Atividades práticas em astronomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8724 |
Resumo: | Apresenta-se um estudo que emerge das dificuldades sentidas pelos professores ao nível da formação e da falta de recursos inovadores, para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Astronomia, presentes no programa da disciplina de Estudo do Meio, no 1º CEB. Sendo uma área que desperta admiração e interesse em alunos e professores, compete à escola proporcionar atividades práticas que permitam construir conhecimento cientificamente aceite para os fenómenos não observáveis que, de outra forma, originam conceções alternativas cedo na infância e se prolongam pela vida adulta. Neste sentido, através de uma metodologia quasi-experimental foi implementada uma oficina de formação em atividades práticas de Astronomia. Os resultados obtidos pelo grupo experimental foram comparados com os do grupo de controlo. Para a recolha de dados foi aplicado um questionário em situação de pré e pós implementação. Participaram 42 professores em exercício de funções letivas num agrupamento de escolas situado no litoral norte de Portugal. A investigação teve como objetivos: (i) demonstrar com exemplos concretos possíveis formas de trabalhar os conteúdos programáticos de Astronomia numa perspetiva CTSA e interdisciplinar; (ii) divulgar sequências didático-pedagógicas e atividades práticas inovadoras; (iii) conhecer as conceções alternativas dos professores e verificar se estão de acordo com as descritas na literatura; (iv) verificar se a ação de formação produz mudanças significativas para ajudar a ultrapassar as dificuldades sentidas. A análise dos dados revelou que os participantes possuíam conceções alternativas análogas às identificadas na literatura e após a realização da formação proposta denotaram uma mudança significativa em alguns dos conceitos de Astronomia. |
id |
RCAP_00450bd526dace8ae4ca39509a7d2e32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8724 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atividades práticas em astronomiaXV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professoresApresenta-se um estudo que emerge das dificuldades sentidas pelos professores ao nível da formação e da falta de recursos inovadores, para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Astronomia, presentes no programa da disciplina de Estudo do Meio, no 1º CEB. Sendo uma área que desperta admiração e interesse em alunos e professores, compete à escola proporcionar atividades práticas que permitam construir conhecimento cientificamente aceite para os fenómenos não observáveis que, de outra forma, originam conceções alternativas cedo na infância e se prolongam pela vida adulta. Neste sentido, através de uma metodologia quasi-experimental foi implementada uma oficina de formação em atividades práticas de Astronomia. Os resultados obtidos pelo grupo experimental foram comparados com os do grupo de controlo. Para a recolha de dados foi aplicado um questionário em situação de pré e pós implementação. Participaram 42 professores em exercício de funções letivas num agrupamento de escolas situado no litoral norte de Portugal. A investigação teve como objetivos: (i) demonstrar com exemplos concretos possíveis formas de trabalhar os conteúdos programáticos de Astronomia numa perspetiva CTSA e interdisciplinar; (ii) divulgar sequências didático-pedagógicas e atividades práticas inovadoras; (iii) conhecer as conceções alternativas dos professores e verificar se estão de acordo com as descritas na literatura; (iv) verificar se a ação de formação produz mudanças significativas para ajudar a ultrapassar as dificuldades sentidas. A análise dos dados revelou que os participantes possuíam conceções alternativas análogas às identificadas na literatura e após a realização da formação proposta denotaram uma mudança significativa em alguns dos conceitos de Astronomia.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8724por1646-2335Santos, LucíliaSá, Cristina Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:30Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:52.201461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades práticas em astronomia |
title |
Atividades práticas em astronomia |
spellingShingle |
Atividades práticas em astronomia Santos, Lucília XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
title_short |
Atividades práticas em astronomia |
title_full |
Atividades práticas em astronomia |
title_fullStr |
Atividades práticas em astronomia |
title_full_unstemmed |
Atividades práticas em astronomia |
title_sort |
Atividades práticas em astronomia |
author |
Santos, Lucília |
author_facet |
Santos, Lucília Sá, Cristina Maria |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Cristina Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lucília Sá, Cristina Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
topic |
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
description |
Apresenta-se um estudo que emerge das dificuldades sentidas pelos professores ao nível da formação e da falta de recursos inovadores, para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Astronomia, presentes no programa da disciplina de Estudo do Meio, no 1º CEB. Sendo uma área que desperta admiração e interesse em alunos e professores, compete à escola proporcionar atividades práticas que permitam construir conhecimento cientificamente aceite para os fenómenos não observáveis que, de outra forma, originam conceções alternativas cedo na infância e se prolongam pela vida adulta. Neste sentido, através de uma metodologia quasi-experimental foi implementada uma oficina de formação em atividades práticas de Astronomia. Os resultados obtidos pelo grupo experimental foram comparados com os do grupo de controlo. Para a recolha de dados foi aplicado um questionário em situação de pré e pós implementação. Participaram 42 professores em exercício de funções letivas num agrupamento de escolas situado no litoral norte de Portugal. A investigação teve como objetivos: (i) demonstrar com exemplos concretos possíveis formas de trabalhar os conteúdos programáticos de Astronomia numa perspetiva CTSA e interdisciplinar; (ii) divulgar sequências didático-pedagógicas e atividades práticas inovadoras; (iii) conhecer as conceções alternativas dos professores e verificar se estão de acordo com as descritas na literatura; (iv) verificar se a ação de formação produz mudanças significativas para ajudar a ultrapassar as dificuldades sentidas. A análise dos dados revelou que os participantes possuíam conceções alternativas análogas às identificadas na literatura e após a realização da formação proposta denotaram uma mudança significativa em alguns dos conceitos de Astronomia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.8724 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.8724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130949508661248 |