Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/19 |
Resumo: | Ao realizarmos a investigação agora publicada, foi nossa intenção avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao contexto do ensino superior politécnico, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Procurámos, ainda, analisar a influência de algumas variáveis relativas ao perfil do estudante em tal processo de transição e adaptação. Para o efeito levámos a cabo um estudo transversal, com base numa amostra de cerca de 1000 alunos que, no ano lectivo de 2003/2004, se encontravam a frequentar o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria. |
id |
RCAP_006af401b7a199517633a2710730261c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/19 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapõesAdaptação ao ensino superiorSuporte socialAo realizarmos a investigação agora publicada, foi nossa intenção avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao contexto do ensino superior politécnico, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Procurámos, ainda, analisar a influência de algumas variáveis relativas ao perfil do estudante em tal processo de transição e adaptação. Para o efeito levámos a cabo um estudo transversal, com base numa amostra de cerca de 1000 alunos que, no ano lectivo de 2003/2004, se encontravam a frequentar o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria.Instituto Politécnico de LeiriaIC-OnlineSeco, Graça Maria dos Santos BatistaCasimiro, Mafalda Cristina Salema MonteiroPereira, Maria Isabel Alves RodriguesDias, Isabel SimõesCustódio, Susana Margarida Rodrigues2009-08-04T15:02:40Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/19porSECO, Graça Maria dos Santos Batista [et al.] - Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, 2005. ISBN 972-8793-02-2972-8793-02-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:40:22Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/19Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:10.003882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões |
title |
Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões |
spellingShingle |
Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões Seco, Graça Maria dos Santos Batista Adaptação ao ensino superior Suporte social |
title_short |
Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões |
title_full |
Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões |
title_fullStr |
Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões |
title_full_unstemmed |
Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões |
title_sort |
Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões |
author |
Seco, Graça Maria dos Santos Batista |
author_facet |
Seco, Graça Maria dos Santos Batista Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues Dias, Isabel Simões Custódio, Susana Margarida Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues Dias, Isabel Simões Custódio, Susana Margarida Rodrigues |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seco, Graça Maria dos Santos Batista Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues Dias, Isabel Simões Custódio, Susana Margarida Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação ao ensino superior Suporte social |
topic |
Adaptação ao ensino superior Suporte social |
description |
Ao realizarmos a investigação agora publicada, foi nossa intenção avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao contexto do ensino superior politécnico, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Procurámos, ainda, analisar a influência de algumas variáveis relativas ao perfil do estudante em tal processo de transição e adaptação. Para o efeito levámos a cabo um estudo transversal, com base numa amostra de cerca de 1000 alunos que, no ano lectivo de 2003/2004, se encontravam a frequentar o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-01-01T00:00:00Z 2009-08-04T15:02:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/19 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SECO, Graça Maria dos Santos Batista [et al.] - Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, 2005. ISBN 972-8793-02-2 972-8793-02-2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Leiria |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Leiria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136947299418112 |