A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Olímpia Montrond de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15845
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_0121095ed00088f5e0d019feeeb7dcb1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15845
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagemCulturaDiversidadeRepresentaçõesEstratégiasCultureDiversityRepresentationsStrategiesRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português (PT) e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º CEB da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) pertencente ao Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Este diz respeito às práticas desenvolvidas em 1.º CEB e 2.º CEB e ao estudo desenvolvido num contexto de 2.º CEB, envolvendo duas turmas de 6.º ano, numa escola pública de Lisboa. Numa primeira parte encontram-se descritas as práticas desenvolvidas e a análise crítica a ambas as práticas. A segunda parte diz respeito ao estudo, intitulado A Diversidade Cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem. Os objetivos de investigação são: I) Compreender as características da diversidade cultural que caracterizam ambas as turmas; II) Analisar as representações dos alunos relativamente à diversidade cultural; III) Compreender as expetativas dos alunos face às estratégias de ensino e aprendizagem a adotar em HGP; IV) Analisar as estratégias observadas e implementadas para trabalhar HGP em 2.º CEB. A grande finalidade do estudo é identificar estratégias de ensino e aprendizagem de HGP que melhor se adequam a um contexto de diversidade cultural. O estudo tem uma metodologia mista, com base em uma das fases da metodologia de investigação-ação e as técnicas de recolha de dados consistiram em questionários, um teste sociométrico, entrevista semiestruturada e notas de campo. Os dados recolhidos foram tratados com recurso à análise de conteúdo e sociogramas. Os resultados do estudo permitiram identificar a diversidade cultural como uma mais-valia na promoção e desenvolvimento de competências, bem como, na motivação e disponibilidade dos alunos face ao processo de ensino-aprendizagem.ABSTRACT This report is part of the Supervised Teaching Practice II (PES II) course which is part of the master’s degree in Teaching of 1st Cycle of Basic Education and Portuguese (PT) and History and Geography of Portugal (HGP) in 2nd Cycle of the Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) belonging to the Polytechnic Institute of Lisbon (IPL). This paper pertains the practices developed in 1st CEB and 2nd CEB and the study developed in a 2nd CEB context, involving two 6th grade classes, in a public school of Lisbon. The first part describes the practices developed and the critical analysis of both practices. The second part of the report belongs to the study, entitled Cultural Diversity in the classroom as a resource in defining teaching and learning strategies. The research objectives are I) To understand the characteristics of cultural diversity that characterize both classes; II) To analyze the students' representations concerning cultural diversity; III) To understand the students' expectations concerning the teaching and learning strategies to be adopted in HGP; IV) To analyze the strategies observed and implemented to work HGP in 2nd CEB. The main purpose of the study is to identify HGP teaching and learning strategies that are best suited to a context of cultural diversity. The study has a mixed methodology, based on one of the phases of action-research methodology and the data collection techniques consisted of questionnaires, a sociometric test, semi-structured interview, and field notes. The data collected were treated using content analysis and sociograms. The results of the study identified cultural diversity as an asset in the promotion and development of skills, as well as in the motivation and willingness of students to engage in the teaching learning process.Hortas, Maria JoãoRCIPLMelo, Olímpia Montrond de2023-03-27T10:24:44Z2022-12-212022-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15845TID:203188748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:26.818350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem
title A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem
spellingShingle A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem
Melo, Olímpia Montrond de
Cultura
Diversidade
Representações
Estratégias
Culture
Diversity
Representations
Strategies
title_short A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem
title_full A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem
title_fullStr A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem
title_sort A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem
author Melo, Olímpia Montrond de
author_facet Melo, Olímpia Montrond de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hortas, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Olímpia Montrond de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Diversidade
Representações
Estratégias
Culture
Diversity
Representations
Strategies
topic Cultura
Diversidade
Representações
Estratégias
Culture
Diversity
Representations
Strategies
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
2022-12-21T00:00:00Z
2023-03-27T10:24:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15845
TID:203188748
url http://hdl.handle.net/10400.21/15845
identifier_str_mv TID:203188748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552743755153408