Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mariana Sofia Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7997
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
id RCAP_035da32002bbda26af0534fa9095d241
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7997
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundárioEmoçõesMotivaçãoGéneroAno de escolaridadeEmotionsMotivationGenreGradeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia EducacionalEsta dissertação de mestrado, centra-se no estudo das emoções, em aula e teste, na sua relação com a motivação na disciplina de português, e ainda na forma como estas duas variáveis se relacionam com o género e com o ano de escolaridade (10º, 11º e 12º ano). A metodologia utilizada foi quantitativa sendo que os dados foram recolhidos através de dois questionários: Um questionário de avaliação da autorregulação académica e um outro de avaliação das emoções de realização. Participaram 142 sujeitos do ensino secundário da região de Lisboa. Através dos resultados obtidos constatou-se que estes estudantes têm níveis baixos de motivação. Relativamente às emoções, tanto na aula como nos testes, os estudantes apresentam emoções mais positivas em relação à disciplina de Português do que emoções negativas. Constatou-se uma correlação positiva, significativa entre as emoções positivas e a motivação autónoma e uma correlação significativa, negativa entre as emoções negativas e a motivação autónoma. Relativamente ao género, os níveis de motivação autónoma foram mais elevados nas raparigas, os rapazes apresentaram níveis de motivação mais controlada, e as raparigas, em situações de teste, apresentaram valores superiores de ansiedade e zanga. Quanto ao ano de escolaridade, verificou-se que a motivação autónoma decresce do 10º para o 12º ano, que as emoções positivas em sala de aula decrescem com o aumento da escolaridade e o inverso se verifica com as emoções negativas, quer na situação de teste como de sala de aula.This master's dissertation focuses on the study of emotions, in class and test, in their relationship with motivation in the Portuguese discipline, and also in the way these two variables relate to gender and the school year. (10th, 11th and 12th year). The methodology used was quantitative and the data were collected through two questionnaires: a questionnaire to assess academic self-regulation and another to assess the emotions of achievement. 142 subjects from secondary education in the Lisbon region participated. Through the results obtained it was found that these students have low levels of motivation. Regarding emotions, both in class and in the testicles, the concepts present more positive emotions in relation to the Portuguese discipline than negative emotions. There was a positive correlation, decreased between positive emotions and an autonomous motivation and a counted, negative correlation between negative emotions and an autonomous motivation. Regarding gender, the levels of autonomous motivation were higher in girls, boys with more controlled motivation, and girls, in test situations, higher values of anxiety and anger. As for the school year, it was found that the autonomous motivation decreased from the 10th to the 12th year, that as positive emotions in the classroom decrease with the increase in schooling and the reverse is true with negative emotions in the classroom.Monteiro, VeraRepositório do ISPAFerreira, Mariana Sofia Martins2021-02-26T15:40:11Z2021-02-092021-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7997TID:202643182porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-05T02:15:12Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:50.658528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário
title Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário
spellingShingle Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário
Ferreira, Mariana Sofia Martins
Emoções
Motivação
Género
Ano de escolaridade
Emotions
Motivation
Genre
Grade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário
title_full Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário
title_fullStr Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário
title_full_unstemmed Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário
title_sort Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundário
author Ferreira, Mariana Sofia Martins
author_facet Ferreira, Mariana Sofia Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Vera
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mariana Sofia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Motivação
Género
Ano de escolaridade
Emotions
Motivation
Genre
Grade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Emoções
Motivação
Género
Ano de escolaridade
Emotions
Motivation
Genre
Grade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-26T15:40:11Z
2021-02-09
2021-02-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7997
TID:202643182
url http://hdl.handle.net/10400.12/7997
identifier_str_mv TID:202643182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130120840019968