A análise de Tendências e do Género aplicados à marca de moda Guess

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Catarina Adelaide Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10142
Resumo: Num período de eminente restruturação social e em que questões de género são cada vez mais congruentes com o meio que nos envolve. Perante a hierarquização e distinção social e também cultural dos códigos intrínsecos ao luxo no setor do vestuário, é questionável a divisão social de género. Mostra-se pertinente e fundamental a compreensão e a contextualização dos símbolos e códigos inerentes às marcas de moda e consequentemente do género. Com recurso a uma metodologia de análise visual e do coolhunting como prática de inspiração etnográfica, esta investigação pretende colaborar nas áreas do Branding de Moda e dos Estudos de Tendências com uma nova perspetiva. Pretende-se alicerçar competências da metodologia de análise visual e da análise de tendências socioculturais como o intuito de consolidar os conhecimentos e adquirir informação através de uma triangulação de métodos (Análise de Composição, Análise Semiótica e Análise de Discurso tipo I), e pela comparação direta de informação. Os objetivos desta pesquisa dão a conhecer a influência do género na realidade da marca Guess e trazem contributos para os paradigmas contemporâneos emergentes, focandose no género feminino como valor de marca em contexto social e de mercado.
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