O impacto do diagnóstico de perturbação do espetro do autismo nos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Katia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45153
Resumo: Enquadramento: O diagnóstico de perturbação do Espectro de Autismo é emocionalmente exigente para a estrutura familiar e implica um processo de aceitação e reorganização psicológica face às necessidades especificas apresentadas pela da criança. As figuras parentais têm de lidar com a transição da criança idealizada para a criança real e com a consequente adaptação intrafamiliar e social. Objetivos: O presente estudo teve como objetivos avaliar a relação entre aspetos sociodemográficos e o impacto do diagnóstico de PEA nos pais e identificar os preditores da adaptação social. Métodos: A amostra foi constituída por 101 participantes (Midade=38 anos; DP=6,85; 69,3% mães e 30,7% pais), que preencheram um questionário online sobre o impacto do diagnóstico nos pais que inclui a avaliação de sentimentos e emoções ao saber o problema do seu filho; reações e atitudes atuais; interação familiar; adaptação intrafamiliar/mudanças a nível familiar; adaptação social/mudança a nível social; expetativas quanto ao futuro; reações aos apoios/necessidades sentidas. Resultados: Globalmente, verificou-se uma associação significativa entre o tempo de diagnóstico e a idade da criança e o impacto negativo percebido. Ao nível das dimensões individuais do impacto percebido pelos pais, o rendimento mensal correlacionou-se positivamente com todas as dimensões da escala de impacto percebido do autismo. Verificou-se que as reações e atitudes negativas dos pais face ao diagnóstico, bem como mudanças a nível individual e familiar foram preditores significativos da adaptação social, explicando 51% da variância nessa dimensão. Conclusão: Esta investigação, demonstra a importância de considerar o impacto de aspetos sociais e relacionais na adaptação ao diagnóstico de autismo nos pais, sugerindo assim a necessidade de desenvolver programas de intervenção que se ajustem às necessidades destes pais promovendo a sua adaptação numa fase precoce do diagnóstico.
id RCAP_026a544f88524679c2f27a24224b9bff
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do diagnóstico de perturbação do espetro do autismo nos paisPerturbação do espectro do autismoPaisAdaptação socialAdaptação intrafamiliar.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaEnquadramento: O diagnóstico de perturbação do Espectro de Autismo é emocionalmente exigente para a estrutura familiar e implica um processo de aceitação e reorganização psicológica face às necessidades especificas apresentadas pela da criança. As figuras parentais têm de lidar com a transição da criança idealizada para a criança real e com a consequente adaptação intrafamiliar e social. Objetivos: O presente estudo teve como objetivos avaliar a relação entre aspetos sociodemográficos e o impacto do diagnóstico de PEA nos pais e identificar os preditores da adaptação social. Métodos: A amostra foi constituída por 101 participantes (Midade=38 anos; DP=6,85; 69,3% mães e 30,7% pais), que preencheram um questionário online sobre o impacto do diagnóstico nos pais que inclui a avaliação de sentimentos e emoções ao saber o problema do seu filho; reações e atitudes atuais; interação familiar; adaptação intrafamiliar/mudanças a nível familiar; adaptação social/mudança a nível social; expetativas quanto ao futuro; reações aos apoios/necessidades sentidas. Resultados: Globalmente, verificou-se uma associação significativa entre o tempo de diagnóstico e a idade da criança e o impacto negativo percebido. Ao nível das dimensões individuais do impacto percebido pelos pais, o rendimento mensal correlacionou-se positivamente com todas as dimensões da escala de impacto percebido do autismo. Verificou-se que as reações e atitudes negativas dos pais face ao diagnóstico, bem como mudanças a nível individual e familiar foram preditores significativos da adaptação social, explicando 51% da variância nessa dimensão. Conclusão: Esta investigação, demonstra a importância de considerar o impacto de aspetos sociais e relacionais na adaptação ao diagnóstico de autismo nos pais, sugerindo assim a necessidade de desenvolver programas de intervenção que se ajustem às necessidades destes pais promovendo a sua adaptação numa fase precoce do diagnóstico.Barbosa, MiguelRepositório ComumPereira, Katia2023-06-13T16:01:46Z2023-05-242023-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45153TID:203319125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:28.137699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do diagnóstico de perturbação do espetro do autismo nos pais
title O impacto do diagnóstico de perturbação do espetro do autismo nos pais
spellingShingle O impacto do diagnóstico de perturbação do espetro do autismo nos pais
Pereira, Katia
Perturbação do espectro do autismo
Pais
Adaptação social
Adaptação intrafamiliar.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short O impacto do diagnóstico de perturbação do espetro do autismo nos pais
title_full O impacto do diagnóstico de perturbação do espetro do autismo nos pais
title_fullStr O impacto do diagnóstico de perturbação do espetro do autismo nos pais
title_full_unstemmed O impacto do diagnóstico de perturbação do espetro do autismo nos pais
title_sort O impacto do diagnóstico de perturbação do espetro do autismo nos pais
author Pereira, Katia
author_facet Pereira, Katia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Miguel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Katia
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação do espectro do autismo
Pais
Adaptação social
Adaptação intrafamiliar.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Perturbação do espectro do autismo
Pais
Adaptação social
Adaptação intrafamiliar.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Enquadramento: O diagnóstico de perturbação do Espectro de Autismo é emocionalmente exigente para a estrutura familiar e implica um processo de aceitação e reorganização psicológica face às necessidades especificas apresentadas pela da criança. As figuras parentais têm de lidar com a transição da criança idealizada para a criança real e com a consequente adaptação intrafamiliar e social. Objetivos: O presente estudo teve como objetivos avaliar a relação entre aspetos sociodemográficos e o impacto do diagnóstico de PEA nos pais e identificar os preditores da adaptação social. Métodos: A amostra foi constituída por 101 participantes (Midade=38 anos; DP=6,85; 69,3% mães e 30,7% pais), que preencheram um questionário online sobre o impacto do diagnóstico nos pais que inclui a avaliação de sentimentos e emoções ao saber o problema do seu filho; reações e atitudes atuais; interação familiar; adaptação intrafamiliar/mudanças a nível familiar; adaptação social/mudança a nível social; expetativas quanto ao futuro; reações aos apoios/necessidades sentidas. Resultados: Globalmente, verificou-se uma associação significativa entre o tempo de diagnóstico e a idade da criança e o impacto negativo percebido. Ao nível das dimensões individuais do impacto percebido pelos pais, o rendimento mensal correlacionou-se positivamente com todas as dimensões da escala de impacto percebido do autismo. Verificou-se que as reações e atitudes negativas dos pais face ao diagnóstico, bem como mudanças a nível individual e familiar foram preditores significativos da adaptação social, explicando 51% da variância nessa dimensão. Conclusão: Esta investigação, demonstra a importância de considerar o impacto de aspetos sociais e relacionais na adaptação ao diagnóstico de autismo nos pais, sugerindo assim a necessidade de desenvolver programas de intervenção que se ajustem às necessidades destes pais promovendo a sua adaptação numa fase precoce do diagnóstico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-13T16:01:46Z
2023-05-24
2023-05-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45153
TID:203319125
url http://hdl.handle.net/10400.26/45153
identifier_str_mv TID:203319125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918770425856