Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100008 |
Resumo: | A adopção de uma perspectiva holística do desenvolvimento obriga-nos a equacionar a relação entre vários elementos do desenvolvimento pessoal. Entre os mais relevantes destacam-se (1) o sucesso no desenvolvimento motor das crianças e jovens, pela sua relação com a saúde e a definição de estilos de vida saudáveis; e (2) o sucesso ou realização académica, pela sua valorização social, pela importância na determinação da vida pessoal (carreira), e pela presença constante em todos os momentos que antecedem a vida adulta. O presente trabalho constitui uma revisão da literatura existente sobre as relações existentes entre os factores associados ao desenvolvimento motor - nomeadamente a aptidão física, morfológica, coordenativa e a actividade física - e o sucesso académico de crianças e jovens, revisitados numa perspectiva holística. |
id |
RCAP_01ed399558825ef0ccc7b89090e9fa5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872011000100008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?Sucesso académicoDesenvolvimento motorCriançasAdolescentesA adopção de uma perspectiva holística do desenvolvimento obriga-nos a equacionar a relação entre vários elementos do desenvolvimento pessoal. Entre os mais relevantes destacam-se (1) o sucesso no desenvolvimento motor das crianças e jovens, pela sua relação com a saúde e a definição de estilos de vida saudáveis; e (2) o sucesso ou realização académica, pela sua valorização social, pela importância na determinação da vida pessoal (carreira), e pela presença constante em todos os momentos que antecedem a vida adulta. O presente trabalho constitui uma revisão da literatura existente sobre as relações existentes entre os factores associados ao desenvolvimento motor - nomeadamente a aptidão física, morfológica, coordenativa e a actividade física - e o sucesso académico de crianças e jovens, revisitados numa perspectiva holística.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100008Revista Portuguesa de Educação v.24 n.1 2011reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100008Saraiva,João PauloRodrigues,Luís Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:48Zoai:scielo:S0871-91872011000100008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:18.754997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? |
title |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? |
spellingShingle |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? Saraiva,João Paulo Sucesso académico Desenvolvimento motor Crianças Adolescentes |
title_short |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? |
title_full |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? |
title_fullStr |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? |
title_sort |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? |
author |
Saraiva,João Paulo |
author_facet |
Saraiva,João Paulo Rodrigues,Luís Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues,Luís Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva,João Paulo Rodrigues,Luís Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sucesso académico Desenvolvimento motor Crianças Adolescentes |
topic |
Sucesso académico Desenvolvimento motor Crianças Adolescentes |
description |
A adopção de uma perspectiva holística do desenvolvimento obriga-nos a equacionar a relação entre vários elementos do desenvolvimento pessoal. Entre os mais relevantes destacam-se (1) o sucesso no desenvolvimento motor das crianças e jovens, pela sua relação com a saúde e a definição de estilos de vida saudáveis; e (2) o sucesso ou realização académica, pela sua valorização social, pela importância na determinação da vida pessoal (carreira), e pela presença constante em todos os momentos que antecedem a vida adulta. O presente trabalho constitui uma revisão da literatura existente sobre as relações existentes entre os factores associados ao desenvolvimento motor - nomeadamente a aptidão física, morfológica, coordenativa e a actividade física - e o sucesso académico de crianças e jovens, revisitados numa perspectiva holística. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100008 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.24 n.1 2011 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137274518044672 |