O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knecht, Fernanda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2051
Resumo: This study seeks to investigate the role of corrective feedback provided by the teacher and classmates to texts written by students of English as a second language in a private languages course. The main goals of the study were to investigate the impact of corrective feedback over the development of students written skills; evaluate if the fact of providing feedback to the classmates' texts would help students improve their textual productions and, finally, analyze which group of students would present better results on their subsequent texts, if those who just received feedback or those who received and provided corrective feedback. General results show that all students who analyzed feedback presented a positive development on their subsequent writings. On the other hand, those students that neither analyzed feedback nor rewrote their texts did not present development as much as the others. Although providing feedback may have helped students improve their written skills, further studies are necessary to better verify this hypothesis.
id P_RS_97c51e6f3ee6189348b9196540da242b
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2051
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Scherer, Lilian CristineCPF:49671731015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704496P3CPF:01235944050http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4229433P8Knecht, Fernanda2015-04-14T13:38:39Z2012-04-252012-01-09KNECHT, Fernanda. O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2051This study seeks to investigate the role of corrective feedback provided by the teacher and classmates to texts written by students of English as a second language in a private languages course. The main goals of the study were to investigate the impact of corrective feedback over the development of students written skills; evaluate if the fact of providing feedback to the classmates' texts would help students improve their textual productions and, finally, analyze which group of students would present better results on their subsequent texts, if those who just received feedback or those who received and provided corrective feedback. General results show that all students who analyzed feedback presented a positive development on their subsequent writings. On the other hand, those students that neither analyzed feedback nor rewrote their texts did not present development as much as the others. Although providing feedback may have helped students improve their written skills, further studies are necessary to better verify this hypothesis.Esta dissertação teve o objetivo de investigar o papel do feedback corretivo fornecido pela professora e por colegas a textos escritos por estudantes de inglês como segunda língua em um curso privado de idiomas. Os objetivos do trabalho eram verificar qual o impacto do feedback corretivo no desenvolvimento da habilidade de escrita dos alunos; avaliar se o fato de o aluno fornecer feedback ao texto de um colega faria com que o aluno corretor apresentasse desenvolvimento em suas próprias produções e, finalmente, analisar qual grupo apresentaria melhora mais interessante em suas produções, se aquele que apenas recebeu feedback ou aquele que recebeu e forneceu feedback. Os resultados gerais mostram que todosos alunos que analisaram o feedback recebido apresentaram desenvolvimento positivo em suas produções textuais subsequentes. Por outro lado, aqueles alunos que, por algum motivo, não reescreveram seus textos e nem mesmo analisaram a correção recebida não apresentaram desenvolvimento na mesma proporção que os demais colegas. Embora o fato de os alunos terem corrigido textos dos colegas possa ter contribuído para o desenvolvimento de suas próprias escritas, mais estudos se fazem necessários para melhor verificação dessa hipótese.Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 437434.pdf: 3027106 bytes, checksum: 6f9da7eba1b2fe62f088de62591f424f (MD5) Previous issue date: 2012-01-09application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9322/437434.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGUÍSTICAAQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUAESCRITACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda línguainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL437434.pdf.jpg437434.pdf.jpgimage/jpeg3052http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2051/3/437434.pdf.jpge14f312b1ddfee97595566017b3ec65cMD53TEXT437434.pdf.txt437434.pdf.txttext/plain200777http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2051/2/437434.pdf.txtd4df42e84bac3d8b71bb6e1436d9f99eMD52ORIGINAL437434.pdfapplication/pdf3027106http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2051/1/437434.pdf6f9da7eba1b2fe62f088de62591f424fMD51tede/20512015-04-17 16:57:00.339oai:tede2.pucrs.br:tede/2051Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua
title O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua
spellingShingle O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua
Knecht, Fernanda
LINGUÍSTICA
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
ESCRITA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua
title_full O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua
title_fullStr O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua
title_full_unstemmed O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua
title_sort O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua
author Knecht, Fernanda
author_facet Knecht, Fernanda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scherer, Lilian Cristine
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:49671731015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704496P3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:01235944050
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4229433P8
dc.contributor.author.fl_str_mv Knecht, Fernanda
contributor_str_mv Scherer, Lilian Cristine
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUÍSTICA
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
ESCRITA
topic LINGUÍSTICA
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
ESCRITA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This study seeks to investigate the role of corrective feedback provided by the teacher and classmates to texts written by students of English as a second language in a private languages course. The main goals of the study were to investigate the impact of corrective feedback over the development of students written skills; evaluate if the fact of providing feedback to the classmates' texts would help students improve their textual productions and, finally, analyze which group of students would present better results on their subsequent texts, if those who just received feedback or those who received and provided corrective feedback. General results show that all students who analyzed feedback presented a positive development on their subsequent writings. On the other hand, those students that neither analyzed feedback nor rewrote their texts did not present development as much as the others. Although providing feedback may have helped students improve their written skills, further studies are necessary to better verify this hypothesis.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-04-25
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:38:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KNECHT, Fernanda. O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2051
identifier_str_mv KNECHT, Fernanda. O efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda língua. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2051/3/437434.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2051/2/437434.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2051/1/437434.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e14f312b1ddfee97595566017b3ec65c
d4df42e84bac3d8b71bb6e1436d9f99e
6f9da7eba1b2fe62f088de62591f424f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765283908354048