A Relação dos Distribuidores com uma Marca de Cerveja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scharf, Edson Roberto
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silveira, Amélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11761
Resumo: As marcas são fatores críticos de sucesso para as organizações e quando bem administradas tornam-se valiosos ativos financeiros e estratégicos. O presente estudo tem como foco a marca, e como objetivo compreender sua importância no processo de compras business-to-business. Mais especificamente, o trabalho buscou conhecer a motivação dos clientes na aquisição da marca, saber se os esforços de comunicação interferem na decisão de compra e compreender a importância da marca no processo de compra. Por meio de pesquisa realizada junto aos distribuidores da cerveja Krill na região Sul do Brasil, concluiu-se que a marca tem importância no processo de compras business-to-business, proporcionando maior volume de vendas e lucratividade. No entanto, ficou evidente que a falta de investimentos na mídia e demais esforços de comunicação dificultam a valorização da marca. Diante deste cenário, conclui-se que o processo de branding pode alavancar o relacionamento entre os distribuidores e a marca, ao proporcionar condições para a criação de vantagens competitivas sustentáveis. DOI: 10.5585/remark.v8i1.2125
id RBM-1_c856b26b57f03d30fc67c1c47b252bc9
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/11761
network_acronym_str RBM-1
network_name_str REMark - Revista Brasileira de Marketing
repository_id_str
spelling A Relação dos Distribuidores com uma Marca de CervejaTHE RELATION BETWEEN DISTRIBUTORS AND A BEER BRAND DOI: 10.5585/remark.v8i1.2125Branding; competitividade; marketing; valor da marca.Brand Value; Branding; Competitiveness; Marketing.As marcas são fatores críticos de sucesso para as organizações e quando bem administradas tornam-se valiosos ativos financeiros e estratégicos. O presente estudo tem como foco a marca, e como objetivo compreender sua importância no processo de compras business-to-business. Mais especificamente, o trabalho buscou conhecer a motivação dos clientes na aquisição da marca, saber se os esforços de comunicação interferem na decisão de compra e compreender a importância da marca no processo de compra. Por meio de pesquisa realizada junto aos distribuidores da cerveja Krill na região Sul do Brasil, concluiu-se que a marca tem importância no processo de compras business-to-business, proporcionando maior volume de vendas e lucratividade. No entanto, ficou evidente que a falta de investimentos na mídia e demais esforços de comunicação dificultam a valorização da marca. Diante deste cenário, conclui-se que o processo de branding pode alavancar o relacionamento entre os distribuidores e a marca, ao proporcionar condições para a criação de vantagens competitivas sustentáveis. DOI: 10.5585/remark.v8i1.2125The brand is a critical factor of success of the organizations. When well managed, they become financially valuable and strategic assets. This study aims at understanding the relation between the customers and the brand in the process of purchases business-to-business. It aimed at identifying the motivation of the customers in the acquisition of the brand to know if the communication efforts interfere with the decision of purchase, and to understand the importance of the brand in such process. Through research carried along the distributors of the Krill beer in the south region of Brazil, it is concluded that the brand has importance in the process of purchases business-to-business, providing bigger sales volume and profitability. However, it was evident that the lack of investments in the media and too much effort on communication make hard the brand valuation. Due to such scenery, one perceived that the branding process can empower the relationship between distributors and the beer brands.Universidade Nove de Julho - Uninove2010-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1176110.5585/remark.v8i1.2125ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 8, n. 1 (2009): janeiro - junho; 24-422177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11761/5408Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessScharf, Edson RobertoSilveira, Amélia2019-02-19T16:12:16Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/11761Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-02-19T16:12:16REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Relação dos Distribuidores com uma Marca de Cerveja
THE RELATION BETWEEN DISTRIBUTORS AND A BEER BRAND DOI: 10.5585/remark.v8i1.2125
title A Relação dos Distribuidores com uma Marca de Cerveja
spellingShingle A Relação dos Distribuidores com uma Marca de Cerveja
Scharf, Edson Roberto
Branding; competitividade; marketing; valor da marca.
Brand Value; Branding; Competitiveness; Marketing.
title_short A Relação dos Distribuidores com uma Marca de Cerveja
title_full A Relação dos Distribuidores com uma Marca de Cerveja
title_fullStr A Relação dos Distribuidores com uma Marca de Cerveja
title_full_unstemmed A Relação dos Distribuidores com uma Marca de Cerveja
title_sort A Relação dos Distribuidores com uma Marca de Cerveja
author Scharf, Edson Roberto
author_facet Scharf, Edson Roberto
Silveira, Amélia
author_role author
author2 Silveira, Amélia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scharf, Edson Roberto
Silveira, Amélia
dc.subject.por.fl_str_mv Branding; competitividade; marketing; valor da marca.
Brand Value; Branding; Competitiveness; Marketing.
topic Branding; competitividade; marketing; valor da marca.
Brand Value; Branding; Competitiveness; Marketing.
description As marcas são fatores críticos de sucesso para as organizações e quando bem administradas tornam-se valiosos ativos financeiros e estratégicos. O presente estudo tem como foco a marca, e como objetivo compreender sua importância no processo de compras business-to-business. Mais especificamente, o trabalho buscou conhecer a motivação dos clientes na aquisição da marca, saber se os esforços de comunicação interferem na decisão de compra e compreender a importância da marca no processo de compra. Por meio de pesquisa realizada junto aos distribuidores da cerveja Krill na região Sul do Brasil, concluiu-se que a marca tem importância no processo de compras business-to-business, proporcionando maior volume de vendas e lucratividade. No entanto, ficou evidente que a falta de investimentos na mídia e demais esforços de comunicação dificultam a valorização da marca. Diante deste cenário, conclui-se que o processo de branding pode alavancar o relacionamento entre os distribuidores e a marca, ao proporcionar condições para a criação de vantagens competitivas sustentáveis. DOI: 10.5585/remark.v8i1.2125
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11761
10.5585/remark.v8i1.2125
url https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11761
identifier_str_mv 10.5585/remark.v8i1.2125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11761/5408
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - Uninove
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - Uninove
dc.source.none.fl_str_mv ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 8, n. 1 (2009): janeiro - junho; 24-42
2177-5184
reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketing
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:RBM
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str RBM
institution RBM
reponame_str REMark - Revista Brasileira de Marketing
collection REMark - Revista Brasileira de Marketing
repository.name.fl_str_mv REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv claudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org
_version_ 1799138641581178880