Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Sílvia Lignon
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3765
Resumo: Este estudo é uma reflexão sobre o significado da Escola Amigos do Verde na vida de pais, alunos e educadores. Os objetivos foram compreender a repercussão da Escola Amigos do Verde na vida de pessoas que conviveram neste ambiente escolar. O método utilizado é o qualitativo e a coleta de dados foi feita através de vinte entrevistas individuais semi-estruturadas entre quatro pais atuais e quatro pais de alunos que estudaram na Escola, três educadores atuais e três educadores que trabalharam na Escola e seis ex-alunos. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo que gerou as seguintes categorias: encontro na amorosidade; práticas de deslocamentos para a transformação; sementes ao vento. Os resultados demonstram: os pais percebem a Escola como uma continuidade na educação de seus filhos, como também consideram a Escola reforço e parceria nesse processo educacional; educadores identificam-se com a Escola e se descobrem como pessoa e profissional; alunos lembram com reflexão e amorosidade o primeiro dia de aula e suas descobertas; a alimentação naturalista, no cotidiano escolar, comprovou uma reversão ou intensificação de hábitos mais conscientes e saudáveis; pais, alunos e professores demonstram que através deste espaço de convivência diferenciado a aprendizagem se tornou mais significativa; pais acreditam que a passagem pela Escola Amigos do Verde gerou e ainda gera muitas sementes germinadas; professores constatam seu comprometimento no desenvolvimento dos alunos, como também em seu próprio; alunos relatam sentirem-se acolhidos e respeitados no ambiente escolar, considerando a Escola um espaço diferente
id P_RS_c9abbd6dfedf89462712180e52c67ef6
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3765
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Santos, Bettina Steren dosCPF:64448576000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9CPF:43403824004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716980H5Carneiro, Sílvia Lignon2015-04-14T14:23:36Z2007-04-022007-01-18CARNEIRO, Sílvia Lignon. Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3765Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388461.pdf: 547733 bytes, checksum: c6718583c339d974636a5ae18bf29b95 (MD5) Previous issue date: 2007-01-18Este estudo é uma reflexão sobre o significado da Escola Amigos do Verde na vida de pais, alunos e educadores. Os objetivos foram compreender a repercussão da Escola Amigos do Verde na vida de pessoas que conviveram neste ambiente escolar. O método utilizado é o qualitativo e a coleta de dados foi feita através de vinte entrevistas individuais semi-estruturadas entre quatro pais atuais e quatro pais de alunos que estudaram na Escola, três educadores atuais e três educadores que trabalharam na Escola e seis ex-alunos. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo que gerou as seguintes categorias: encontro na amorosidade; práticas de deslocamentos para a transformação; sementes ao vento. Os resultados demonstram: os pais percebem a Escola como uma continuidade na educação de seus filhos, como também consideram a Escola reforço e parceria nesse processo educacional; educadores identificam-se com a Escola e se descobrem como pessoa e profissional; alunos lembram com reflexão e amorosidade o primeiro dia de aula e suas descobertas; a alimentação naturalista, no cotidiano escolar, comprovou uma reversão ou intensificação de hábitos mais conscientes e saudáveis; pais, alunos e professores demonstram que através deste espaço de convivência diferenciado a aprendizagem se tornou mais significativa; pais acreditam que a passagem pela Escola Amigos do Verde gerou e ainda gera muitas sementes germinadas; professores constatam seu comprometimento no desenvolvimento dos alunos, como também em seu próprio; alunos relatam sentirem-se acolhidos e respeitados no ambiente escolar, considerando a Escola um espaço diferenteapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11175/388461.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃO AMBIENTALENSINO FUNDAMENTALDESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELRELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOReflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL388461.pdf.jpg388461.pdf.jpgimage/jpeg3633http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3765/3/388461.pdf.jpgfb9ec69263d24cf465fc59b996e66dd6MD53TEXT388461.pdf.txt388461.pdf.txttext/plain198529http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3765/2/388461.pdf.txt4dc2e887cadd3ad45a59ff77138ee963MD52ORIGINAL388461.pdfapplication/pdf547733http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3765/1/388461.pdfc6718583c339d974636a5ae18bf29b95MD51tede/37652015-04-17 15:54:56.861oai:tede2.pucrs.br:tede/3765Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores
title Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores
spellingShingle Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores
Carneiro, Sílvia Lignon
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ENSINO FUNDAMENTAL
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores
title_full Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores
title_fullStr Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores
title_full_unstemmed Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores
title_sort Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores
author Carneiro, Sílvia Lignon
author_facet Carneiro, Sílvia Lignon
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Bettina Steren dos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:64448576000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:43403824004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716980H5
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Sílvia Lignon
contributor_str_mv Santos, Bettina Steren dos
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ENSINO FUNDAMENTAL
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
topic EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ENSINO FUNDAMENTAL
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo é uma reflexão sobre o significado da Escola Amigos do Verde na vida de pais, alunos e educadores. Os objetivos foram compreender a repercussão da Escola Amigos do Verde na vida de pessoas que conviveram neste ambiente escolar. O método utilizado é o qualitativo e a coleta de dados foi feita através de vinte entrevistas individuais semi-estruturadas entre quatro pais atuais e quatro pais de alunos que estudaram na Escola, três educadores atuais e três educadores que trabalharam na Escola e seis ex-alunos. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo que gerou as seguintes categorias: encontro na amorosidade; práticas de deslocamentos para a transformação; sementes ao vento. Os resultados demonstram: os pais percebem a Escola como uma continuidade na educação de seus filhos, como também consideram a Escola reforço e parceria nesse processo educacional; educadores identificam-se com a Escola e se descobrem como pessoa e profissional; alunos lembram com reflexão e amorosidade o primeiro dia de aula e suas descobertas; a alimentação naturalista, no cotidiano escolar, comprovou uma reversão ou intensificação de hábitos mais conscientes e saudáveis; pais, alunos e professores demonstram que através deste espaço de convivência diferenciado a aprendizagem se tornou mais significativa; pais acreditam que a passagem pela Escola Amigos do Verde gerou e ainda gera muitas sementes germinadas; professores constatam seu comprometimento no desenvolvimento dos alunos, como também em seu próprio; alunos relatam sentirem-se acolhidos e respeitados no ambiente escolar, considerando a Escola um espaço diferente
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-04-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARNEIRO, Sílvia Lignon. Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3765
identifier_str_mv CARNEIRO, Sílvia Lignon. Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3765/3/388461.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3765/2/388461.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3765/1/388461.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fb9ec69263d24cf465fc59b996e66dd6
4dc2e887cadd3ad45a59ff77138ee963
c6718583c339d974636a5ae18bf29b95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765295785574400