A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15845 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_0121095ed00088f5e0d019feeeb7dcb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15845 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagemCulturaDiversidadeRepresentaçõesEstratégiasCultureDiversityRepresentationsStrategiesRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português (PT) e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º CEB da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) pertencente ao Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Este diz respeito às práticas desenvolvidas em 1.º CEB e 2.º CEB e ao estudo desenvolvido num contexto de 2.º CEB, envolvendo duas turmas de 6.º ano, numa escola pública de Lisboa. Numa primeira parte encontram-se descritas as práticas desenvolvidas e a análise crítica a ambas as práticas. A segunda parte diz respeito ao estudo, intitulado A Diversidade Cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem. Os objetivos de investigação são: I) Compreender as características da diversidade cultural que caracterizam ambas as turmas; II) Analisar as representações dos alunos relativamente à diversidade cultural; III) Compreender as expetativas dos alunos face às estratégias de ensino e aprendizagem a adotar em HGP; IV) Analisar as estratégias observadas e implementadas para trabalhar HGP em 2.º CEB. A grande finalidade do estudo é identificar estratégias de ensino e aprendizagem de HGP que melhor se adequam a um contexto de diversidade cultural. O estudo tem uma metodologia mista, com base em uma das fases da metodologia de investigação-ação e as técnicas de recolha de dados consistiram em questionários, um teste sociométrico, entrevista semiestruturada e notas de campo. Os dados recolhidos foram tratados com recurso à análise de conteúdo e sociogramas. Os resultados do estudo permitiram identificar a diversidade cultural como uma mais-valia na promoção e desenvolvimento de competências, bem como, na motivação e disponibilidade dos alunos face ao processo de ensino-aprendizagem.ABSTRACT This report is part of the Supervised Teaching Practice II (PES II) course which is part of the master’s degree in Teaching of 1st Cycle of Basic Education and Portuguese (PT) and History and Geography of Portugal (HGP) in 2nd Cycle of the Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) belonging to the Polytechnic Institute of Lisbon (IPL). This paper pertains the practices developed in 1st CEB and 2nd CEB and the study developed in a 2nd CEB context, involving two 6th grade classes, in a public school of Lisbon. The first part describes the practices developed and the critical analysis of both practices. The second part of the report belongs to the study, entitled Cultural Diversity in the classroom as a resource in defining teaching and learning strategies. The research objectives are I) To understand the characteristics of cultural diversity that characterize both classes; II) To analyze the students' representations concerning cultural diversity; III) To understand the students' expectations concerning the teaching and learning strategies to be adopted in HGP; IV) To analyze the strategies observed and implemented to work HGP in 2nd CEB. The main purpose of the study is to identify HGP teaching and learning strategies that are best suited to a context of cultural diversity. The study has a mixed methodology, based on one of the phases of action-research methodology and the data collection techniques consisted of questionnaires, a sociometric test, semi-structured interview, and field notes. The data collected were treated using content analysis and sociograms. The results of the study identified cultural diversity as an asset in the promotion and development of skills, as well as in the motivation and willingness of students to engage in the teaching learning process.Hortas, Maria JoãoRCIPLMelo, Olímpia Montrond de2023-03-27T10:24:44Z2022-12-212022-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15845TID:203188748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:26.818350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem |
title |
A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem Melo, Olímpia Montrond de Cultura Diversidade Representações Estratégias Culture Diversity Representations Strategies |
title_short |
A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem |
title_full |
A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem |
title_sort |
A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem |
author |
Melo, Olímpia Montrond de |
author_facet |
Melo, Olímpia Montrond de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hortas, Maria João RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Olímpia Montrond de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Diversidade Representações Estratégias Culture Diversity Representations Strategies |
topic |
Cultura Diversidade Representações Estratégias Culture Diversity Representations Strategies |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 2022-12-21T00:00:00Z 2023-03-27T10:24:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15845 TID:203188748 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15845 |
identifier_str_mv |
TID:203188748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552743755153408 |