A utilização da expressão e educação físico-motora como indutor de aprendizagens do estudo do meio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Milena Sofia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17307
Resumo: Esta investigação centra-se na interdisciplinaridade entre a Expressão e Educação Físico Motora e o Estudo do Meio, tendo como objetivo principal promover a prática de atividade físico-motora, motivando os alunos para aprendizagens na área curricular de Estudo do Meio. Deste modo, é apresentada uma reflexão sustentada em fatos reais, que apresenta e sustenta a grande vantagem da interdisciplinaridade. Neste sentido, a presente investigação teve como ponto inicial a questão: “De que modo uma abordagem interdisciplinar, partindo da Expressão e Educação Físico Motora, poderá facilitar as aprendizagens do Estudo do Meio? O quadro teórico apresentado foca-se essencialmente nas temáticas: Interdisciplinaridade; Relação interdisciplinar entre Expressão Físico-Motora e o Estudo do Meio; Expressão e Educação Físico-Motora; O papel Expressão e Educação Físico-Motora no processo ensino-aprendizagem; A influência do desenvolvimento motor no desempenho cognitivo; O Estudo do Meio; e, por fim, O ensino das ciências. É uma investigação que segue uma abordagem qualitativa e insere-se num paradigma interpretativo. Ao longo desta investigação participaram 16 alunos do 1.º e 2.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos os alunos do 2.º ano para uma análise mais aprofundada das suas resoluções. A recolha de dados decorreu durante quatro semanas, correspondente ao período estabelecido para a realização do estágio curricular. Foi conseguida através da observação participante, de entrevista, de questionários e recolha documental. A proposta pedagógica englobou três tarefas que foram criadas e adaptadas por mim, tendo em consideração os conteúdos programáticos da área de Estudo do Meio a abordar. Os resultados do estudo sugerem um forte vínculo, nesta abordagem interdisciplinar, entre Expressão e Educação Física-Motora e o Estudo do Meio. Quando são postas em prática atividades físico-motoras verificamos que estas podem melhorar a aprendizagem na área de Estudo do Meio.
id RCAP_0329157109510f94bcc271ac9a38ce9c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17307
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização da expressão e educação físico-motora como indutor de aprendizagens do estudo do meioInterdisciplinaridadeExpressão e educação físico-motoraAtividade físico-motoraDesenvolvimento motorDesempenho cognitivoEnsino das ciênciasRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioInterdisciplinarityPhysical-motor expressionCognitive performanceLearing scienceEsta investigação centra-se na interdisciplinaridade entre a Expressão e Educação Físico Motora e o Estudo do Meio, tendo como objetivo principal promover a prática de atividade físico-motora, motivando os alunos para aprendizagens na área curricular de Estudo do Meio. Deste modo, é apresentada uma reflexão sustentada em fatos reais, que apresenta e sustenta a grande vantagem da interdisciplinaridade. Neste sentido, a presente investigação teve como ponto inicial a questão: “De que modo uma abordagem interdisciplinar, partindo da Expressão e Educação Físico Motora, poderá facilitar as aprendizagens do Estudo do Meio? O quadro teórico apresentado foca-se essencialmente nas temáticas: Interdisciplinaridade; Relação interdisciplinar entre Expressão Físico-Motora e o Estudo do Meio; Expressão e Educação Físico-Motora; O papel Expressão e Educação Físico-Motora no processo ensino-aprendizagem; A influência do desenvolvimento motor no desempenho cognitivo; O Estudo do Meio; e, por fim, O ensino das ciências. É uma investigação que segue uma abordagem qualitativa e insere-se num paradigma interpretativo. Ao longo desta investigação participaram 16 alunos do 1.º e 2.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos os alunos do 2.º ano para uma análise mais aprofundada das suas resoluções. A recolha de dados decorreu durante quatro semanas, correspondente ao período estabelecido para a realização do estágio curricular. Foi conseguida através da observação participante, de entrevista, de questionários e recolha documental. A proposta pedagógica englobou três tarefas que foram criadas e adaptadas por mim, tendo em consideração os conteúdos programáticos da área de Estudo do Meio a abordar. Os resultados do estudo sugerem um forte vínculo, nesta abordagem interdisciplinar, entre Expressão e Educação Física-Motora e o Estudo do Meio. Quando são postas em prática atividades físico-motoras verificamos que estas podem melhorar a aprendizagem na área de Estudo do Meio.The aim of this study was examine the interdisciplinary effect between the practice of Physical-Motor Expression, integrated in learning the curriculum area of study of Natural and Social Science. The present data reported support the assumption that there is a great advantage of interdisciplinary between these two subjects. In this sense, this research had as a starting point concerning to the question: “In what way can an interdisciplinary approach, starting from the physical-motor expression, facilitate the learning of Natural and Social Science? In the following pages, it will be present some pedagogic proposals. The presented theoretical framework focuses mainly on themes: interdisciplinary; relationship between Physical-Motor Expression and the study of Natural and Social Science; The role of Physical-Motor Expression in the teaching-learning process; the influence of motor development on cognitive performance; and finally Natural and Social Science. It is an investigation that follows a qualitative approach and is part of an interpretative paradigm. The study target were 16 students of the 1st and 2nd years (portuguese primary school) but only the students of 2nd year were chosen for further analysis of the results. The data was acquired in four weeks, corresponding to the period for the completion of the internship. The methods used were active observation, interviews, questionnaires and document collection. The pedagogical proposal comprised three tasks that were created and adapted by the researcher, taking into account the Science curricula. The results of the study suggests a strong interaction in this interdisciplinary approach, between Physical-Motor Expression and Sciences study, when the physical and motor activity can enhance the learning in the area of Natural and Social Science.Pereira, AnaFreitas, José MiguelRepositório ComumPereira, Milena Sofia2017-01-05T15:25:29Z2017-012017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17307TID:201604450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:30.759746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da expressão e educação físico-motora como indutor de aprendizagens do estudo do meio
title A utilização da expressão e educação físico-motora como indutor de aprendizagens do estudo do meio
spellingShingle A utilização da expressão e educação físico-motora como indutor de aprendizagens do estudo do meio
Pereira, Milena Sofia
Interdisciplinaridade
Expressão e educação físico-motora
Atividade físico-motora
Desenvolvimento motor
Desempenho cognitivo
Ensino das ciências
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Interdisciplinarity
Physical-motor expression
Cognitive performance
Learing science
title_short A utilização da expressão e educação físico-motora como indutor de aprendizagens do estudo do meio
title_full A utilização da expressão e educação físico-motora como indutor de aprendizagens do estudo do meio
title_fullStr A utilização da expressão e educação físico-motora como indutor de aprendizagens do estudo do meio
title_full_unstemmed A utilização da expressão e educação físico-motora como indutor de aprendizagens do estudo do meio
title_sort A utilização da expressão e educação físico-motora como indutor de aprendizagens do estudo do meio
author Pereira, Milena Sofia
author_facet Pereira, Milena Sofia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Ana
Freitas, José Miguel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Milena Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Expressão e educação físico-motora
Atividade físico-motora
Desenvolvimento motor
Desempenho cognitivo
Ensino das ciências
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Interdisciplinarity
Physical-motor expression
Cognitive performance
Learing science
topic Interdisciplinaridade
Expressão e educação físico-motora
Atividade físico-motora
Desenvolvimento motor
Desempenho cognitivo
Ensino das ciências
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Interdisciplinarity
Physical-motor expression
Cognitive performance
Learing science
description Esta investigação centra-se na interdisciplinaridade entre a Expressão e Educação Físico Motora e o Estudo do Meio, tendo como objetivo principal promover a prática de atividade físico-motora, motivando os alunos para aprendizagens na área curricular de Estudo do Meio. Deste modo, é apresentada uma reflexão sustentada em fatos reais, que apresenta e sustenta a grande vantagem da interdisciplinaridade. Neste sentido, a presente investigação teve como ponto inicial a questão: “De que modo uma abordagem interdisciplinar, partindo da Expressão e Educação Físico Motora, poderá facilitar as aprendizagens do Estudo do Meio? O quadro teórico apresentado foca-se essencialmente nas temáticas: Interdisciplinaridade; Relação interdisciplinar entre Expressão Físico-Motora e o Estudo do Meio; Expressão e Educação Físico-Motora; O papel Expressão e Educação Físico-Motora no processo ensino-aprendizagem; A influência do desenvolvimento motor no desempenho cognitivo; O Estudo do Meio; e, por fim, O ensino das ciências. É uma investigação que segue uma abordagem qualitativa e insere-se num paradigma interpretativo. Ao longo desta investigação participaram 16 alunos do 1.º e 2.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos os alunos do 2.º ano para uma análise mais aprofundada das suas resoluções. A recolha de dados decorreu durante quatro semanas, correspondente ao período estabelecido para a realização do estágio curricular. Foi conseguida através da observação participante, de entrevista, de questionários e recolha documental. A proposta pedagógica englobou três tarefas que foram criadas e adaptadas por mim, tendo em consideração os conteúdos programáticos da área de Estudo do Meio a abordar. Os resultados do estudo sugerem um forte vínculo, nesta abordagem interdisciplinar, entre Expressão e Educação Física-Motora e o Estudo do Meio. Quando são postas em prática atividades físico-motoras verificamos que estas podem melhorar a aprendizagem na área de Estudo do Meio.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-05T15:25:29Z
2017-01
2017-01
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17307
TID:201604450
url http://hdl.handle.net/10400.26/17307
identifier_str_mv TID:201604450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135344430415872