A IMPORTÂNCIA DO MARKETING TERRITORIAL E A PERCEÇÃO DOS AGENTES E RESIDENTES. UM ESTUDO APLICADO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1810 |
Resumo: | O marketing territorial é uma ferramenta fundamental para a gestão territorial e planeamento estratégico, de forma a posicionar e destacar um território/cidade. Hoje em dia, é impreterível a definição e implementação de um plano de estratégia territorial, cuja concretização conduz ao desenvolvimento do território em questão, criando mais oportunidades e atraindo, também, o público-alvo. Recorrendo a artigos científicos, nesta pesquisa, é efetuada uma revisão de literatura centrada nos conceitos de Turismo, Gestão de Eventos e Marketing Territorial. Apresenta-se, também, um caso particular da cidade de Braga: o evento “Braga Romana”, tido como caso de estudo. No sentido de perceber e compreender a importância do marketing territorial na promoção deste evento, é feita uma análise dos resultados obtidos no decorrer de uma abordagem qualitativa. Foram realizadas três entrevistas semiestruturadas, efetuadas a um grupo de foco de 9 participantes. Como conclusão é feita uma avaliação das estratégias já utilizadas, apontando também soluções alternativas a implementar, que irão contribuir para o desenvolvimento, consolidação e distinção do evento “Braga Romana”. |
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O marketing territorial é uma ferramenta fundamental para a gestão territorial e planeamento estratégico, de forma a posicionar e destacar um território/cidade. Hoje em dia, é impreterível a definição e implementação de um plano de estratégia territorial, cuja concretização conduz ao desenvolvimento do território em questão, criando mais oportunidades e atraindo, também, o público-alvo. Recorrendo a artigos científicos, nesta pesquisa, é efetuada uma revisão de literatura centrada nos conceitos de Turismo, Gestão de Eventos e Marketing Territorial. Apresenta-se, também, um caso particular da cidade de Braga: o evento “Braga Romana”, tido como caso de estudo. No sentido de perceber e compreender a importância do marketing territorial na promoção deste evento, é feita uma análise dos resultados obtidos no decorrer de uma abordagem qualitativa. Foram realizadas três entrevistas semiestruturadas, efetuadas a um grupo de foco de 9 participantes. Como conclusão é feita uma avaliação das estratégias já utilizadas, apontando também soluções alternativas a implementar, que irão contribuir para o desenvolvimento, consolidação e distinção do evento “Braga Romana”. |
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