Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/7997 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional |
id |
RCAP_035da32002bbda26af0534fa9095d241 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7997 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundárioEmoçõesMotivaçãoGéneroAno de escolaridadeEmotionsMotivationGenreGradeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia EducacionalEsta dissertação de mestrado, centra-se no estudo das emoções, em aula e teste, na sua relação com a motivação na disciplina de português, e ainda na forma como estas duas variáveis se relacionam com o género e com o ano de escolaridade (10º, 11º e 12º ano). A metodologia utilizada foi quantitativa sendo que os dados foram recolhidos através de dois questionários: Um questionário de avaliação da autorregulação académica e um outro de avaliação das emoções de realização. Participaram 142 sujeitos do ensino secundário da região de Lisboa. Através dos resultados obtidos constatou-se que estes estudantes têm níveis baixos de motivação. Relativamente às emoções, tanto na aula como nos testes, os estudantes apresentam emoções mais positivas em relação à disciplina de Português do que emoções negativas. Constatou-se uma correlação positiva, significativa entre as emoções positivas e a motivação autónoma e uma correlação significativa, negativa entre as emoções negativas e a motivação autónoma. Relativamente ao género, os níveis de motivação autónoma foram mais elevados nas raparigas, os rapazes apresentaram níveis de motivação mais controlada, e as raparigas, em situações de teste, apresentaram valores superiores de ansiedade e zanga. Quanto ao ano de escolaridade, verificou-se que a motivação autónoma decresce do 10º para o 12º ano, que as emoções positivas em sala de aula decrescem com o aumento da escolaridade e o inverso se verifica com as emoções negativas, quer na situação de teste como de sala de aula.This master's dissertation focuses on the study of emotions, in class and test, in their relationship with motivation in the Portuguese discipline, and also in the way these two variables relate to gender and the school year. (10th, 11th and 12th year). The methodology used was quantitative and the data were collected through two questionnaires: a questionnaire to assess academic self-regulation and another to assess the emotions of achievement. 142 subjects from secondary education in the Lisbon region participated. Through the results obtained it was found that these students have low levels of motivation. Regarding emotions, both in class and in the testicles, the concepts present more positive emotions in relation to the Portuguese discipline than negative emotions. There was a positive correlation, decreased between positive emotions and an autonomous motivation and a counted, negative correlation between negative emotions and an autonomous motivation. Regarding gender, the levels of autonomous motivation were higher in girls, boys with more controlled motivation, and girls, in test situations, higher values of anxiety and anger. As for the school year, it was found that the autonomous motivation decreased from the 10th to the 12th year, that as positive emotions in the classroom decrease with the increase in schooling and the reverse is true with negative emotions in the classroom.Monteiro, VeraRepositório do ISPAFerreira, Mariana Sofia Martins2021-02-26T15:40:11Z2021-02-092021-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7997TID:202643182porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-05T02:15:12Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:50.658528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário |
title |
Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário |
spellingShingle |
Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário Ferreira, Mariana Sofia Martins Emoções Motivação Género Ano de escolaridade Emotions Motivation Genre Grade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário |
title_full |
Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário |
title_fullStr |
Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário |
title_full_unstemmed |
Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário |
title_sort |
Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário |
author |
Ferreira, Mariana Sofia Martins |
author_facet |
Ferreira, Mariana Sofia Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Vera Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Mariana Sofia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emoções Motivação Género Ano de escolaridade Emotions Motivation Genre Grade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Emoções Motivação Género Ano de escolaridade Emotions Motivation Genre Grade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-26T15:40:11Z 2021-02-09 2021-02-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/7997 TID:202643182 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/7997 |
identifier_str_mv |
TID:202643182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130120840019968 |