Perspetivas de Professores do 1º Ciclo sobre a Educação Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palos, Filipa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49525
Resumo: Presentemente, existe uma grande diversidade de alunos que frequenta a escolaridade obrigatória e essa multiplicidade de vivências e níveis de aprendizagem sugere à Escola e aos professores, a necessidade de organização para que as respostas educativas contemplem a especificidade de cada aluno. A diferenciação curricular, é uma prática diferenciada desenvolvida pelos docentes que aliada à reflexão, permite traçar respostas educativas e assegurar o processo de inclusão numa Escola Inclusiva. Aos professores cabe a árdua tarefa de transmissão de conhecimentos, de forma o mais dirigida possível a cada aluno, refletindo a sua singularidade. O presente estudo utiliza uma metodologia qualitativa com o propósito de averiguar perceções e práticas dos professores sobre a Educação Inclusiva, através de entrevistas semiestruturadas a 10 docentes. A análise dos dados obtidos permite responder a questões orientadoras que nos permitiram traçar a investigação de índole interpretativa. É possível analisar práticas pedagógicas diferenciadas efetivadas pelos professores, assim como as dificuldades que são encontradas, tanto a nível do currículo, como do número de alunos por sala de aulas, ou a falta de recursos, que tornam difícil, a sua implementação, no período atual, assim como num período específico, o de pandemia. Outro aspeto que foi analisado, prende-se com as formações específicas adquiridas pelos professores, de forma a atender às singularidades de cada aluno, no decurso do seu processo de ensino-aprendizagem.
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spelling Perspetivas de Professores do 1º Ciclo sobre a Educação InclusivaEducação Inclusiva; Diferenciação Pedagógica; Formação de ProfessoresInclusive Education; Pedagogical Differentiation; Teacher trainingPresentemente, existe uma grande diversidade de alunos que frequenta a escolaridade obrigatória e essa multiplicidade de vivências e níveis de aprendizagem sugere à Escola e aos professores, a necessidade de organização para que as respostas educativas contemplem a especificidade de cada aluno. A diferenciação curricular, é uma prática diferenciada desenvolvida pelos docentes que aliada à reflexão, permite traçar respostas educativas e assegurar o processo de inclusão numa Escola Inclusiva. Aos professores cabe a árdua tarefa de transmissão de conhecimentos, de forma o mais dirigida possível a cada aluno, refletindo a sua singularidade. O presente estudo utiliza uma metodologia qualitativa com o propósito de averiguar perceções e práticas dos professores sobre a Educação Inclusiva, através de entrevistas semiestruturadas a 10 docentes. A análise dos dados obtidos permite responder a questões orientadoras que nos permitiram traçar a investigação de índole interpretativa. É possível analisar práticas pedagógicas diferenciadas efetivadas pelos professores, assim como as dificuldades que são encontradas, tanto a nível do currículo, como do número de alunos por sala de aulas, ou a falta de recursos, que tornam difícil, a sua implementação, no período atual, assim como num período específico, o de pandemia. Outro aspeto que foi analisado, prende-se com as formações específicas adquiridas pelos professores, de forma a atender às singularidades de cada aluno, no decurso do seu processo de ensino-aprendizagem.Currently, there is a great diversity of students who attend compulsory schooling and this multiplicity of experiences and levels of learning suggests to the School and the teachers the need for organization so that the educational responses contemplate the specificity of each student. Curriculum differentiation is a differentiated practice developed by teachers that, combined with reflection, allows for the design of educational responses and ensures the process of inclusion in an Inclusive School. Teachers have the arduous task of transmitting knowledge in a way that is as directed as possible to each student, reflecting their uniqueness. The present study uses a qualitative methodology with the purpose of investigating teachers' perceptions and practices about Inclusive Education, through semi-structured interviews with 10 teachers. The analysis of the data obtained allows us to answer the guiding questions that allowed us to outline the investigation of an interpretative nature. It is possible to analyze differentiated pedagogical practices carried out by teachers, as well as the difficulties that are encountered, both in terms of the curriculum, such as the number of students per classroom, or the lack of resources, which make their implementation difficult, in the period current, as well as in a specific period, the pandemic. Another aspect that was analyzed, relates to the specific training acquired by teachers, in order to meet the singularities of each student, in the course of their teaching-learning process.Ferreira, MarcoRepositório ComumPalos, Filipa2024-02-01T17:17:38Z2023-07-052023-05-292023-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49525TID:203500970porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-08T17:49:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:36:51.034056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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