Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2427 |
Resumo: | This thesis is a reflection about the photographies of brazilian artists Geraldo de Barros and José Oiticica Filho, created in the period between 1950 1964. Because of their abstract character, due to the fact that their referent aren t clearly identifiable, these photographies challenge the observer. Concerning the first photographer, we analyze the series Fotoformas exposed at MASP, in 1950. For the second, we analyze his Abstrações, Formas, Ouropretenses, Derivações e Recriaçõesnames chosen by Oiticica Filho himself for his different photographic series. The documentary authority of the photography is questioned by the creation of images opposing the idea of mimesis of reality. We seek to define the concept of abstract photography from various authors, as well as to insert this kind of images in a larger context of visual arts and the history of photography. We use the comparative method, starting from the idea that the images have different temporalities, to think about the denial the formula content over form , achieved by these photographers using experimental techniques. |
id |
P_RS_ddadfbb2c396bc0519bf7ad8f2525d2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/2427 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kern, Maria Lúcia BastosCPF:19124767034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723356T2CPF:00087405008http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713915Y7Etcheverry, Carolina Martins2015-04-14T13:47:43Z2012-06-122012-03-22ETCHEVERRY, Carolina Martins. Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964). 2012. 287 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2427This thesis is a reflection about the photographies of brazilian artists Geraldo de Barros and José Oiticica Filho, created in the period between 1950 1964. Because of their abstract character, due to the fact that their referent aren t clearly identifiable, these photographies challenge the observer. Concerning the first photographer, we analyze the series Fotoformas exposed at MASP, in 1950. For the second, we analyze his Abstrações, Formas, Ouropretenses, Derivações e Recriaçõesnames chosen by Oiticica Filho himself for his different photographic series. The documentary authority of the photography is questioned by the creation of images opposing the idea of mimesis of reality. We seek to define the concept of abstract photography from various authors, as well as to insert this kind of images in a larger context of visual arts and the history of photography. We use the comparative method, starting from the idea that the images have different temporalities, to think about the denial the formula content over form , achieved by these photographers using experimental techniques.Esta tese é o resultado de uma reflexão sobre as fotografias dos artistas brasileiros Geraldo de Barros e José Oiticica Filho criadas entre os anos de 1950 e 1964 as quais, por seu caráter abstrato devido ao seu referente não ser claramente identificável constituem um desafio ao observador. No caso do primeiro fotógrafo, analisamos a série Fotoformas, exposta no Masp, em 1950. Do segundo, procuramos analisar suas Abstrações, Formas, Ouropretenses, Derivações e Recriações nomes estabelecidos pelo próprio Oiticica Filho para suas diferentes séries fotográficas. A autoridade documental da fotografia é questionada através da criação de imagens que se colocam contra a ideia de mimese do real. Procuramos definir o conceito de fotografia abstrata a partir de diversos autores, bem como procuramos inserir este tipo de imagem dentro de um contexto maior das artes visuais e da própria história da fotografia. Utilizamos o método comparativo, partindo da ideia de que as imagens possuem diversas temporalidades, para pensar na negação da valorização do conteúdo em detrimento da forma, negação essa alcançada pelos fotógrafos em técnicas experimentais.Made available in DSpace on 2015-04-14T13:47:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 438936.pdf: 12141824 bytes, checksum: b0da4aeaf2063ada72fd6566767da60d (MD5) Previous issue date: 2012-03-22application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10534/438936.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPUCRSBRFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasHISTÓRIAARTES VISUAISABSTRACIONISMO (ARTE)FOTOGRAFIA - BRASILFOTOGRAFIA - HISTÓRIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAFotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1740700517806534787500600-4398000523014524731info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL438936.pdf.jpg438936.pdf.jpgimage/jpeg3054http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2427/3/438936.pdf.jpg4ff620fdbef9c37e336a8fa16e05e4f8MD53TEXT438936.pdf.txt438936.pdf.txttext/plain511673http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2427/2/438936.pdf.txt4fdbf9722b0d8dfbc865f9a419bfe0b0MD52ORIGINAL438936.pdfapplication/pdf12141824http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2427/1/438936.pdfb0da4aeaf2063ada72fd6566767da60dMD51tede/24272015-04-30 08:15:35.179oai:tede2.pucrs.br:tede/2427Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964) |
title |
Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964) |
spellingShingle |
Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964) Etcheverry, Carolina Martins HISTÓRIA ARTES VISUAIS ABSTRACIONISMO (ARTE) FOTOGRAFIA - BRASIL FOTOGRAFIA - HISTÓRIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964) |
title_full |
Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964) |
title_fullStr |
Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964) |
title_full_unstemmed |
Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964) |
title_sort |
Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964) |
author |
Etcheverry, Carolina Martins |
author_facet |
Etcheverry, Carolina Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kern, Maria Lúcia Bastos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:19124767034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723356T2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:00087405008 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713915Y7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Etcheverry, Carolina Martins |
contributor_str_mv |
Kern, Maria Lúcia Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HISTÓRIA ARTES VISUAIS ABSTRACIONISMO (ARTE) FOTOGRAFIA - BRASIL FOTOGRAFIA - HISTÓRIA |
topic |
HISTÓRIA ARTES VISUAIS ABSTRACIONISMO (ARTE) FOTOGRAFIA - BRASIL FOTOGRAFIA - HISTÓRIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
This thesis is a reflection about the photographies of brazilian artists Geraldo de Barros and José Oiticica Filho, created in the period between 1950 1964. Because of their abstract character, due to the fact that their referent aren t clearly identifiable, these photographies challenge the observer. Concerning the first photographer, we analyze the series Fotoformas exposed at MASP, in 1950. For the second, we analyze his Abstrações, Formas, Ouropretenses, Derivações e Recriaçõesnames chosen by Oiticica Filho himself for his different photographic series. The documentary authority of the photography is questioned by the creation of images opposing the idea of mimesis of reality. We seek to define the concept of abstract photography from various authors, as well as to insert this kind of images in a larger context of visual arts and the history of photography. We use the comparative method, starting from the idea that the images have different temporalities, to think about the denial the formula content over form , achieved by these photographers using experimental techniques. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-06-12 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:47:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ETCHEVERRY, Carolina Martins. Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964). 2012. 287 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2427 |
identifier_str_mv |
ETCHEVERRY, Carolina Martins. Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964). 2012. 287 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
1740700517806534787 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-4398000523014524731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2427/3/438936.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2427/2/438936.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2427/1/438936.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ff620fdbef9c37e336a8fa16e05e4f8 4fdbf9722b0d8dfbc865f9a419bfe0b0 b0da4aeaf2063ada72fd6566767da60d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765286213124096 |