Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seco, Graça Maria dos Santos Batista
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro, Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues, Dias, Isabel Simões, Custódio, Susana Margarida Rodrigues
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/19
Resumo: Ao realizarmos a investigação agora publicada, foi nossa intenção avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao contexto do ensino superior politécnico, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Procurámos, ainda, analisar a influência de algumas variáveis relativas ao perfil do estudante em tal processo de transição e adaptação. Para o efeito levámos a cabo um estudo transversal, com base numa amostra de cerca de 1000 alunos que, no ano lectivo de 2003/2004, se encontravam a frequentar o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria.
id RCAP_006af401b7a199517633a2710730261c
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/19
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapõesAdaptação ao ensino superiorSuporte socialAo realizarmos a investigação agora publicada, foi nossa intenção avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao contexto do ensino superior politécnico, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Procurámos, ainda, analisar a influência de algumas variáveis relativas ao perfil do estudante em tal processo de transição e adaptação. Para o efeito levámos a cabo um estudo transversal, com base numa amostra de cerca de 1000 alunos que, no ano lectivo de 2003/2004, se encontravam a frequentar o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria.Instituto Politécnico de LeiriaIC-OnlineSeco, Graça Maria dos Santos BatistaCasimiro, Mafalda Cristina Salema MonteiroPereira, Maria Isabel Alves RodriguesDias, Isabel SimõesCustódio, Susana Margarida Rodrigues2009-08-04T15:02:40Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/19porSECO, Graça Maria dos Santos Batista [et al.] - Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, 2005. ISBN 972-8793-02-2972-8793-02-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:40:22Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/19Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:10.003882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões
title Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões
spellingShingle Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões
Seco, Graça Maria dos Santos Batista
Adaptação ao ensino superior
Suporte social
title_short Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões
title_full Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões
title_fullStr Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões
title_full_unstemmed Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões
title_sort Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões
author Seco, Graça Maria dos Santos Batista
author_facet Seco, Graça Maria dos Santos Batista
Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro
Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
Dias, Isabel Simões
Custódio, Susana Margarida Rodrigues
author_role author
author2 Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro
Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
Dias, Isabel Simões
Custódio, Susana Margarida Rodrigues
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Seco, Graça Maria dos Santos Batista
Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro
Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
Dias, Isabel Simões
Custódio, Susana Margarida Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação ao ensino superior
Suporte social
topic Adaptação ao ensino superior
Suporte social
description Ao realizarmos a investigação agora publicada, foi nossa intenção avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao contexto do ensino superior politécnico, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Procurámos, ainda, analisar a influência de algumas variáveis relativas ao perfil do estudante em tal processo de transição e adaptação. Para o efeito levámos a cabo um estudo transversal, com base numa amostra de cerca de 1000 alunos que, no ano lectivo de 2003/2004, se encontravam a frequentar o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2009-08-04T15:02:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/19
url http://hdl.handle.net/10400.8/19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SECO, Graça Maria dos Santos Batista [et al.] - Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, 2005. ISBN 972-8793-02-2
972-8793-02-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136947299418112