretor apresentasse desenvolvimento em suas próprias produções e, finalmente, analisar qual grupo apresentaria melhora mais interessante em suas produções, se aquele que apenas recebeu feedback ou aquele que recebeu e forneceu feedback. Os resultados gerais mostram que todosos alunos que analisaram o feedback recebido apresentaram desenvolvimento positivo em suas produções textuais subsequentes. Por outro lado, aqueles alunos que, por algum motivo, não reescreveram seus textos e nem mesmo analisaram a correção recebida não apresentaram desenvolvimento na mesma proporção que os demais colegas. Embora o fato de os alunos terem corrigido textos dos colegas possa ter contribuído para o desenvolvimento de suas próprias escritas, mais estudos se fazem necessários para melhor verificação dessa hipótese.Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 437434.pdf: 3027106 bytes, checksum: 6f9da7eba1b2fe62f088de62591f424f (MD5) Previous issue date: 2012-01-09application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9322/437434.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGUÍSTICAAQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUAESCRITACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda línguainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL437434.pdf.jpg437434.pdf.jpgimage/jpeg3052http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2051/3/437434.pdf.jpge14f312b1ddfee97595566017b3ec65cMD53TEXT437434.pdf.txt437434.pdf.txttext/plain200777http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2051/2/437434.pdf.txtd4df42e84bac3d8b71bb6e1436d9f99eMD52ORIGINAL437434.pdfapplication/pdf3027106http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2051/1/437434.pdf6f9da7eba1b2fe62f088de62591f424fMD51tede/20512015-04-17 16:57:00.339oai:tede2.pucrs.br:tede/2051Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua |
title |
O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua |
spellingShingle |
O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua Knecht, Fernanda LINGUÍSTICA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA ESCRITA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua |
title_full |
O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua |
title_fullStr |
O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua |
title_full_unstemmed |
O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua |
title_sort |
O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua |
author |
Knecht, Fernanda |
author_facet |
Knecht, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scherer, Lilian Cristine |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:49671731015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704496P3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:01235944050 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4229433P8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Knecht, Fernanda |
contributor_str_mv |
Scherer, Lilian Cristine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUÍSTICA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA ESCRITA |
topic |
LINGUÍSTICA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA ESCRITA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
This study seeks to investigate the role of corrective feedback provided by the teacher and classmates to texts written by students of English as a second language in a private languages course. The main goals of the study were to investigate the impact of corrective feedback over the development of students written skills; evaluate if the fact of providing feedback to the classmates' texts would help students improve their textual productions and, finally, analyze which group of students would present better results on their subsequent texts, if those who just received feedback or those who received and provided corrective feedback. General results show that all students who analyzed feedback presented a positive development on their subsequent writings. On the other hand, those students that neither analyzed feedback nor rewrote their texts did not present development as much as the others. Although providing feedback may have helped students improve their written skills, further studies are necessary to better verify this hypothesis. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-04-25 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-01-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:38:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KNECHT, Fernanda. O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2051 |
identifier_str_mv |
KNECHT, Fernanda. O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2051/3/437434.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2051/2/437434.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2051/1/437434.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e14f312b1ddfee97595566017b3ec65c d4df42e84bac3d8b71bb6e1436d9f99e 6f9da7eba1b2fe62f088de62591f424f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765283908354048 |